Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Benfica foi 'mãos largas' e FC Porto sofreu. Pausa afeta luta pelo título

Na luta pelo título da I Liga e pelo acesso à Liga dos Campeões, os quatro primeiro colocado do campeonato viveram realidades dispares no que toca aos compromissos de seleções. De 14 escolhidos a apenas um, eis as consequências da pausa das seleções.

Benfica foi 'mãos largas' e FC Porto sofreu. Pausa afeta luta pelo título
Notícias ao Minuto

07:17 - 29/03/23 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

A pausa para os compromissos de seleções terminou, e os clubes voltam a colocar o pé no acelerador para prepararem o que resta da atual temporada. Com as figuras do plantel de volta aos treinos, Benfica, FC Porto, Sp. Braga e Sporting seguem os habituais trabalhos com os plantéis mais fortes... ou não.

Os jogos das seleções deixaram algumas destas equipas 'despidas' de opções para o imediato e, quem sabe, para os próximos jogos.

Benfica no topo da lista de 'ofertas'

A caminhar para a corrida decisiva na I Liga e na Liga dos Campeões, as águias enviaram 14 jogadores para as seleções. Desde séniores às camadas jovens, o emblema encarnado foi o que mais jogadores cedeu nesta pausa.

Notícias ao Minuto Vlachodimos foi o jogador do Benfica com mais tempo de jogo na seleção© Getty Images

Entre os mais utilizados estão Vlachodimos, com 180 minutos pela Grécia, Alexander Bah, com 155 minutos pela Dinamarca, Cher Ndour, João Neves e Schjelderup com mais de 130 minutos cada um pelas camadas jovens de Itália, Portugal e Noruega, respetivamente. Curiosamente, os jogadores menos utilização tiveram foram os mais importantes da lista: João Mário e Gonçalo Ramos. 

Notícias ao Minuto João Mário jogou apenas um minuto por Portugal© Getty Images

O médio jogou apenas um minuto em Alvalade, frente ao Liechtenstein, enquanto Gonçalo Ramos somou 38 minutos em dois jogos. Ambos deverão regressar 'frescos' ao Seixal para atacar o título nacional. O jovem António Silva fez 90 minutos na viagem até ao Luxemburgo.

Por outro lado, Aursnes cumpriu 180 minutos com a camisola da Noruega, ao passo que Otamendi foi utilizado em 95 minutos pela Argentina. Já Petar Musa fez 43 minutos ao serviço da Croácia.

FC Porto cedeu poucos, mas sofreu na mesma

Dos quatro clubes analisados, os dragões foram o terceiro maior contribuidor das seleções. Seis jogadores foram às respetivas seleções, cinco deles jogaram.

Notícias ao Minuto Zaidu completou 180 minutos de jogo pela Nigéria© Reprodução

Zaidu e Uribe completaram dois jogos por Nigéria e Colômbia, Grujic jogou 171 minutos pela Sérvia, enquanto Eustáquio jogou em dois jogos pelo Canadá. Otávio jogou apenas 15 minutos frente ao Luxemburgo, conseguindo marcar um golo. Por seu turno, Mehdi Taremi fez 90 minutos pelo Irão frente ao Quénia. Vasco Sousa foi chamado a 45 minutos pela seleção sub-21 de Portugal.

Notícias ao Minuto Diogo Costa e Pepe ficaram de fora da seleção nacional por lesão© Getty Images

Mesmo tendo enviado pouco jogadores, o FC Porto sofreu um duro golpe. Diogo Costa e Pepe acabaram por ser dispensados por Roberto Martínez por conta de lesões. A dupla não se juntou à seleção nacional e virou dúvida séria para o regresso da I Liga, para o duelo com o Portimonense.

Sporting é o 'alimento' das seleções jovens

Em 11 jogadores cedidos às seleções, apenas cinco jogaram nas seleções 'AA'. Coates e Ugarte representaram o Uruguai, com 180 e 122 minutos de jogo, respetivamente. O médio terá até feito soar os alarmes em Alvalade depois de ter contraído uma lesão na mão, estando à espera de exames para detalhar a situação. Morita completou 153 minutos pelo Japão. Gonçalo Inácio jogou 90 minutos por Portugal e não foi chamado para o jogo contra o Luxemburgo, podendo regressar a Alcochete em melhor condição do que Coates. Jovane Cabral foi o único que voltou lesionado, sem qualquer minuto jogador por Cabo Verde.

Notícias ao Minuto Gonçalo Inácio estreou-se pela seleção principal de Portugal© Getty Images

Os restantes seis nomes passaram pelas seleções jovens dos respetivos países. Diogo Pinto completou o último jogo dos sub-19 de Portugal e viu Rodrigo Ribeiro jogar 151 minutos, Mateus Fernandes 155, Chermiti 119 e e Dário Essugo 263, todos em três jogos. Gonçalo Esteves não tem sido opção para Amorim, mas, nos mesmos jogos, completou 241 minutos de jogo. Fatawu completou 180 minutos pela seleção sub-23 do Gana, tendo sido destaque com dois golos, um deles do meio campo.

Notícias ao Minuto Jovane Cabral regressou lesionado de Cabo Verde© Getty Images

Os leões rezam ainda por Ugarte para não sofrerem baixas de peso após a paragem, podendo receber o Santa Clara perto da máxima força, apenas sem Héctor Bellerín, Jovane Cabral e Daniel Bragança.

Sp. Braga vem forte com apenas um internacional

Os minhotos não tiveram tantas baixas como os rivais diretos. Num plantel inteiro, apenas Al Musrati foi chamado para a seleção.

Notícias ao Minuto Al Musrati foi o único chamado do Sp. Braga às seleções© Getty Images

Pelo Líbia, o médio completou 171 minutos de jogo para os 38.º 39.º jogos pela seleção. Da mesma equipa, e contra a expectativas de alguns, Ricardo Horta ficou de fora da seleção nacional. O capitão do Sp. Braga teve tempo para descansar e preparar-se para o jogo frente ao FC Porto, que vai marcar a luta pelo acesso à Liga dos Campeões.

O que reserva a I Liga?

Com oito jornadas até ao final do campeonato, o calendário vai começar a apertar para alguns. Benfica, FC Porto e Sp. Braga ainda vão defrontar-se entre si, estando o Sporting entregue à sua responsabilidade com uma receção às águias e a luta pela Liga Europa pelo meio.

Na tabela da I Liga, o Benfica soma 68 pontos, mais 10 que o FC Porto. O Sp. Braga é terceiro com 56, enquanto o Sporting espreita o pódio com 50 pontos.

Leia Também: "O meu sonho é colocar um título na história do Benfica"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório