O FC Porto somou um triunfo agónico, no passado domingo, suplantando o Farense, por 2-1, para a segunda ronda do campeonato, num encontro em que Marcano empurrou o dragão, de cabeça, para a vitória.
Muito à semelhança do que sucede com Sebastián Coates no Sporting, os azuis e brancos descobriram o seu pronto-socorro para situações de emergência severa.
Se o central de 36 anos assume protagonismo na linha mais recuada, também na 'trincheira' rival não deixa de ser... 'cabecinha pensadora'. A que fuzila, a que martela para o desbloqueio de nulos e deixa Sérgio Conceição, várias vezes, a respirar de alívio.
O Farense foi apenas o primeiro exemplo da época que ainda agora começou, mas na temporada transata há uma mão cheia de exemplos. O central espanhol rubricou sete golos e cinco dos quais ajudaram a desbloquear o nulo no marcador, sendo que em três situações o seu remate certeiro contribuiu para que os três pontos ficassem na Invicta. Aliás, a temporada transata foi a mais concretizadora, à semelhança da temporada 2017/18 em que, igualmente, rubricou sete tentos.
Somando os depois períodos em que Iván Marcano passou pelo FC Porto, o defesa já contabiliza 29 golos, sendo que 11 desses remates certeiros foram determinantes para o dragão cantar vitória. Se é verdade que Marcano, em oito épocas, não tem, no geral, números avassaladores, também é certo que quando é 'chamado a marcar' o FC Porto está mais próximo de triunfar.
Marcano que continua, paulatinamente, a cavar distância para os demais 'concorrentes' como defesa mais goleador dos azuis e brancos, superando Alex Telles (26), Zé Carlos (25), Jorge Costa (25) e Geraldão (23).
Leia Também: Sai Otávio, entra João Moutinho. Deve Sérgio Conceição estar preocupado?