Panteras Negras FC inscrito na quarta divisão distrital da AF Porto

O Panteras Negras Footballers Club, recém-criado por adeptos do Boavista contestatários da atual direção, inscreveu-se no quarto escalão da Associação de Futebol (AF) do Porto para a temporada 2025/26, surgindo no mesmo patamar do emblema do Bessa.

PORTO, PORTUGAL - NOVEMBER 02: General view prior to the Liga NOS match between Boavista FC and SL Benfica at Estadio do Bessa Seculo XXI on November 02, 2020 in Porto, Portugal. Football Stadiums around Europe remain empty due to the Coronavirus Pandemic

© Getty Images

Lusa
06/08/2025 20:52 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Boavista

O Panteras Negras Footballers Club, recém-criado por adeptos do Boavista contestatários da atual direção, inscreveu-se no quarto escalão da Associação de Futebol (AF) do Porto para a temporada 2025/26, surgindo no mesmo patamar do emblema do Bessa.

 

Fonte ligada ao processo disse hoje à agência Lusa que o clube presidido por Nuno Fonseca passou a constar da lista de filiados da AF Porto e vai alinhar na condição de anfitrião no Parque Desportivo de Ramalde, a cerca de 2,5 quilómetros do Estádio do Bessa, onde o Boavista realizará os seus encontros caseiros no último patamar distrital.

A equipa treinada por Milton Ribeiro contará apenas com uma equipa sénior e vai iniciar os trabalhos de pré-época no sábado, com a realização de exames médicos, estando a estreia oficial agendada para o fim de semana de 13 e 14 de setembro, com adversário ainda por designar.

Uma semana antes, nos dias 06 e 07 do mesmo mês, arrancam os restantes três escalões da AF Porto, sendo que o principal contempla a Boavista SAD, que, após ter ficado de fora dos campeonatos nacionais, também indicou como recinto para jogar em casa o Estádio do Bessa, gerido pelo clube 'axadrezado', detentor de 10% do capital social daquela sociedade.

A SAD comandada pelo senegalês Fary Faye deveria disputar a II Liga na temporada 2025/26, mas não conseguiu inscrever-se nas provas organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e, mais tarde, também viu negado o licenciamento para participar na Liga 3, tutelada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A ausência de pressupostos financeiros sustentou esse desfecho, que levou o clube liderado por Rui Garrido Pereira a criar uma equipa sénior independente da SAD, numa altura em que as duas entidades enfrentam processos de insolvência, antes do aparecimento do Panteras Negras Footballers Club, cuja designação faz referência à claque e ao nome original do Boavista.

Despromovido à II Liga em maio, após fechar a edição 2024/25 da I Liga no 18.º e último lugar, com 24 pontos, o Boavista concluiu um trajeto de 11 épocas no escalão principal, sendo um dos cinco campeões nacionais da história, face ao título vencido em 2000/01.

Leia Também: Grupo de adeptos do Boavista cria novo clube chamado Panteras Negras FC

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Hulk Hogan falha funeral do pai. A justificação de Brooke Hogan

Hulk Hogan

Filha de Hulk Hogan falha funeral do pai. A justificação de Brooke Hogan

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russell não vai renovar com a Mercedes nas próximas semanas

Fórmula 1

Russell não vai renovar com a Mercedes nas próximas semanas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas