"Vejo a saída de Ramos com desagrado, porque não sobrevivemos sem vendas"

Declarações de Rui Costa na Thinking Football Summit, onde refletiu sobre o futebol português e também a questão dos direitos televisivos.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
07/09/2023 18:03 ‧ 07/09/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Rui Costa

Rui Costa admitiu algum desagrado com a saída de Gonçalo Ramos para o Paris Saint-Germain, por 65 milhões de euros fixos, mais variáveis. Mas o presidente do Benfica diz que essa saída inevitável, devido à situação financeira dos clubes portugueses. 

"Vejo com desagrado, porque vivemos num país como este, em que os clubes não podem sobreviver sem vendas. O que procurámos com esta venda foi proteger o resto do grupo. Havia vontade explícita do Gonçalo, não no facto de não considerar o Benfica o maior do mundo, mas porque em Portugal não temos as condições para pagar os mesmos salários. A diferença que o Gonçalo teria no Benfica no nosso teto salarial e o que pode ter no PSG é abismal", afirmou Rui Costa, no âmbito da Thinking Football Summit, um colóquio realizado nesta quinta-feira.

Além disso, o presidente do Benfica refletiu sobre a centralização dos direitos televisivos das ligas profissionais, uma medida proposta pelo Governo para, alegadamente, reduzir as diferenças de nível entre os clubes. Rui Costa, não quer, no entanto, que o Benfica saia prejudicado.

"O que sabemos neste momento é que esta é uma lei do Governo e sabemos a promessa da Liga de que todos os clubes serão beneficiados com isso. Atendendo a que o Benfica privilegia o crescimento do futebol português e quer contribuir para isso, tem de estar dentro desse processo, com essas premissas que acabei de dizer. Não havendo centralização, o Benfica seguiria sempre o seu caminho como fez no passado, até ajudando que alguém fosse a reboque. Temos ainda uma janela para perceber como estão os direitos. Já assumi isso, que o Benfica está presente em prol da melhoria do futebol, mas não quer e não vai sair prejudicado deste processo", disse.

Outro dos temas abordados foi a formação do Benfica, que já valeu muitos milhões de euros aos cofres encarnados. "Felizmente para nós, o Benfica Campus tem dado sempre jogadores à equipa principal. Tivemos no ano passado 11 jogadores da formação a ser utilizados na primeira equipa. O objetivo é sempre ter 5 jogadores preparados durante uma época. João Neves, Florentino, Samuel Soares, António Silva, Morato, todos importantes no plantel e mais até no volume de jogadores, e a importância que lhes damos. A utilização dos jogadores tem sido cada vez maior e queremos dar isso ao Benfica", afirmou Rui Costa que reiterou o objetivo desportivo da formação, sem nunca esquecer o retorno financeiro.

Leia Também: Rui Costa acredita na conquista da Champions: "No Benfica, nada é utopia"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pote 'pica' arbitragem do Benfica-Sporting? "Olha o lance do pénalti..."

I Liga

Pote 'pica' arbitragem do Benfica-Sporting? "Olha o lance do pénalti..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas