Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Notas do FC Porto-Boavista: Taremi arregaçou mangas em tarde desinspirada

Azuis e brancos tiveram de suar para vencer no dérbi da Invicta. Axadrezados tiveram uma bela exibição, jogaram contra 10, mas não conseguiram marcar no Dragão.

Notas do FC Porto-Boavista: Taremi arregaçou mangas em tarde desinspirada
Notícias ao Minuto

07:59 - 01/05/23 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Foi um FC Porto ansioso aquele que venceu, na tarde/noite de domingo, o dérbi da Invicta frente ao Boavista. Um penálti de Taremi conferiu uma vitória suada aos azuis e brancos, naquele que se previa um encontro mais fácil do que acabou por ser para os campeões nacionais.

Num Estádio do Dragão bem composto, os portistas superaram um adversário forte e que presenteou os seus adeptos com uma bela exibição, mas foi um jogo de muito sofrimento para os dragões.

Depois de muita insistência, aliada a alguma desinspiração dos homens do ataque, os campeões nacionais chegaram ao golo, mas tiveram de passar por um enorme teste até final.

A a expulsão com cartão vermelho direto do defesa central espanhol Marcano deixou os anfitriões agarrados à habitual competência do guarda-redes Diogo Costa até ao fim. E só mesmo uma grande exibição do guardião evitou o golo do empate. Isto porque o Boavista foi criando oportunidades, mas pela frente teve uma parede que recolocou o FC Porto a quatro pontos do líder Benfica.

Mas vamos às notas da partida:

Figura

Se o FC Porto sai deste dérbi com os três pontos muito o deve a Diogo Costa. É certo que cometeu um erro que quase deu em golo do Boavista no primeiro tempo, mas as defesas que fez na segunda parte, nomeadamente ao remate de Bozenik, justificam esta atribuição.

Surpresa

Bruno Onyemaechi esteve em dúvida para esta partida, mas foi lançado no onze por Petit e a verdade é que foi muito consistente a nível defensivo, anulado quase sempre os seus adversários diretos, e esteve bem no plano ofensivo. 

Desilusão

Iván Marcano é um dos mais experientes do plantel do FC Porto, mas cometeu um erro grosseiro que podia ter comprometido as aspirações da equipa. Num lance fácil, Mangas ganhou a frente ao espanhol e o defesa-central só teve como opção agarrar o adversário para o impedir de fugir para a baliza.

Treinadores

Sérgio Conceição: Depois de uma primeira parte pouco conseguida a nível ofensivo, o técnico promoveu três mexidas ao intervalo e foi um dos jogadores que veio do banco que esteve na origem do penálti que Taremi converteu em golo. A expulsão de Marcano obrigou-o a retocar rapidamente a equipa e os campeões vestiram o fato de macaco para assegurar um triunfo muito importante.

Petit: O Boavista não leva pontos deste dérbi da Invicta, prolongando a longa série sem vitórias em casa do rival, mas teve uma resposta de alto nível dos seus homens perante um enorme desafio. Contra 10 adversários, os axadrezados fizeram pela vida e tiveram várias ocasiões para igualar o marcador, mas tiveram o azar de na baliza estar um inspirado Diogo Costa que foi evitando as tentativas das panteras.

Arbitragem

Exibição algo hesitante de Rui Costa num dérbi quente e no qual se exigia uma postura mais rígida e não que se deixasse enganar pelos jogadores. O juiz puxou muitas vezes do apito para controlar as emoções e usou fortemente o amarelo para disciplinar os jogadores. O juiz cedeu muito aos protestos dos atletas, o que foi quebrando o ritmo do jogo. De notar ainda a má gestão após o final do encontro. Cabia ao juiz portuense evitar a confusão que se registou e nada fez. Nada a apontar sobre a expulsão de Marcano e os lances nas duas áreas.

Leia Também: Boavista apertou, FC Porto superou vermelho e volta pressionar o Benfica

Leia Também: Os 4 jogos que restam a Benfica, FC Porto e Sp. Braga na luta pelo título

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório