Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

À segunda foi de vez. FC Porto bate Chaves e lidera grupo da Taça da Liga

Dragões chegaram à primeira vitória na prova, depois de um empate frustrante com o Mafra. Topo da tabela é dos azuis e brancos e de forma isolada.

À segunda foi de vez. FC Porto bate Chaves e lidera grupo da Taça da Liga
Notícias ao Minuto

21:00 - 08/12/22 por Tiago Antunes

Desporto Taça da Liga

O FC Porto venceu nesta quinta-feira o Desp. Chaves por 2-0, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Os dragões conquistaram a primeira vitória na prova, depois de escorregarem em casa contra o Mafra.

Danny Loader foi a figura da partida com dois golos na segunda parte, isto depois de 55 minutos de um empate persistente. Nota para as presenças de Steven Vitória, Marko Grujic e, já na segunda parte, de Mehdi Taremi, jogadores que estiveram no Mundial'2022 e já representaram os respetivos clubes.

Com este resultado, o FC Porto chega aos quatro pontos no Grupo A da Taça da Liga e lidera a tabela, precisando apenas de um ponto para chegar à próxima fase. O Desp. Chaves, que empatou na última jornada, segue com um ponto na prova.

Filme de jogo

À segunda, foi de vez. A primeira jornada da Taça da Liga não foi de feição para o FC Porto, com um empate com o Mafra em casa. A oportunidade de chegar ao topo da tabela não foi aproveitada, após o empate entre Feirense e Desp. Chaves, mas a história foi diferente nesta quinta-feira.

Esperava-se maior poderío ofensivo do FC Porto, mas a frente de ataque azul e branca voltou a mostrar algum nervosismo em frente à baliza. Nas vezes em que a bola foi enquadrada à baliza flaviense, Paulo Vítor voou para evitar o golo adversário. Outras vezes, os remates saíram ao lado.

Durante meia hora, o Desp. Chaves foi estudando o adversário e percebendo de que forma poderia criar maior perigo. Foi através do contra-ataque que os transmontanos sufocaram o FC Porto. Durante cinco minutos, a bola pertenceu à equipa da casa, que esteve muito perto do golo por várias ocasiões nesse período.

Foi nessa fase, pouco antes do apito para o intervalo no Estádio Engenheiro Manuel Branco Teixeira, que Cláudio Ramos teve de sujar o equipamento para evitar o primeiro golo. Héctor Hernández subiu às alturas e cabeceou com perigo à baliza portista, que contou com uma defesa enorme do guardião dos dragões.

Só na segunda parte é que se ouviu o grito de golo em Trás-os-Montes. Depois de Vítor Campelos mexer na equipa, Danny Loader mexeu o resultado. João Mário fez todo o trabalho no lado direito do ataque e serviu o inglês que finalizou com qualidade uma bola tensa.

Quatro minutos depois, Loader voltou a abanar a rede, com ajuda de um adversário, no qual a bola ressaltou antes de entrar. O inglês acabou por ser o herói do FC Porto numa partida que demorou a ser desatada, muito pelo trabalho de qualidade feito no meio campo transmontano por João Teixeira e Guima.

O empate da última jornada são águas passadas, estando retomado o rumo dos quartos-de-final da Taça da Liga. O FC Porto é líder do Grupo A, deixando para trás Vizela e Mafra. Na próxima jornada, os azuis e brancos vão receber o Vizela, num jogo que pode decidir o apuramento para os quartos-de-final da competição.

Momento do jogo: O intervalo, que serviu para Sérgio Conceição corrigir alguns defeitas da equipa, o que foi bem visível pela diferença de intensidade e acerto da equipa na segunda parte.

Onzes iniciais

Desp. Chaves: Paulo Vítor; João Correia, João Queirós, Steven Vitória, Sandro Cruz; Guima, Obiora, João Teixeira; Euller, Hector, Luther.  

FC Porto: Cláudio Ramos; João Mário, Fábio Cardoso, Marcano, Wendell; Grujic, Uribe, Loader, Pepê; Toni Martínez, Galeno.

Antevisão

O FC Porto vai jogar nesta quinta-feira na casa do Desp. Chaves, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Os dragões chegam a esta partida com apenas um ponto somado na prova, mas sem o sinal de alerta ligado.

O empate na abertura da prova, frente ao Mafra, frustrou os planos de Sérgio Conceição, que planeava regressar aos relvados com um triunfo. Contudo, o emblema da II Liga complicou as contas do técnico, forçando um empate no Estádio do Dragão e deixando tudo em aberto no Grupo A.

Nesta segunda partida da Taça da Liga, o FC Porto vai em busca de três pontos que poderão deixá-lo isolado no topo da tabela. Na outra partida deste grupo, Mafra e Vizela empataram e abriram caminho aos dragões, tal como oa flavienses, para o primeiro lugar.

O Desp. Chaves-FC Porto tem apito inicial marcado para as 19h desta quinta-feira e poderá acompanhar a par e passo as incidências desse jogo aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Desp. Chaves-FC Porto: No grupo dos empates, há duelo pela liderança

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório