Meteorologia

  • 05 FEVEREIRO 2023
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 18º

Rio Ave-Sporting: Qual dos líderes vai tomar a dianteira?

Leões voltam a jogar para a Taça da Liga, esta quarta-feira, após terem goleado o Farense. Já o Rio Ave sorriu na Madeira.

Rio Ave-Sporting: Qual dos líderes vai tomar a dianteira?

Sensivelmente uma semana depois de terem disputado a jornada inaugural da Taça da Liga, Rio Ave e Sporting defrontam-se, esta quarta-feira, num duelo entre líderes que poderá ter um peso crucial nas contas do grupo.

O conjunto de Rúben Amorim arrancou a prova com uma goleada caseira (6-0) diante do Farense, tendo alcançado um resultado cuja diferença de golos pode ter impacto nas contas do grupo, em caso de desempate.

Já a equipa de Luís Freire triunfou na Madeira, ao bater o Marítimo (0-1), tendo estado em superioridade numérica durante grande parte da partida.

Recorde-se que, à segunda jornada do campeonato, os leões bateram os vilacondenses por 3-0 em Alvalade.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 em Vila do Conde, será ajuizado por Miguel Nogueira e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Luís Freire

Adversário: Sabendo que o Sporting é o favorito a passar o grupo, tal com dirão mais de 90% das pessoas, temos de ter a iniciativa para contrariar esse tipo de prognóstico. Queremos superarmo-nos e dar uma resposta que pouca gente estará à espera.

Prova para treinar: Não achamos que esta seja uma prova para treinar, mas sim oportunidade para nos desafiarmos. Ainda bem que há este tipo de jogos, em que precisamos de estar com a corda toda para dar uma boa resposta.

Momento do Sporting: Da nossa parte somos uma resistência mais forte. Já sobre o Sporting, sinto que com esta paragem teve mais tempo para se organizar e equilibrar. Surgiram muito fortes no jogo frente ao Farense, como um futebol muito ofensivo e cheio de confiança. É esse o adversário que espero.

Rúben Amorim

Vai apostar em jovens amanhã? Estamos sempre a formar equipas e aproveito todos os momentos para melhorar esta equipa. Durante a semana, estes dias que são longos, quem estiver melhor vai jogar. É o principal foco. Já houve fases em que rodámos jogadores. Quem entender que tem as melhores caraterísticas para o jogo, vai jogar. Não vou fazer experiência. Vão jogar aqueles com quem podemos preparar melhor o futuro e passar a fase da Taça da Liga, principalmente. É importante ganharmos amanhã.

O jogo é decisivo? Os golos podem fazer toda a diferença: Obviamente os golos têm muita influência, como vimos no Mundial, mas é muito mais que isso. É preparar a equipa, ver se a equipa melhora, continuar a não sofrer golos... Acho que estamos habituados a jogar estas decisões. Vamos encontrar um campo muito difícil, não sabemos se vai estra vento ou não. Aziz e Boateng podem criar muitos problemas nas bolas paradas. Preparámos a equipa, e apesar de o jogo ser decisivo há coisas mais importantes que isso, como não sofrer golos. 

Prestação de Morita no Mundial: Não falámos muito do Morita talvez por não ser do grupo de Portugal. Não esteve no primeiro jogo por lesão, penso eu. Correu muito. O Japão joga muito bem como equipa e evoluíram muito coletivamente nos últimos anos. Às vezes falta um jogador que decida mais jogos. Não me surpreende nada a prestação deles. O Morita esteve dentro do jogo dele, numa equipa que joga mais baixo e em transição e que às vezes passa mais tempo a defender, não ajuda às caraterísticas dele. Notei-o muito adulto. Vem com andamento e isso é importante. O Ugarte é uma preocupação, esteve muito tempo parado. Os jogadores têm de estar prontos para jogar, mas no caso dele nota-se uma quebra de intensidade. O Morita e Coates jogaram, correram muito... Fatawu e Ugarte nem tanto, vamos ter de trabalhar nisso.

Últimos resultados

Rio Ave: V-V-V-D-V

Sporting: V-V-V-D-D

Últimos onzes

Rio Ave: Jhonatan; João Ferreira, Patrick William, Aderllan Santos, Renato Pantalon, Paulo Vitor; Guga Rodrigues, Vítor Gomes, Miguel Baeza; Leonardo Ruiz e Emmanuel Boateng

Sporting: Franco Israel; Gonçalo Inácio, José Marsà, Matheus Reis; Pedro Porro, Pedro Gonçalves, Dário Essugo, Nuno Santos; Marcus Edwards, Paulinho e Francisco Trincão

Ausências

Rio Ave: (-)

Sporting: Luís Neto, Daniel Bragança (lesionados), Manuel Ugarte, Sebastián Coates, Hidemasa Morita e Fatawu (paragem para seleções)

Leia Também: Amorim sobre as palavras de Ronaldo: "São coisas que acontecem"

Leia Também: Sporting continua a preparar jogo em Vila do Conde com três baixas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório