Benfica 'cozinha' vitória no Caldeirão e mantém FC Porto longe do 'prato'

Triunfo sobre o Marítimo permite aos encarnados repor uma vantagem de oito pontos na liderança do campeonato.

Notícia

© Reuters

Carlos Pereira Fernandes
12/03/2023 20:00 ‧ 12/03/2023 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O Benfica deu, ao final da tarde deste domingo, mais um passo no sentido de garantir o título de campeão nacional, que lhe escapa já desde 2019, ao visitar e derrotar o Marítimo, por categóricos 3-0, perfazendo, desta maneira, um ciclo de seis vitórias consecutivas.

Um triunfo ‘cozinhado’ pelos pés de David Neres (que marcou dois golos), João Mário (que registou um golo e uma assistência) e Alejandro Grimaldo (que assinou duas assistências), e que mantém os encarnados tranquilos no topo da tabela.

João Mário desespera…

O Benfica viu-se ligeiramente surpreendido pela pressão e intensidade elevada imposta pelo Marítimo nos instantes iniciais, e passou mesmo por alguns momentos de maior aperto. Uma sensação que, no entanto, não durou muito. Aliás, passados seis minutos, já João Mário dava início a uma tarde de desperdício.

O internacional português apareceu na grande área, e, assistido por Fredrick Aursnes, falhou o alvo. Aos 17 minutos, voltou a aparecer à ‘boca’ da baliza, a passe de Alexander Bah, mas acertou mal na bola. Aos 29, dispôs de uma grande penalidade, por falta de René Santos sobre Aursnes, mas atirou… para a bancada, dando crença aos insulares.

Na resposta, Cláudio Winck trabalhou bem sobre Alejandro Grimaldo e marcou um golaço a Odysseas Vlachodimos. Lance que, no entanto, foi invalidado por Fábio Veríssimo antes do remate do brasileiro, o que invalidou qualquer tipo de intervenção do VAR. Um erro sem consequências, visto que a repetição comprovou que este estava mesmo em posição irregular.

Um valente ‘susto’ para os encarnados, que voltaram ao ataque… e marcaram. Desta feita, ao invés de tentar o remate, João Mário trabalhou bem sobre René Santos e deixou a bola em David Neres, que, de primeira, atirou para o fundo das redes, inaugurando, desta maneira, de uma vez por todas, o marcador.

… e tranquiliza

A segunda parte começou exatamente como a primeira terminou, que é como quem diz, com o Benfica a marcar. Desta feita, João Mário teve mesmo pontaria para a baliza, e, depois de um cruzamento rasteiro de Alejandro Grimaldo (com uma ‘soneca’ da defesa do Marítimo pelo meio), desviou para a baliza.

E, se antes do intervalo escasseou a eficácia, na segunda, esta houve em abundância, de tal maneira que, na segunda oportunidade de que dispuseram, os encarnados voltaram a ‘fazer estragos’, desta feita, por intermédio de David Neres, que deu o melhor seguimento possível a um passe de calcanhar de Alejandro Grimaldo.

Sem mais alterações no marcador, com este triunfo, o Benfica, líder destacado da I Liga, passa a somar 65 pontos, mais oito do que o segundo classificado, o FC Porto, que, na passada sexta-feira, recebeu e bateu o Estoril, por 3-2. Quanto ao Marítimo, ocupa o 16.º e antepenúltimo lugar, a seis pontos de distância dos canarinhos, que moram imediatamente acima da ‘linha de água’.

Momento do jogo: O desperdício, particularmente, de João Mário, na primeira parte, foi aumentando a impaciência do Benfica e, simultaneamente, a crença do Marítimo, pelo que o golo de David Neres, à beira do intervalo, surgiu na altura certa para abrir caminho a uma segunda parte bem mais serena para os encarnados.

Onzes

Marítimo: Marcelo Carné; Cláudio Winck, Moises Mosquera, Zainadine, René Santos, Vítor Costa; Beltrame, Xadas; Léo Costa, Vidigal e Pablo Moreno.

Benfica: Vlachodimos; Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo; Florentino Luís, Chiquinho, João Mário; Aursnes, David Neres e Gonçalo Ramos.

Antevisão

O estádio dos Barreiros será palco, ao final da tarde deste domingo, de um autêntico duelo de extremos, entre o Marítimo, equipa que continua na luta pela manutenção no principal escalão do futebol português, e o Benfica, que parece 'lançado' para a conquista do título.

Os encarnados chegam à 24.ª jornada da I Liga na liderança isolada da tabela, com 62 pontos conquistados em 69 possíveis, mais cinco do que o segundo classificado, o FC Porto, que, na passada sexta-feira, recebeu e bateu o Estoril, por 3-2.

Os insulares, por sua vez, ocupam o 16.º e antepenúltimo lugar (que obriga à disputa de um playoff, no final da temporada), com apenas 16 pontos, menos seis do que os canarinhos, que se encontram imediatamente acima da 'linha de água'.

O Marítimo-Benfica será ajuizado por Fábio Veríssimo, juiz da Associação de Futebol de Leiria, e poderá acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Marítimo-Benfica: 'Aflitos' insulares colocam líder à prova no Caldeirão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A curiosa publicação de Iván Fresneda após o Benfica-Sporting

I Liga

A curiosa publicação de Iván Fresneda após o Benfica-Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Trânsito

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas