Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

"Vejo a saída de Ramos com desagrado, porque não sobrevivemos sem vendas"

Declarações de Rui Costa na Thinking Football Summit, onde refletiu sobre o futebol português e também a questão dos direitos televisivos.

"Vejo a saída de Ramos com desagrado, porque não sobrevivemos sem vendas"
Notícias ao Minuto

18:03 - 07/09/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Rui Costa

Rui Costa admitiu algum desagrado com a saída de Gonçalo Ramos para o Paris Saint-Germain, por 65 milhões de euros fixos, mais variáveis. Mas o presidente do Benfica diz que essa saída inevitável, devido à situação financeira dos clubes portugueses. 

"Vejo com desagrado, porque vivemos num país como este, em que os clubes não podem sobreviver sem vendas. O que procurámos com esta venda foi proteger o resto do grupo. Havia vontade explícita do Gonçalo, não no facto de não considerar o Benfica o maior do mundo, mas porque em Portugal não temos as condições para pagar os mesmos salários. A diferença que o Gonçalo teria no Benfica no nosso teto salarial e o que pode ter no PSG é abismal", afirmou Rui Costa, no âmbito da Thinking Football Summit, um colóquio realizado nesta quinta-feira.

Além disso, o presidente do Benfica refletiu sobre a centralização dos direitos televisivos das ligas profissionais, uma medida proposta pelo Governo para, alegadamente, reduzir as diferenças de nível entre os clubes. Rui Costa, não quer, no entanto, que o Benfica saia prejudicado.

"O que sabemos neste momento é que esta é uma lei do Governo e sabemos a promessa da Liga de que todos os clubes serão beneficiados com isso. Atendendo a que o Benfica privilegia o crescimento do futebol português e quer contribuir para isso, tem de estar dentro desse processo, com essas premissas que acabei de dizer. Não havendo centralização, o Benfica seguiria sempre o seu caminho como fez no passado, até ajudando que alguém fosse a reboque. Temos ainda uma janela para perceber como estão os direitos. Já assumi isso, que o Benfica está presente em prol da melhoria do futebol, mas não quer e não vai sair prejudicado deste processo", disse.

Outro dos temas abordados foi a formação do Benfica, que já valeu muitos milhões de euros aos cofres encarnados. "Felizmente para nós, o Benfica Campus tem dado sempre jogadores à equipa principal. Tivemos no ano passado 11 jogadores da formação a ser utilizados na primeira equipa. O objetivo é sempre ter 5 jogadores preparados durante uma época. João Neves, Florentino, Samuel Soares, António Silva, Morato, todos importantes no plantel e mais até no volume de jogadores, e a importância que lhes damos. A utilização dos jogadores tem sido cada vez maior e queremos dar isso ao Benfica", afirmou Rui Costa que reiterou o objetivo desportivo da formação, sem nunca esquecer o retorno financeiro.

Leia Também: Rui Costa acredita na conquista da Champions: "No Benfica, nada é utopia"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório