Sem Nadal no Roland Garros, Djokovic tem caminho aberto para a história

O sérvio Novak Djokovic será teoricamente o principal beneficiário da ausência de Rafael Nadal em Roland Garros, onde poderá conquistar o 23.º 'major' da carreira e superar o recorde partilhado com o espanhol, 'rei' da terra batida parisiense.

Notícia

© Lusa

Lusa
26/05/2023 09:18 ‧ 26/05/2023 por Lusa

Desporto

Ténis

Desde a estreia em 2005, é a primeira vez que o esquerdino de Manacor, de 36 anos, vai falhar o 'major' francês, devido a problemas físicos. Recordista de triunfos em Roland Garros, onde conquistou 14 dos seus 22 títulos do Grand Slam, deixa assim a porta aberta a um novo sucessor.

Novak Djokovic, antigo número um mundial e atual terceiro classificado, é o principal favorito. Sabe o que é ganhar no pó de tijolo parisiense (2016 e 2021) e é o mais forte candidato a erguer a Taça dos Mosqueteiros, motivado pela ambição de poder bater o recorde de 'majors' e igualar o feito de outra lendária figura do ténis mundial, a norte-americana Serena Williams.

Naquele que será o primeiro Roland Garros desde 1998 sem Roger Federer e Rafael Nadal, ausente dos 'courts' desde que se retirou do Open da Austrália para tentar "regenerar o corpo", como confessou recentemente, com o objetivo de fazer a despedida do circuito mundial em 2024, o tenista de Belgrado terá, ainda assim, alguns adversários com boas possibilidades de o afastarem da história.

O jovem Carlos Alcaraz, apontado por muitos como o sucessor de Nadal, chega pela primeira vez a um 'major' como líder do ranking ATP e, esta temporada, regista 20 vitórias contra duas derrotas em terra batida, com troféus alcançados em Buenos Aires, Barcelona e Madrid.

Em Paris, onde jogará apenas pela quarta vez e atingiu os quartos de final há um ano, o jogador de Múrcia poderá somar o segundo troféu do Grand Slam, após a vitória no Open dos Estados Unidos, em 2022, precisamente 20 anos depois do seu treinador, o também espanhol Juan Carlos Ferrero, ter vencido Roland Garros.

Assim como Alcaraz, de 20 anos, o russo Daniil Medvedev, recentemente consagrado campeão do Masters 1.000 de Roma, poderá ter uma palavra a dizer na discussão pelo cetro francês. Vencedor de cinco torneios esta época, o moscovita ocupa o segundo lugar na hierarquia mundial e apenas 485 pontos o separam do líder do ranking e daquele que poderá ser o seu primeiro título de um 'major'.

O norueguês Casper Ruud, quarto colocado mundial e que só foi travado há um ano por Rafael Nadal na final, o grego Stefanos Tsitsipas (número cinco do mundo) e o russo Andrey Rublev (sétimo) são outros dos jogadores com condições para chegar às rondas finais da prova e lutar pelo primeiro título do Grand Slam da carreira.

Na competição feminina, Iga Swiatek é um nome incontornável. Tal como Novak Djokovic, de 36 anos, a polaca e número um mundial vai procurar vencer, pela terceira vez, o segundo 'major' da temporada, após os triunfos em 2020 e 2022.

Apesar de ter sido obrigada a desistir, por lesão, do encontro frente à cazaque Elena Rybakina em Roma, Swiatek, de 21 anos, também poderá fazer história em Paris, onde, em caso de vitória, poderá alcançar o mesmo patamar de Serena Williams, Mónica Seles, Arantxa Sanchéz Vicario e Hilde Krahwinkel Sperling, todas tricampeãs do torneio francês.

Entre Swiatek e o lendário grupo existem, contudo, uma série de oponentes com possibilidades de se estrearem a vencer em Paris, entre as quais a bielorrussa Aryna Sabalenka, número dois na hierarquia WTA e campeã em título do Open da Austrália, e Elena Rybakina, que ganhou Wimbledon em 2022 e sagrou-se vice-campeã no 'major' dos Antípodas.

O quadro principal de Roland Garros, que contará com a presença de apenas um português, Nuno Borges, arranca já este domingo e decorre até 11 de junho, dia em que será coroado o sucessor do 'rei' da terra batida.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Empate na Luz? Salão de festas, só o FC Porto tem direito de festejar"

Nuno Lobo

"Empate na Luz? Salão de festas, só o FC Porto tem direito de festejar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Famalicão3344
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Trânsito

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas