Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Sporting sorri nos Arcos e está com pé e meio nos 'quartos'

Leões assumem a liderança isolada do grupo B e estão a um ponto de confirmar um lugar na próxima fase da competição. Em caso de derrota diante do Marítimo, a equipa de Rúben Amorim tem ainda possibilidade de alcançar o objetivo, consoante o resultado do duelo entre Rio Ave e Farense.

Sporting sorri nos Arcos e está com pé e meio nos 'quartos'
Notícias ao Minuto

22:25 - 07/12/22 por Miguel Simões

Desporto Taça da Liga

Sensivelmente uma semana depois de ter goleado o Farense, o Sporting bateu o Rio Ave (0-2) em Vila do Conde, esta quarta-feira, tendo ficado com um pé e meio nos 'quartos' da Taça da Liga, tendo em conta a elevada diferença de golos até ao primeiro - o primeiro critério para um eventual desempate na liderança.

Num primeiro tempo com pouco futebol na primeira meia hora, as duas equipas chegaram a estar perto de abrir o ativo mais perto do intervalo, mas acabaram por ir para o descanso sem alterações no marcador.

Entre os vários falhanços leoninos da segunda parte, o Sporting conseguiu fazer dois golos em cerca de dez minutos - através de Gonçalo Inácio e um autogolo de Boateng -, algo que deixou a equipa de Rúben Amorim mais perto do objetivo de passar à fase seguinte da prova.

Foi preciso esperar pela meia hora

Em equipa que ganha (ou goleia) não se mexe e, perante essa lógica, Rúben Amorim preferiu apenas substituir Franco Israel por Antonio Adán por comparação ao onze apresentado há precisamente uma semana, diante do Farense (6-0). O mesmo raciocínio seguiu Luís Freire, que optou por trocar Vítor Gomes (homenageado pelos 200 jogos no clube) pelo ex-Benfica Samaris.

No entanto, ambas as equipas tardaram em assentar o seu o jogo. É verdade que Nuno Santos esteve perto de assinar um tento madrugador, com direito à resposta de Leonardo Ruiz pouco depois, mas só depois da meia hora de jogo começaram a surgir oportunidades dignas de registo.

Após passe de Pedro Porro, Paulinho falhou no desvio que poderia ter desbloqueado o nulo, Leonardo Ruiz assustou Adán logo de seguida e, à beira do intervalo, Nuno Santos voltou a ameaçar a baliza de Jhonatan. Porém, o resultado não se alterou e as equipas seguiram para o descanso sem golos.

'Festival de falhanços' não evitou a felicidade

A segunda parte arrancou com um lance de dúvida na grande área vilacondense, uma vez que Marcus Edwards ficou a reclamar penálti cometido por Pantalon aos 48 minutos, mas o árbitro nada assinalou. Na resposta, João Ferreira ainda assustou Adán, mas foi apanhado em fora de jogo.

À passagem da hora de jogo, eis que surgiu o primeiro de vários falhanços do conjunto leonino. Paulinho viu Jhonatan negar-lhe os festejos e, na recarga, Francisco Trincão fez lembrar Bryan Ruiz ao falhar escandalosamente o golo, ao que se seguiu a imediata resposta de Leonardo Ruiz na baliza contrária.

Porém, aos 62 minutos foi de vez. Gonçalo Inácio surgiu no coração da grande área e, a passe de Edwards, quase nem precisou de saltar para cabecear para o fundo das redes.

Rúben Amorim resolveu mexer na equipa, lançando Ugarte após a participação no Mundial do Qatar, precisamente antes de ver Pedro Porro e Trincão a falharem aquele que seria o segundo da partida.

À passagem do minuto 73, eis que surgiu o tento da tranquilidade. Na sequência de um livre cobrado à esquerda do atange, Boateng tentou desviar o perigo e acabou mesmo por rubricar um auto-golo muito festejado pela equipa leonina.

Até final, o Sporting acumulou mais uma ou outra situação para chegar ao terceiro,  nomeadamente por intermédio de Sotiris e Paulinho, mas o resultado não sofreu mais alterações.

O Sporting assume a liderança isolada do grupo B, com seis pontos, enquanto Rio Ave e Farense seguem logo atrás, com três, já com o Marítimo eliminado, sem qualquer ponto. Um ponto frente ao Marítimo será suficiente para os leões seguirem em frente, no entanto, caso percam, há ainda a possibilidade de alcançar os 'quartos' da Taça da Liga, consoante o resultado do duelo entre Farense e Rio Ave. A verdade é que a diferença de golos é elevada e só um milagre impedirá o Sporting de seguir em frente.

Momento do jogo: O segundo golo do Sporting acabou por tranquilizar a equipa, já dentro dos últimos 20 minutos, reduzindo as hipóteses do Rio Ave.

Leia Também: Gonçalo Inácio foi às alturas colocar o Sporting em vantagem

Leia Também: Boateng marcou na própria baliza e deixou Sporting mais confortável

[Notícia atualizada às 22h28]

Onzes

Rio Ave: Jhonatan; João Ferreira, Patrick William, Aderllan Santos, Renato Pantalon, Paulo Vitor; Guga Rodrigues, Andreas Samaris, Miguel Baeza; Leonardo Ruiz e Emmanuel Boateng

Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, José Marsà, Matheus Reis; Pedro Porro, Pedro Gonçalves, Dário Essugo, Nuno Santos; Marcus Edwards, Paulinho e Francisco Trincão

Antevisão

Sensivelmente uma semana depois de terem disputado a jornada inaugural da Taça da Liga, Rio Ave e Sporting defrontam-se, esta quarta-feira, num duelo entre líderes que poderá ter um peso crucial nas contas do grupo.

O conjunto de Rúben Amorim arrancou a prova com uma goleada caseira (6-0) diante do Farense, tendo alcançado um resultado cuja diferença de golos pode ter impacto nas contas do grupo, em caso de desempate.

Já a equipa de Luís Freire triunfou na Madeira, ao bater o Marítimo (0-1), tendo estado em superioridade numérica durante grande parte da partida.

Recorde-se que, à segunda jornada do campeonato, os leões bateram os vilacondenses por 3-0 em Alvalade.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 em Vila do Conde, será ajuizado por Miguel Nogueira e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Rio Ave-Sporting: Qual dos líderes vai tomar a dianteira?

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório