Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 29º

Fase de grupos acaba e marca fim de uma era na Champions. O que se segue?

À semelhança da Liga dos Campeões, também Liga Europa, Liga Conferência Europa e UEFA Youth League adotarão um novo formato... sem grupos.

Fase de grupos acaba e marca fim de uma era na Champions. O que se segue?
Notícias ao Minuto

09:24 - 14/12/23 por Notícias ao Minuto

Desporto UEFA

A UEFA prepara-se para aplicar uma 'revolução' nos formatos das competições europeias, sendo que, esta quarta-feira, o encerramento da fase de grupos da presente edição da Liga dos Campeões já marcou, desde logo, o fim de uma era no futebol europeu.

Com efeitos já a partir da próxima temporada, a fase de grupos como a conhecemos transformar-se-á numa única liga com 36 equipas, sendo de realçar que, até então, eram 32 os emblemas participantes. Cada clube defrontará oito adversários diferentes (metade em casa, outra metade fora), sendo que apenas os oito primeiros classificados avançarão diretamente para os 'oitavos'.

Quem ficar entre o 9.º e o 24.º posto seguirá para o playoff, de forma a encontrar as restantes oito equipas que farão parte dos 'oitavos' da prova, sendo algo que se estende às restantes competições europeias - Liga Europa, Liga Conferência Europa e UEFA Youth League.

As equipas que ficarem entre o 25.º e o 36.º posto serão automaticamente eliminados das provas UEFA, uma vez que, a partir da época 2024/25, deixará de haver o cenário de 'queda' de uma prova para a outra, algo que, por exemplo, Benfica e Sporting de Braga 'beneficiaram' na presente temporada, para ainda se manterem nas provas europeias - no caso, da Liga dos Campeões para a Liga Europa.

Leia Também: Di María e Galeno deram 'show' na Champions e lutam por prémio semanal

Leia Também: Eis os sete possíveis adversários do FC Porto nos 'oitavos' da Champions

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório