Gyokeres enche 'Pote' de alegria e Sporting sagra-se bicampeão nacional

As notas do Sporting-Vitória SC, que corou os leões novamente na festa do título da I Liga.

Notas

© Sporting CP

Miguel Simões
18/05/2025 06:19 ‧ 18/05/2025 por Miguel Simões

Desporto

Análise

O Sporting sagrou-se bicampeão nacional, este sábado, ao derrotar o Vitória SC (2-0), alcançando algo que já não se via no clube de Alvalade há mais de 70 anos.

 

A depender apenas de si para fazer a festa do título, o emblema leonino não conseguiu desfazer o nulo ao intervalo, mas da Pedreira chegavam notícias agradáveis para os sportinguistas, em função da desvantagem do Benfica frente ao Sporting de Braga, num jogo que viria a terminar empatado (1-1).

A verdade é que, na reta inicial do segundo tempo, Pedro Gonçalves conseguiu quebrar a muralha defensiva do Vitória SC - que viu a sua vaga europeia fugir para o Santa Clara - e provocou a primeira 'explosão' de alegria ao minuto 55.

Viktor Gyokeres assumiu a responsabilidade de encher o 'Pote' de Alvalade, com o sentenciador 2-0 a surgir aos 82 minutos, quando contornou Bruno Varela para entregar o 21.º título de campeão nacional ao Sporting.

Sporting festejou bicampeonato no Marquês de Pombal com novo 'mic drop'

Sporting festejou bicampeonato no Marquês de Pombal com novo 'mic drop'

Recorde tudo o que aconteceu nos festejos do título dos leões.

Notícias ao Minuto | 03:14 - 18/05/2025

Com 82 pontos, o Sporting sagra-se bicampeão português e deixa para trás o Benfica (80), rival com quem disputará a Taça de Portugal, já no próximo domingo, num novo dérbi 'quentinho', no Jamor. Já o Vitória SC, à semelhança do que aconteceu há duas épocas, volta a cair da quinta para a sexta posição na derradeira ronda, falhando a quarta presença consecutiva nas provas da UEFA.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Viktor Gyokeres foi a grande figura, não só do Sporting, como de todo o campeonato. Foram 39 golos, mais do dobro do que os rivais Vangelis Pavlidis (Benfica) e Samu Aghehowa (FC Porto), ambos com 19. Bastou, neste último jogo, um tento certeiro para carimbar o selo de bicampeão nacional, numa altura em que já não restavam dúvidas quanto ao desfecho da I Liga, após várias tentativas para marcar ao longo da partida.

Surpresa

Pedro Gonçalves conseguiu aquilo que já há muito procurava: um golo, que até abriu caminho para a festa. Sem marcar desde o passado mês de setembro, Pote atravessou um longo período de paragem, em função das oscilações na recuperação da lesão, até que, ao sétimo jogo desde o regresso aos relvados, fez o gosto ao pé, num encontro em que ainda esteve perto de 'faturar' noutra ocasião.

Desilusão

Telmo Arcanjo esteve longe do seu melhor nível e pouco ou nada contribuiu para a fluidez ofensiva do Vitória SC, que também esteve muito aquém daquilo a que habituou os adeptos ao longo da época. Entre dribles desperdiçados e perdas de posse de bola, o cabo-verdiano acabou por ficar em campo do início ao fim, mas sem qualquer 'rasgão' que pudesse atormentar a defensiva leonina.

Treinadores

Rui Borges trocou apenas o castigado Morten Hjulmand por Hidemasa Morita e, apesar de algumas dificuldades no primeiro tempo, manteve o mesmo puzzle no início do segundo tempo, altura em que se colocou em vantagem. Sem se 'preocupar' com a final da Taça de Portugal no Jamor, o técnico leonino só mexeu pela primeira vez ao minuto 77, antecedendo precisamente o golo tranquilizador de Gyokeres.

Luís Freire fez várias alterações, desde a defesa ao ataque, sobretudo para colmatar as ausências de Filipe Relvas e Tomás Handel, por castigo. Sem criar lances de perigo durante praticamente toda a partida, os vimaranenses apenas conseguiram aproximar-se baliza de Rui Silva quando já se encontravam em desvantagem, sem 'mossa', numa altura em que ainda sonhavam com a vaga de acesso à Liga Conferência.

Árbitro

Fábio Veríssimo protagonizou uma arbitragem segura e sem casos polémicos, tendo imposto o seu critério disciplinar mais rígido desde muito cedo, de forma globalmente coerente.

Leia Também: Sporting não treme e sagra-se bicampeão nacional mais de 70 anos depois

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Erro de milhões. CR7 cometeu 'falha' na escolha do anel de noivado de Gio

Georgina Rodriguez

Erro de milhões. CR7 cometeu 'falha' na escolha do anel de noivado de Gio

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Audi vs. Ducati. Irmãos Márquez protagonizam novo duelo em pista

Audi

Audi vs. Ducati. Irmãos Márquez protagonizam novo duelo em pista

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas