Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 16º

Campeãs do mundo fazem cinco exigências para voltar a jogar por Espanha

Comunicado foi assinado por 21 das 23 jogadores que disputaram o Mundial feminino.

Campeãs do mundo fazem cinco exigências para voltar a jogar por Espanha
Notícias ao Minuto

16:04 - 15/09/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Espanha

39 jogadoras, entre elas 21 das 23 que estiveram presentes na caminhada rumo à conquista do Campeonato do Mundo de futebol feminino, assinaram, esta sexta-feira, um comunicado no qual anunciaram a renúncia provisória ao futebol internacional.

As atletas em causa (das quais Athenea del Castillo e Claudia Zornoza são as únicas ausentes) assumem o "enorme descontentamento face ao ocorrido na entrega de medalhas", quando o então presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, beijou Jenni Hermoso.

"Os incidentes que, infelizmente, todo o mundo pôde ver, não são algo pontual, e vão mais além do aspeto desportivo. Face a estes atos, devemos ter tolerância zero, pela nossa companheira, por nós e por todas as mulheres", pode ler-se.

O grupo defende que a demissão do líder máximo não chega para 'enterrar' a polémica, pelo que deixa uma lista de cinco exigências que considera "necessárias" para que possa desempenhar o seu "trabalho ao máximo nível, com o respeito" que merece.

São elas a "reestruturação do organograma do futebol feminino, a "reestruturação do gabinete da presidência e da secretaría geral", a "demissão do presidente da RFEF", a "reestruturação da área de comunicação e marketing" e a "reestruturação da direção de integridade".

"Ao dia de hoje, e tal como transmitimos à RFEF, as alterações produzidas não são suficientes para que as jogadoras se sintam num lugar seguro, onde se respeitem as mulheres, se aposte no futebol feminino e onde possamos dar o nosso máximo rendimento", completa.

Leia Também: Juiz proíbe Luis Rubiales de estar a menos de 200 metros de Hermoso

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório