A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, marcou hoje presença no Estádio do Dragão, no Porto, onde decorre o velório de Jorge Costa, considerando o antigo futebolista "um símbolo do FC Porto e da seleção nacional".
"Hoje é um dia triste. Perdemos um símbolo do FC Porto, um símbolo da seleção nacional. E viemos prestar homenagem a um grande jogador, mas também a um grande ser humano. Temos assistido a vários relatos das pessoas que privaram com Jorge Costa", afirmou a governante aos jornalistas.
Margarida Balseiro Lopes dirigiu ainda palavras de condolências à família de Jorge Costa e às instituições que o antigo internacional português representou ao longo da carreira.
"Hoje é um dia para dar as condolências à família, à família de sangue, mas também do coração, ao FC Porto, à Federação Portuguesa de Futebol", declarou.
A ministra sublinhou ainda que este é igualmente um momento para reconhecer a dimensão humana de Jorge Costa, que faleceu na terça-feira aos 53 anos.
"É também um dia para prestar tributo ao grande ser humano e à pessoa que nos deixou ontem [terça-feira]", concluiu.
Jorge Costa, de 53 anos, entrou na terça-feira em "paragem cardiorrespiratória na sala de emergência" do Hospital São João, para onde foi transportado, depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
O antigo jogador representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.
O FC Porto solicitou à Liga Portuguesa de Futebol Profissional o adiamento do jogo de estreia no campeonato, tendo o mesmo passado de sábado às 20:30 para segunda-feira às 20:45, no Estádio do Dragão.
Leia Também: Pauleta recorda Jorge Costa como uma "pessoa formidável"