Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Benfica e FC Porto? VAR totalmente inclinado. O campeão está definido"

Dragões saíram do duelo com o Gil Vicente com queixas da exibição da equipa de videoarbitragem. Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Jorge Amaral não concordou com grande parte das decisões tomadas, estabeleceu uma ponte para o Vizela-Benfica, apontou o dedo a alguns jogadores dos dragões e deu como encerrada a luta pelo título nacional.

"Benfica e FC Porto? VAR totalmente inclinado. O campeão está definido"
Notícias ao Minuto

08:00 - 28/02/23 por Tiago Antunes

Desporto Jorge Amaral

O FC Porto sentiu o amargo sabor da derrota no domingo, em casa. Perante os seus adeptos, o dragão tomou banho de água gelada ao perder frente ao Gil Vicente por 2-1.

O campeão nacional ficou reduzido a nove jogadores após as expulsões de João Mário e Uribe, situação que complicou a tarefa de vencer, mas não a tornou impossível. Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Jorge Amaral analisou a partida e deixou elogios aos dragões, apesar de ter detetado alguma displicência durante o encontro.

"O FC Porto entrou muito bem e tudo levava a crer que ia ser um jogo bom e que o FC Porto iria ganhar. Só que, a partir do momento em que Pepê falhou, em que o Danny Namaso rematou à trave, a equipa relaxou, talvez pelas facilidades aparentes. O Gil Vicente jogou quase olhos nos olhos só que sem criar perigo, ao contrário do FC Porto. Houve um relaxamento nesse aspeto que o Gil Vicente aproveitou muito bem", começou por dizer, afirmando que não concorda com a decisão de Rui Costa e do VAR em expulsar João Mário.

Notícias ao Minuto Gilistas fizeram a festa no Dragão. © Global Imagens

"A expulsão é o facto marcante do jogo. Acho que foi injusta, o João Mário não tenta de todo cortar nenhuma situação de golo e é o lance que vai marcar o resto do jogo. A partir de aí, o FC Porto, com 10 jogadores, tentou lá chegar contra uma equipa muito bem organizada. A seguir, com a expulsão de Uribe, é claro que tudo ficou mais complicado. No meio disto tudo, acho que o Gil Vicente esteve bem no jogo, o FC Porto deu tudo com 10 e com nove para lá chegar e até teve um golo anulado por 33 centímetros, fez de tudo. Tudo tinha para correr bem e, no fim, tudo correu horrivelmente mal", acrescentou.

A derrota dos dragões esteve perto de ser evitada por várias vezes. No entanto, a frente de ataque não conseguiu concretizar as chances que foram criadas, mesmo com apenas nove jogadores em campo. Jorge Amaral não aponta culpas exclusivamente para a equipa de arbitragem, acreditando que a equipa não esteve igualmente no seu melhor.

"O FC Porto bem tentou chegar a um empate por diversas vezes. Uniu-se bem, organizou-se bem, alguns jogadores muito cansados pelo jogo contra o Inter e, se calhar, não puderam dar tudo aquilo que queriam e que podiam porque o jogo foi muito desgastante. Por causa disso, nas situações de um contra um, o FC Porto não esteve bem. Faltou mais isso quando se estava em inferioridade numérica, a posse de bola não resolve. Senti que havia possibilidade porque o Gil Vicente abdicou do ataque para gerir a posse de bola, tinha o jogo controlado com mais dois elementos e os jogadores do FC Porto foram briosos na forma como se transcenderam para tentar lá chegar, mas não foi possível", disse, apontando, de seguida, os nomes que desiludiram.

Notícias ao Minuto João Mário e Uribe foram expulsos durante o FC Porto-Gil Vicente© Getty Images

"Alguns jogadores estiveram rigorosamente muito abaixo. A faixa lateral esquerda é algo de que já falo há alguns tempo e acho que é uma lacuna da equipa. Wendell esteve muito mal, Zaidu não entrou bem, falta ali muita qualidade e que obriga, muitas das vezes, outros jogadores a levarem amarelos, fazerem coberturas, desgastarem-se muito mais, tudo porque eles simplesmente estão sempre muito mal posicionados. O Uribe e o Marcano viram amarelos por erros de Wendell. Não estiveram tão bem, mas correram", afirmou.

No final da partida, Sérgio Conceição focou o critério "dúbio" do VAR durante as duas curtas declarações que fez. Jorge Amaral não concorda na totalidade com o treinador do campeão nacional

"Esta semana, pelos dois jogos em que FC Porto e Benfica entraram, viu-se a diferença de critérios que existe e como o VAR está totalmente inclinado, a arbitragem está totalmente de luto pelo que se passou neste fim-de-semana. Tivemos um VAR interventivo, bem ou mal, no FC Porto-Gil Vicente, em que acho um exagero o excesso e uma falsidade a expulsão de João Mário e as justificações dadas. Posso mais ou menos entender o penálti de Uribe, mas não entendo por que é que o mesmo VAR, tão rigoroso com o FC Porto, não chamou [Rui Costa] numa mão dentro de área do Gil Vicente. Há um pisão sobre o Taremi e ele não se mandou para o chão, ele já tem medo de se mandar para o chão. Se ele caísse, o VAR era obrigado a chamar o árbitro e marcar um pisão da mesma forma que Uribe também pisou um adversário", começou por apontar, falando de seguida nos casos do Vizela-Benfica.

Notícias ao Minuto Benfica venceu em Vizela por 2-0. Minhotos criticaram a exibição do VAR© Getty Images

"No Benfica tivemos o contrário, um VAR que foi o mesmo da primeira volta. Das duas vezes, a favor do Benfica, lembrou-se sempre de elucidar o árbitro, enquanto que, contra o Benfica, simplesmente houve VAR aberto e ninguém estava lá. Foram para o café", afirmou.

Jorge Amaral rejeita o argumento de Pinto da Costa, que defendeu o fim do VAR no final da derrota frente aos gilistas, afirmando que a ferramenta ajuda... "árbitros maus".

"Eu não acho que o VAR tenha de acabar. O VAR é uma boa arma para ajudar alguns árbitros que são fracos. Mas tem de ser para ajudar. O que tem de acabar é maus VARs, maus árbitros, pessoas que só estragam. São indivíduos que estão ali sentados, que têm as imagens, que andam para trás e para a frente e que conseguem ver os lances de todas as formas e que ainda conseguem deturpar a verdade. Não são corretos para outros", disse.

Notícias ao Minuto FC Porto está agora a oito pontos do líder Benfica© Getty Images

Com esta derrota, o FC Porto atrasou-se na corrida pelo título. De cinco pontos, com a possibilidade de ficar apenas a dois em caso de derrota do Benfica, os dragões passaram a oito pontos de desvantagem. Jorge Amaral garante: o Benfica pode encomendar as faixas de campeão.

"Caindo num lugar comum, eu diria que ainda faltam 12 jornadas, que tudo é possível. No entanto, estando a oito pontos e vendo aquilo que se passou nesta jornada, acredito que o campeonato já esteja fechado e campeão já esteja definido. Qualquer circunstância destas [polémicas com o VAR] irá acontecer noutro jogo qualquer", concluiu.

Leia Também: Pinto da Costa arrasador: "Acabem com o VAR. Não estão a fazer nada"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório