Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Tulipa quer aproveitar fator "casa" para ter Vizela "dominante"

O treinador do Vizela, Tulipa, admitiu hoje que a sua equipa se "sente confortável a jogar em casa", querendo aproveitar a circunstância para derrotar o Rio Ave, no domingo, para a 18.ª jornada da I Liga de futebol.

Tulipa quer aproveitar fator "casa" para ter Vizela "dominante"
Notícias ao Minuto

12:53 - 28/01/23 por Lusa

Desporto Declarações

Desde que Tulipa substituiu Álvaro Pacheco no comando técnico, no início de dezembro, os minhotos venceram os dois jogos que realizaram como anfitriões, perante Vitória de Guimarães e Marítimo - ambos por 3-0, para o campeonato -, e querem continuar na senda dos triunfos perante os vila-condenses, no arranque da segunda volta.

"A nossa equipa sente-se confortável a jogar em casa, muito pela energia que os nossos adeptos nos transmitem no decorrer do jogo. Este é o nosso espaço. No nosso espaço, queremos ser dominantes e fazer pontos. Nessa ótica, estamos preparados para o que aí vem. O adversário é competitivo", disse, na antevisão ao desafio marcado para as 15:30.

Ao longo da semana anterior, realçou Tulipa, o plantel vizelense trabalhou com o "pensamento" de derrotar um adversário "com muita qualidade no seu jogo posicional", que, mesmo contra as equipas teoricamente mais fortes, "gosta de assumir o jogo".

O técnico de 50 anos projetou, aliás, um embate que se "vai resolver no pormenor", com o Vizela a ter de mostrar "capacidade para perceber as variáveis onde o adversário é muito forte" e para "perceber as suas lacunas", de forma a "saber explorá-las no decorrer do jogo".

Convencido de que a equipa 'azul' tem de ser "forte nos processos defensivo e ofensivo" para ter "sucesso na segunda volta", o treinador enalteceu a apetência dos seus jogadores mais adiantados para "serem o primeiro obstáculo ao adversário" nos momentos sem bola, acerca de uma questão sobre o ponta de lança, Osmajic, autor de três golos nas últimas quatro partidas do campeonato.

"A ideia primordial é defender bem para atacar melhor (...). Há também uma comunhão de interesses entre a nossa primeira linha de pressão e a segunda. O Samu ajuda muito [o Osmajic], para que não corra de forma desnecessária. Temos de ter o tempo certo para criar dificuldades ao adversário. [O Osmajic] melhorou muito na interpretação do jogo", referiu.

Tulipa reconheceu ainda que o mercado de transferências em curso, que encerra às 23:59 de terça-feira, cria "alguma instabilidade nas equipas" e assumiu ter pedido à administração da SAD para 'segurar' os "jogadores mais importantes" e para tentar contratar jogadores com "características diferentes", como crê serem o médio Pedro Ortiz e o extremo Matías Lacava.

"O Pedro [Ortiz] joga na posição '6'. Tem muita qualidade técnica e conhecimento do jogo. Tem de entrar numa dinâmica diferente de intensidade no momento sem bola. O Matías [Lacava] tem-me surpreendido. É um jogador que corre riscos. Apreciámos um jogo criativo e disciplinado em termos táticos", disse, a propósito de jogadores assegurados no 'mercado' em curso, por empréstimo.

O Vizela, nono classificado da I Liga portuguesa, com 21 pontos, recebe o Rio Ave, 10.º, também com 21, em jogo agendado para as 15:30 de domingo, no Estádio do Futebol Clube de Vizela, com arbitragem de Manuel Oliveira, da Associação de Futebol do Porto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório