Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Quem sabe, avisa Portugal: "A Coreia do Sul está a crescer muito"

A seleção asiática será a próxima a defrontar a equipa das quinas na fase de grupos do Mundial'2022. Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Diego Maurício anteviu uma partida bem disputada, a pender para o lado luso, mas sem facilidades. O avançado ex-Vitória FC, que passou pelo futebol coreano, contou, ainda, como a modalidade tem crescido no país, com a ajuda de treinadores como... José Morais e Paulo Bento.

Quem sabe, avisa Portugal: "A Coreia do Sul está a crescer muito"
Notícias ao Minuto

07:05 - 01/12/22 por Tiago Antunes

Desporto Exclusivo

Portugal está apurado para os oitavos de final do Mundial'2022, depois de duas vitórias na fase de grupos, frente a Gana e Uruguai. Para o fim, ficou aquele que, na teoria, é o elo mais fraco do grupo. Mas engane-se quem partilha dessa ideia, avisou Diego Maurício.

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o avançado brasileiro, que passou pelo Vitória FC e que jogou no futebol coreano afirmou ver mudanças no futebol do país. Por essa razão é que, mesmo dando o favoritismo ao conjunto luso, não prevê facilidades em campo.

Menos corrida, mais inteligência

Diego Maurício admitiu ver a modalidade a evoluir na Coreia do Sul, classificando os 'novos' jogadores coreanos como "disciplinados, velozes e comprometidos". A qualidade física foi substituída pela competência técnica e pela inteligência em campo.

"O futebol coreano está a crescer muito. Eles pensavam muito em correr, correr, correr e não tinham muitas pessoas para ajudar na parte da qualidade. Então, começaram a levar treinadores de Portugal, do Brasil, de outros sítios, para ajudar com o futebol de formação para projetar os jogadores e fazê-los crescer. O plano era fazer com que tivessem uma técnica apurada, e isso está a acontecer. Hoje, há muitos jogadores coreanos na Europa, e a seleção joga muito bem com Paulo Bento", começou por dizer o jogador de 31 anos.

Notícias ao Minuto Diego Maurício jogou na Coreia do Sul, entre 2017 e 2019© Reprodução/Instagram Diego Maurício

O trabalho feito no futebol da Coreia do Sul tem sido apoiado na troca de ideias com treinadores europeus, acredita Diego Maurício. O jogador, que representou o Gangwon e o Busan IPark, entre 2017 e 2019, deu especial destaque ao selecionador da Coreia, Paulo Bento.

"Paulo Bento está a fazer um trabalho muito bom na Coreia do Sul. Isso está a fluir para o futebol coreano, estão a abrir a mente para a parte técnica, para outras coisas que o futebol pede. A Coreia, hoje, está sempre nos Mundiais. Fizeram um jogo difícil contra o Gana, sofreram o golo num momento de desatenção, mas podiam ter ganho o jogo. Essa vinda de estrangeiros para a Coreia está a ajudar muito o futebol deles a crescer", acrescentou, referindo-se a outro.

Notícias ao Minuto Paulo Bento orienta a seleção da Coreia do Sul desde 2018© Getty Images

Uma evolução apoiada por... portugueses

"No ano passado, o treinador do maior clube da Coreia, o Jeonbuk, foi José Morais, português. Fez um grande trabalho, tanto que foi campeão nos dois anos em que lá esteve e chegou muito longe na Liga dos Campeões da Ásia. Estão a ir mais treinadores para lá e isso é que está a ajudar muito. Os coreanos estão a abrir a mente e a perceber que os estrangeiros podem trabalhar no futebol. Antes, tinham a cabeça muito fechada e só queriam coreanos a trabalhar no futebol deles. Depois, não tinham a troca de ideias com outros treinadores, o conhecimento de outras mentalidades, de outras técnicas de trabalho. Essa abertura para os estrangeiros tem ajudado muito", acredita.

Notícias ao Minuto José Morais foi bicampeão da Coreia do Sul pelo Jeonbuk© Getty Images

Por conta das ajudas de fora, a seleção da Coreia do Sul é hoje, aos olhes de Diego Maurício, um melhor conjunto. Apesar de não prever uma vitória dos asiáticos, o avançado brasileiro antevê tarefa complicada para a equipa das quinas.

"Eles hoje jogam muito melhor. Antes, Portugal jogava contra a Coreia do Sul e ganhava por uns 6-0 ou 7-0. Hoje já não. Hoje é um jogo bem difícil. Vão ganhar, mas vão passar por momentos de dificuldade. O Son [avançado do Tottenham] é um grande jogador, é perigoso, o Kim Min-jae [defesa do Napoli] é muito bom jogador, têm jogadores em França, na Premier League, melhoraram bastante na qualidade", afirmou.

Notícias ao Minuto A Coreia do Sul leva um ponto no Grupo H do Mundial'2022© Getty Images

Futebol coreano no topo da lista

Diego Maurício tem sido um jogador de experiências. Do Brasil, saiu para a Rússia, passando depois por Portugal, Coreia do Sul, China, Qatar, Arábia Saudita, até chegar à Índia, onde joga hoje. De todos os campeonatos asiáticos que já experimentou, o coreano está no topo das escolhas,

"O coreano, entre esses, é o melhor. Juntamente com o japonês, é o melhor da Ásia. O Qatar tem muito dinheiro, mas não tem jogadores locais tão bons. A Arábia Saudita está a crescer, está a fazer um bom Mundial. Mas os dois países asiáticos com melhores jogadores locais são Japão e, logo a seguir, Coreia do Sul", disse.

Atento ao Mundial'2022, na esperança de que o Brasil levante o troféu de vencedor pela sexta vez na história, Diego Maurício tem o seu favorito. Ainda assim, prevê uma grande prova para Portugal, por quem também torce.

"Estou a torcer muito pelo Brasil. Acho que ainda tem de melhorar algumas coisas, não jogou o que pode jogar. Mas é o Mundial, por vezes não se joga bem, mas dá para ganhar. A possibilidade de ganhar é muito grande. Estou também a torcer por Portugal, que tem muito bons jogadores. Portugal-Brasil nos 'oitavos'? Não, vão passar os dois em primeiro. Até acho que Portugal tem grandes chances de chegar à final ou, pelo menos, à meia-final. São detalhes até lá. Espero que vença o melhor futebol", concluiu.

A seleção portuguesa está avisada. A partida frente à Coreia do Sul está marcada para sexta-feira, às 15h, no Estádio Education City.

Leia Também: Luis Enrique ignora estatísticas: "Messi corria metade e fazia hat trick"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório