O FC Porto recebe esta sexta-feira, no Estádio do Dragão, o Mafra, em jogo a contar para a primeira jornada do grupo A da Taça da Liga.
Azuis e brancos e mafrenses voltam a reencontrar-se, desta feita mais a norte do país, isto depois dos portistas terem eliminado a equipa da região Oeste em jogo a contar para a Taça de Portugal.
Na altura, a equipa portista venceu em Mafra por expressivos 3-0 e seguiu para os oitavos de final da competição. Agora, a equipa comandada por Sérgio Conceição procura começar a Taça da Liga com o pé direito.
Porém, a formação orientada do Ricardo Sousa irá, certamente, procurar fazer uma pequena gracinha no Estádio do Dragão, procurando beneficiar do facto dos portistas irem a jogo sem alguns dos habituais titulares.
Na antevisão a esta partida, Sérgio Conceição sublinhou que a equipa vai precisar de estar concentrada para fazer melhor do que nas edições anteriores da Taça da Liga e tentar vencer o troféu que ainda não está no palmarés dos azuis e brancos.
O encontro entre FC Porto e Mafra tem apito inicial agendado para as 20h45 e contará com arbitragem de Miguel Nogueira.
Treinadores em discurso direto:
Sérgio Conceição:
Jogo diferente em relação à Taça de Portugal por causa do Mundial: É uma mensagem inteligente do Ricardo Sousa, uma mensagem para dentro, para que os jogadores consigam ganhá-lo. As mudanças não foram muitas no Mafra. A forma de encarar, à partida, não será muito diferente. Às vezes, acontecem surpresas. Não posso adivinhar a estratégia do Ricardo Sousa, mas posso controlar o comportamento da minha equipa e dos meus jogadores, quando temos bola e quando não temos. Trabalhámos da mesma forma em Champions e Taça da Liga, com respeito pelo adversário. Não há facilitismos para ninguém.
Taça da Liga é pedra no sapato. O que é preciso mudar? Tem de mudar que na final não podemos sofrer golos e temos de marcar mais que o adversário. Desde que cheguei aqui, exceptuando no ano passado, foram sempre prestações muito positivas. Chegámos duas vezes à final e uma delas perdemos para o Sporting nas grandes penalidades depois de termos estado a ganhar o jogo. Podíamos ter feito mais golos nesse jogo. Contra o Sp. Braga foi um golo às três tabelas e a acabar o jogo. Precisamos de ser mais competentes do que no passado para vencermos a competição. Não podemos é entrar nas superstições porque não ganhámos e dizer que este é um título amaldiçoado porque não o ganhámos ainda. O que está amaldiçoado deixa de estar com trabalho e eu acredito nisso. Estou confiante.
Competição oficial a decorrer no meio do Mundial: Em relação ao que é o planeamento e esta competição, eu já falei muito sobre isso. Dar os parabéns à Liga porque consegue meter a disputa de um troféu neste período. É preciso coragem porque toda a gente está a olhar para as seleções e o Mundial. Quero os jogadores todos focados no jogo de amanhã. Peço que os sócios e adeptos possam aparecer amanhã. Sei que a hora não é convidativa, mas penso que o tempo vai mudar amanhã. Há também uma ação que o FC Porto se associou à ONU na campanha 'Fome Zero'. Peço que tragam um ou mais bens alimentares para contribuir. Queremos sempre os jogadores motivados e na 'red line' e é importante que o público esteja assim também para que se sinta que este jogo é importante. Queremos muito chegar à final e ser mais competentes do que fomos num passado recente.
Ricardo Sousa:
Não realizou a habitual conferência de imprensa
Últimos resultados
FC Porto: E-V-V-V-V
Mafra: E-V-V-D-E
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Pepê, Fábio Cardoso, Marcano, Wendell, Otávio, Uribe, Eustaquio, Galeno, Taremi e Evanilson.
Mafra: Renan Bragança, Pedro Pacheco, Ousmane Diomandé, Pedro Barcelos, Ença Fati, Leandrinho, Léo Cordeiro, Gui Ferreira, Pité, Diogo Almeida e Lucas Silva.
Ausências
FC Porto: Diogo Costa, Pepe, Otávio, Marko Grujic, Eustáquio e Mehdi Taremi (seleção); Francisco Meixedo, Zaidu, Gabriel Veron e Evanilson (lesionados).
Mafra: Bura Murilo, Vítor Gabriel, Loide Augusto e Zidane Banjaqui (lesionados).
Leia Também: Conceição: "Taça da Liga durante o Mundial? É preciso coragem..."