Powered bySolverde
Disclaimer

Selecionador de rugby dá favoritismo à Geórgia para vencer Championship

O selecionador de râguebi de Portugal, Patrice Lagisquet, atribuiu hoje à Geórgia o favoritismo para a conquista do Europe Championship 2023, em Badajoz, mas lembrou que a seleção lusa tem de mostrar o que evoluiu no último ano.

Bónus "é obrigação" da seleção de râguebi frente aos Países Baixos

© Lusa

Lusa
18/03/2023 22:04 ‧ 18/03/2023 por Lusa

Desporto

Rugby

"Não somos favoritos, corremos por fora, mas temos de nos lembrar que empatámos há um ano, que conseguimos ser competitivos em julho e só temos de mostrar que estamos cada vez melhores", comentou o técnico francês, após a adaptação ao relvado do Estádio Nuevo Vivero, em Badajoz.

Portugal defronta a Geórgia no domingo, na final do Europe Championship de râguebi e, segundo Lagisquet, os 'lelos' têm um favoritismo de 70-30 ou 75-25", mas isso é irrelevante a partir do momento em que começa a partida.

"Quando estás no campo, não podes pensar nisso, só podes pensar em competir e ver o que acontece", lembrou.

O técnico tinha lembrado, durante a semana, que a Geórgia vai apresentar-se na máxima força contra Portugal pela primeira vez, desde que assumiu o comando dos 'lobos', e manteve a confiança de que a seleção pode "jogar bom râguebi", apesar das várias ausências.

Além de Raffaele Storti e Nuno Sousa Guedes, que se lesionaram nas meias-finais, contra a Espanha, e Rafael Simões e Samuel Marques, igualmente ausentes, a seleção ficou também, esta semana, sem o seu recordista de ensaios.

"Perdemos o Rodrigo Marta, que esteve doente esta semana, mas temos de mostrar que estamos preparados para competir. Para o Mundial, vamos precisar de 30 jogadores e temos de mostrar que, mesmo que mudemos alguns, continuamos a jogar a um bom nível", definiu.

Nesse sentido, o 'Express de Bayonne' continua a acreditar que a Geórgia "é realmente o melhor adversário" para Portugal perceber se consegue "manter o nível durante 80 minutos" e ganhar a final poderá ser um aporte de confiança importante na preparação para o França2023.

"Vai ajudar-nos a acreditar que podemos ganhar um jogo no Mundial. Mas, como dizem todos os treinadores, temos de fazer as coisas passo a passo", concluiu.

A mesma opinião tem José Lima, centro da seleção, que reconheceu que "a Geórgia tem demonstrado que é o alvo a abater", até pelos resultados que tem feito, com "vitórias contra Itália, Samoa e País de Gales".

"Claro que vai ser um grande teste para nós e, se nos conseguirmos bater com uma grande Geórgia, é um sinal que mandamos ao mundo do râguebi, a dizer que vamos estar preparados e bem presentes no Mundial, que não vamos em passeio, vamos para ter alguns resultados positivos", frisou o 'subcapitão' de Portugal.

A final do Europe Championship 2023 de râguebi, entre Portugal e Geórgia, disputa-se no domingo, às 19:00 (hora de Lisboa), no Estádio Nuevo Vivero, em Badajoz.

Portugal vai tentar conquistar o principal título europeu da modalidade pela segunda vez no seu historial, após arrecadar o troféu em 2004, tornando-se a única seleção a 'intrometer-se' no domínio da Geórgia (14 títulos) e Roménia (cinco) desde que a competição começou a ser disputada, no ano 2000.

Para chegar à final, a seleção portuguesa ganhou o Grupo B, com vitórias sobre Bélgica (54-17), Polónia (65-3) e Roménia (38-20), antes de afastar a Espanha (27-10), nas meias-finais.

Já a Geórgia, que venceu o Grupo A, contra Alemanha (75-12), Países Baixos (40-8) e Espanha (41-3), e superou a Roménia (31-7) nas meias-finais, é pentacampeã em título e venceu 11 das últimas 12 edições do Europe Championship.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Diogo Jota

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas