O Fernerbahçe parece estar muito interessado em garantir a contratação de Kerem Akturkoglu neste mercado de transferências de verão. Depois de um primeira 'nega' por parte do jogador do Benfica, o clube de Istambul vai voltar à carga neste dossiê.
De acordo com as informações reveladas este sábado pelo jornal turco Hurriyet, José Mourinho encontra-se desesperado pela chegada de reforços e já aprovou a contratação de Kerem Akturkoglu.
Devin Ozek, diretor desportivo do Fenerbahçe, já se terá reunido com Mário Branco, diretor para o futebol do Benfica e que recentemente saiu do emblema da Turquia, para dar início às conversas entre os dois clubes. O emblema encarnado fez saber que está disposto a abrir mão do extremo por um valor a rondar os 30 milhões de euros.
O presidente do Fenerbahçe, Ali Koç, planeia reunir-se pessoalmente com Mário Branco, por forma a reduzir as exigências dos lisboetas. A ideia passa por pagar apenas 15 milhões de euros pelo camisola 7 dos encarnados.
A mesma fonte explica que Kerem Akturkoglu já terá dado 'luz verde' à mudança para o clube de Istambul, ele que até tem um passado ligado ao rival Galatasaray.
Besiktas também atento
Além do Fenerbahçe, o Besiktas terá passado das intenções aos atos e feito chegar ao Benfica a primeira proposta concreta tendo em vista a aquisição de Kerem Akturkoglu, de acordo com informações adiantadas pelo jornal turco Sabah.
As Águias Negras estarão na disposição de chegar aos 25 milhões de euros (já com bónus incluídos, a serem ativados mediante o rendimento desportivo) pelo passe do internacional turco, que chegou à Luz, sensivelmente, há um ano, proveniente do Galatasaray, a troco de 12 milhões de euros.
O objetivo passa, de resto, por aproveitar as boas relações construídas com o clube da Luz, que, só no presente mercado de transferências de verão, já se traduziram nas transferências de Orkun Kokçu (por empréstimo, com cláusula de compra obrigatória cifrada em até 30 milhões de euros) e David Jurásek (também por cedência, com cláusula de opção de compra máxima no valor de dez milhões de euros.
Esta seria, de resto, uma opção que agradaria ao próprio avançado, que já terá mesmo pedido à direção liderada por Rui Costa que não complique este regresso a 'casa', acrescenta a mesma publicação, antes do encerramento do defeso.
A 'perder gás' na Luz
Kerem Akturkoglu chegou ao Benfica, no passado verão, para fazer face à saída de David Neres para o Napoli, por 28 milhões de euros, e teve impacto imediato, de tal modo que mereceu a confiança do treinador, Bruno Lage, na qualidade de titular, escassos dias após ter sido contratado, e marcou mesmo o golo que abriu caminho à categórica vitória conquistada sobre o Santa Clara, por 4-1, em jogo a contar para a quinta jornada da I Liga.
Nos encontros que se seguiram, o internacional turco esteve 'on fire', visto que marcou contra Estrela Vermelha, Gil Vicente, Atlético de Madrid, Feyenoord e Rio Ave (neste caso, um hattrick), e ainda assinou um 'bis' de assistências diante do Boavista. No entanto, a 'chama' não durou muito.
O avançado passou de titular indiscutível a opção de rotatividade, em janeiro, com a compra de Bruma ao Sporting de Braga. Ainda assim, parece estar a 'recuperar de gás', como ficou à vista, no passado sábado, quando marcou o tento que abriu caminho ao triunfo sobre o Fenerbahçe, por 3-2, para a Eusébio Cup.
Leia Também: Conexão greco-turca 'incendeia' a Luz e Benfica conquista a Eusébio Cup
Leia Também: Benfica dá preço a pagar por Akturkoglu, mas extremo deixa aviso ao clube