Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Dragão de pólvora seca volta às vitórias com golo solitário de Evanilson

FC Porto terminou jogo em inferioridade numérica em mais uma exibição pouco eficaz na hora de visar a baliza adversária. Golo de Evanilson, com desvio 'alheio', acabou por valer três importantes pontos para a equipa de Sérgio Conceição. David Carmo foi expulso à beira do fim e Toni Martínez viu ser-lhe anulado um golo... por dois centímetros.

Dragão de pólvora seca volta às vitórias com golo solitário de Evanilson
Notícias ao Minuto

20:01 - 08/10/23 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

O FC Porto sofreu mas venceu, este domingo, o Portimonense (1-0), em jogo da 8.ª jornada da I Liga. Os dragões conseguiram, assim, colocar um ponto final num ciclo de duas derrotas consecutivas, ante Benfica e Barcelona, e voltaram a pontuar no campeonato, sendo que, uma vez mais, a falta de eficácia no setor ofensivo foi mais do que evidente. 

Um golo de Evanilson, com o precioso desvio de Filipe Relvas, abriu o marcador até bem cedo no Estádio do Dragão, ainda não tinham sido completados os primeiros 10 minutos de jogo, mas o resultado não mais se alterou até ao apito final. 

O FC Porto até acabou a partida em sofrimento, por conta da expulsão de David Carmo aos 83 minutos, por acumulação de amarelos. 

Com este resultado, o FC Porto recupera o terceiro lugar perdido por algumas horas para o Sp, Braga, e soma agora 19 pontos, os mesmos que o Sporting, que apenas vai a jogo dentro de instantes, e menos dois do que o Benfica, que vai liderando o campeonato à condição. 

Filme do jogo 

A primeira parte até começou a bom ritmo, perante um Estádio do Dragão quase lotado, pese embora sem adeptos visitantes, e o FC Porto depressa adiantou-se no marcador. 

Pepê soltou Evanilson (9') que, na cara de Vinícius, rematou rasteiro, contando com o 'precioso' desvio de Filipe Relvas, que fez a bola ganhar altura, desenhando um autêntico chapéu

Os dragões respiraram de alívio com a vantagem madrugadora e ficaram mais confortáveis no jogo, ao mesmo tempo que o Portimonense recorria às bolas paradas para tentar causar perigo junto da baliza à guarda de Diogo Costa. 

Ao intervalo, justificava-se a vantagem do FC Porto no marcador, com o melhor elemento dos algarvios a ser o guardião Vinícius. 

A segunda parte contou com novos momentos de perigo, mas com o guarda-redes do Portimonense a negar o golo a Taremi e Pepê, e também com Diogo Costa a impedir o empate num lance em que Hélio Varela apareceu isolado. 

Quando não era Vinícius a impedir que o marcador ficasse mais dilatado, eram os jogadores do FC Porto a revelarem falta de pontaria. Aos 68 minutos, Pepê teve tudo para fazer o 2-0, mas atirou por cima de barra, perante o desespero total dos adeptos. 

Sérgio Conceição também desesperava a partir do banco e ia mexendo na equipa, promovendo a entrada de elementos que dessem outra clarividência no momento ofensivo. Galeno, Iván Jaime e Toni Martínez foram para dentro de campo, acentuaram o perigo junto da baliza algarvia, mas o resultado teimava em manter-se com a vantagem tangencial. 

Aos 82 minutos grande susto no Dragão. Carlinhos avançou para a cobrança de um livre direto e quase bateu Diogo Costa, com o remate super potente a rasar a barra e a sair para fora. 

A tarefa do FC Porto complicou-se um minuto depois por conta da expulsão de David Carmo, que viu o segundo amarelo e deixou os dragões reduzidos a dez unidades no período de maior pressão aplicado pelos visitantes. 

Conceição teve de remendar a defesa e fez entrar Jorge Sánchez para lateral esquerdo, puxando Wendell para central improvisado. 

Ainda antes do apito final, Toni Martínez conseguiu ampliar a vantagem do FC Porto, num lance de contra-ataque, mas o VAR entrou em ação e vislumbrou um fora de jogo por... dois centímetros. 

Feitas as contas, o FC Porto não deixa fugir, ainda mais, os rivais Benfica e Sporting (que ainda não jogou), ao mesmo tempo que se mantém à frente do Sp. Braga. Segue-se a pausa para os compromissos das seleções. 

Momento do jogo: A grande defesa de Diogo Costa perante Hélio Varela agarrou o FC Porto à vitória. Caso o Portimonense tivesse marcado, o jogo poderia ter tombado para um empate, uma vez que a falta de acerto ofensivo dos dragões foi notório.

Equipas iniciais 

ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, David Carmo, Wendell; Baró, Alan Varela, Nico, Pepê; Taremi e Evanilson.

ONZE DO PORTIMONESE: Vinicius Silvestre; Pedrão, Alemão, Filipe Relvas; Guga, Carlinhos, Dener, Seck; Sylvester Jasper, Ronie Carrillo, Hélio Varela.

Antevisão 

O FC Porto tenta, este domingo, regressar às vitórias depois de acumular duas derrotas consecutivas frente a Benfica e Barcelona, ambas pelo mesmo resultado (1-0), para não deixa fugir os rivais no topo da tabela classificativa da I Liga.

A equipa de Sérgio Conceição recebe, no Estádio do Dragão, o Portimonense em jogo da 8.ª jornada da I Liga, e tem a seu a favor o já longo historial vitorioso que dura... há 17 jogos consecutivos. 

No entanto, a equipa algarvia encontra-se num bom momento, depois de um arranque de época em falso, tendo apenas perdido um dos últimos cinco jogos do campeonato, também contra o Benfica. 

Siga, em direto, todas as incidências da partida entre FC Porto e Portimonense a partir das 18h00 deste domingo no Desporto ao Minuto

Os 'dragões' vão receber um Portimonense que vem de um triunfo frente ao Vizela e que apenas perdeu um dos últimos cinco jogos no campeonato.

Leia Também: Veron regressa à competição no FC Porto B e... lesiona-se de novo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório