A UEFA prepara-se para aplicar uma 'revolução' nos formatos das competições europeias, sendo que, esta quarta-feira, o encerramento da fase de grupos da presente edição da Liga dos Campeões já marcou, desde logo, o fim de uma era no futebol europeu.
Com efeitos já a partir da próxima temporada, a fase de grupos como a conhecemos transformar-se-á numa única liga com 36 equipas, sendo de realçar que, até então, eram 32 os emblemas participantes. Cada clube defrontará oito adversários diferentes (metade em casa, outra metade fora), sendo que apenas os oito primeiros classificados avançarão diretamente para os 'oitavos'.
Quem ficar entre o 9.º e o 24.º posto seguirá para o playoff, de forma a encontrar as restantes oito equipas que farão parte dos 'oitavos' da prova, sendo algo que se estende às restantes competições europeias - Liga Europa, Liga Conferência Europa e UEFA Youth League.
As equipas que ficarem entre o 25.º e o 36.º posto serão automaticamente eliminados das provas UEFA, uma vez que, a partir da época 2024/25, deixará de haver o cenário de 'queda' de uma prova para a outra, algo que, por exemplo, Benfica e Sporting de Braga 'beneficiaram' na presente temporada, para ainda se manterem nas provas europeias - no caso, da Liga dos Campeões para a Liga Europa.
Leia Também: Di María e Galeno deram 'show' na Champions e lutam por prémio semanal
Leia Também: Eis os sete possíveis adversários do FC Porto nos 'oitavos' da Champions