Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Sporting-Boavista: Foco nacional entre as decisões europeias

Leões recebem axadrezados, este domingo, antes da deslocação a Londres.

Sporting-Boavista: Foco nacional entre as decisões europeias
Notícias ao Minuto

07:12 - 12/03/23 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

Sporting e Boavista defrontam-se em Alvalade, este domingo, em jogo a contar para a 24.ª jornada da I Liga, antecipando a deslocação dos leões a Londres para defrontar o Arsenal.

Três dias após o empate (2-2) na primeira mão dos 'oitavos' da Liga Europa, a equipa de Rúben Amorim parte em busca da reaproximação ao pódio e vai procurar 'vingar' a derrota da primeira volta no Bessa (2-1), que aconteceu precisamente depois de uma boa sequência de resultados dos leões - sem derrotas nos últimos seis duelos.

Já os axadrezados, sem perder desde o jogo com o Benfica na Luz (3-1), somaram uma vitória e um empate antes da deslocação a Alvalade, procurando manterem-se na primeira metade da tabela classificativa. Em caso de triunfo, é certo e sabido que do oitavo lugar não sairão.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental) deste domingo, será ajuizado por João Pinheiro e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

Derrota no Bessa na primeira volta: "Há o espírito do Boavista, ao qual se junta o espírito do treinador. É uma equipa muito competitiva. É difícil utilizar o último jogo contra o Boavista, porque, na altura, ainda jogavam com uma linha de cinco. Estamos à espera de um Boavista sem qualquer tipo de pressão, com bons resultados, com um avançado que tem vindo a fazer golos e jogadores forte nos corredores. Já sabemos que vão esperar um bocadinho pela nossa equipa. Se ganharmos este jogo, fazemos mais oito pontos do que fizemos na primeira volta. Temos de ganhar mais três pontos para demonstrar aos jogadores que falhámos em alguns momentos".

Sporting oscilante: "É normal o treinador sentir sempre que podemos voltar a cair após jogos europeus. Estou sempre preocupado com isso, e não conseguimos ultrapassá-lo se não fizemos sequências de jogos europeus com jogos do campeonato onde mantemos a dinâmica. Os jogadores foram alertados para isso. Em Portimão, disse que vínhamos de uma sequência de vitórias e que tínhamos de ganhar, porque já tínhamos falhado. É a mesma coisa contra o Boavista. Na primeira volta, falhámos exatamente na mesma situação. Ganhámos ao Tottenham, fomos ao Bessa e ficámos a cinco pontos do Boavista. Estou sempre preocupado com essa mudança de chip. Temos de estar muito concentrados para vencer este jogo.".

Apoio dos adeptos: "Temos de estar preparados. Faz parte. Num clube grande, há muitas regalias e depois há esse lado. Tivemos um grande ambiente contra o Arsenal. Quando sofremos o primeiro golo, quantas pessoas no estádio pensaram 'Isto outra vez?'. Também sinto. Conheço muito bem os meus jogadores e o ambiente dos estádios. Quando demos a volta, os adeptos começaram a acreditar. O futebol é muito puxado pelos adeptos, mas, principalmente, pelas equipas, e nós estamos a fazer esse trabalho. Se ajudava mais termos um ambiente diferente? Ajudava. Se calhar, temos de meter um DJ e aumentar a festa antes dos jogos. O Sporting tem muito potencial. É olhar para o plano todo, podemos melhorar". 

Petit

Análise ao adversário: "A nível ofensivo, o Sporting tem muita qualidade e atletas que podem fazer a diferença e estão a viver um bom momento, como se viu pela partida de quinta-feira. Sabemos que vamos passar por momentos difíceis. Quando tivermos a bola, há que ter personalidade para atacar e chegar com gente à frente. Depois, o Sporting envolve muitos homens na frente, tem bastante jogo interior, diagonais e bolas nas costas da defesa. Trabalhámos esses processos, que não mudam muito desde a chegada do Rúben Amorim".

Esperança em Alvalade?: "Esperamos ter um bocadinho de sorte, porque o Sporting está num bom momento e é extremamente bem orientado pelo Rúben [Amorim]. O Boavista já não ganha há 47 anos em Alvalade para o campeonato, tem alguns empates. Nada é impossível. Nós é que temos de o tornar possível e queremos dar continuidade ao nosso bom momento".

Cansaço do Sporting: "Um ou outro poderá ter mais algum desgaste, mas estes jogadores estão habituados a alinhar de três em três dias, porque fazem parte de equipas que lutam pela conquista do título e pela entrada na Liga dos Campeões. Mal acabou o jogo com o Arsenal, o Rúben Amorim virou o foco para a I Liga e para o Boavista. Acredito num Sporting forte".

Últimos resultados

Sporting: E-V-V-V-V

Boavista: E-V-D-E-D

Últimos onzes

Sporting: Antonio Adán, Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves, Matheus Reis, Marcus Edwards, Francisco Trincão e Paulinho.

Boavista: Rafael Bracali; Salvador Agra, Vincent Sasso, Rodrigo Abascal, Bruno Onyemaechi, Ibrahima Camará, Sebastián Pérez, Gaius Makouta, Ricardo Mangas, Yusupha Njie e Kenji Gorré

Ausências

Sporting: Antonio Adán, Héctor Bellerín e Daniel Bragança (lesiondos)

Boavista: Adalberto Peñaranda (lesionado).

Leia Também: "Quero ser campeão pelo Sporting, pelo menos, mais uma vez em três anos"

Leia Também: Rúben Amorim provoca Benfica: "Se calhar, temos de meter um DJ..."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório