Meteorologia

  • 28 NOVEMBRO 2022
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

Conceição: "Taça da Liga durante o Mundial? É preciso coragem..."

Treinador do FC Porto fez a antevisão ao jogo da Taça da Liga diante do Mafra.

Conceição: "Taça da Liga durante o Mundial? É preciso coragem..."
Notícias ao Minuto

12:05 - 24/11/22 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Desporto Sérgio Conceição

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, fez ao final da manhã desta quinta-feira a antevisão do jogo com o Mafra, a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

Na conferência de imprensa, o técnico foi questionado sobre a calendarização da prova para a altura do Campeonato do Mundo e elogiou a coragem da Liga para marcar os jogos para estas semanas do Mundial'2022.

Questionado ainda sobre o tempo de compensação que se tem verificado nos jogos do Mundial'2022, e se gostaria de ver o  mesmo transposto para a I Liga, Sérgio Conceição salientou que este tem sido um tema muito abordado nas suas conferências de imprensa.

Sobre a eventual conquista da Taça da Liga, o treinador do FC Porto disse que a sua equipa tem de ser mais competente do que em anos anteriores para conquistar a prova pela primeira vez.

Fique abaixo com o essencial das declarações de Sérgio Conceição.

Leia Também: Galeno aponta à conquista da Taça da Liga: "Objetivo vai ser cumprido"

Termina a conferência de imprensa

Rodrigo Querido | há 4 dias

Sérgio Conceição abandona agora a sala de imprensa, depois de ter feito a antevisão ao jogo da Taça da Liga diante do Mafra.

Moldes da Taça da Liga para este ano pode interferir?

Rodrigo Querido | há 4 dias

Sérgio Conceição:

"Para o segundo jogo já posso ter alguns jogadores (risos). Penso que é dia 2 que termina a fase de grupos. A preparação não foi diferente, nem os jogadores. A abordagem é aquela que fazemos. Olhamos para o adversário e para alguma fragilidade que possa ter, uma nuance ou outra que devemos ter com bola. Foi tudo normal, indigentemente de estar a trabalhar com um grupo com menos jogadores. Tenho alguns da equipa B que sabem da exigência que queremos aqui:"

Como vive estes jogos das seleções?

Rodrigo Querido | há 4 dias

Sérgio Conceição:

"Como apaixonado por futebol, consigo desfrutar de um bom jogo e comportamento das diferentes seleções.  Temos visto algumas surpresas neste Mundial e queremos evitar isso amanhã. Falei aos jogadores do jogo do Japão e da Alemanha. O futebol, hoje em dia, há muito equilíbrio. Não existem papões. Há equipas que trabalham de forma séria, cultos a nível tático. Vi o Japão, nomeadamente o treinador, com um brilho no olhar, com coração quente e cabeça fresca, o que me disse que poderia acontecer algo fantástico no jogo. Acabaram por dar boa resposta. O futebol anda à volta destas características, sem descurar o trabalho de campo e o pormenor."

Evanilson e as ausências frente ao Mafra

Rodrigo Querido | há 4 dias

Sérgio Conceição:

"Não tenho [uma previsão de quando Evanilson pode voltar]. Tem dado uma resposta positiva aos tratamentos. Ficará de fora contra o Mafra e contra o Chaves...vamos ver. Poderá estar mais próximo com o Chaves. Amanhã é impossível. Zaidu e Veron também não estarão, além dos jogadores nas seleções."

Taremi e Eustáquio no Mundial e o perigo do mercado

Rodrigo Querido | há 4 dias

Sérgio Conceição:

"Gostei dos dois jogadores, dentro de uma dinâmica diferente. Taremi igual a ele, ao que nos tem habituado. No penálti, tranquilo, e, no golo, inteligente pela forma como aproveitou o espaço. O Eustáquio sempre com grande compromisso e abrangência do seu jogo no campo. Cada vez melhor. Fico contente por ver jogadores do FC Porto a exibir-se nesse nível."

Jogo diferente em relação à Taça de Portugal por causa do Mundial

Rodrigo Querido | há 4 dias

Sérgio Conceição:

"É uma mensagem inteligente do Ricardo Sousa, uma mensagem para dentro, para que os jogadores consigam ganhá-lo. As mudanças não foram muitas no Mafra. A forma de encarar, à partida, não será muito diferente. Às vezes, acontecem surpresas. Não posso adivinhar a estratégia do Ricardo Sousa, mas posso controlar o comportamento da minha equipa e dos meus jogadores, quando temos bola e quando não temos. Trabalhámos da mesma forma em Champions e Taça da Liga, com respeito pelo adversário. Não há facilitismos para ninguém."

Tempo de descontos no Mundial e a 'luta' antiga de Conceição

Rodrigo Querido | há 4 dias

Sérgio Conceição:

"Não sei se posso falar nisso. Fiz a antevisão a um jogo com o Marítimo e lembro-me que disse que os treinadores, as equipas técnicas têm capacidade de provocarem dificuldades na zona defensiva que não é anti jogo. Mas se tivessem de dar dez minutos de descontos se o guarda-redes fosse assistido quatro vezes, tinham de dar esses descontos. E nesse jogo houve dez minutos de compensação e eu fui castigado. Disseram que eu criei alguma pressão na equipa de arbitragem. Já assisti a jogos com 14 minutos de tempo de compensação. Têm de dar o tempo que é justo e hoje as equipas de arbitragem estão tão bem apetrechadas... não entendo se isso não acontecer. É um aspeto positivo deste Mundial."

Tem visto os jogos do Mundial com atenção?

Rodrigo Querido | há 4 dias

Sérgio Conceição:

"Estive atento ao jogo entre o Vizela e o Chaves da Taça da Liga. Exigi isso aos meus jogadores e houve um ou outro que se distraiu e depois teve de vê-lo. Vi também o do Leixões com o Santa Clara. Fica mais difícil para nós vermos por causa dos horários e dos treinos."

Taça da Liga é pedra no sapato. O que é preciso mudar?

Rodrigo Querido | há 4 dias

Sérgio Conceição:

"Tem de mudar que na  final não podemos sofrer golos e temos de marcar mais que o adversário. Desde que cheguei aqui, exceptuando no ano passado, foram sempre prestações muito positivas. Chegámos duas vezes à final e uma delas perdemos para o Sporting nas grandes penalidades depois de termos estado a ganhar o jogo. Podíamos ter feito mais golos nesse jogo. Contra o Sp. Braga foi um golo às três tabelas e a acabar o jogo. Precisamos de ser mais competentes do que no passado para vencermos a competição. Não podemos é entrar nas superstições porque não ganhámos e dizer que este é um título amaldiçoado porque não o ganhámos ainda. O que está amaldiçoado deixa de estar com trabalho e eu acredito nisso. Estou confiante."

Estreia de Portugal no Mundial'2022

Rodrigo Querido | há 4 dias

Sérgio Conceição:

"Aproveito para desejar boa sorte à nossa seleção e a todos os treinadores portugueses que estão no Mundial que não é só um, mesmo que implique dois portugueses se defrontem no grupo. Prefiro que Portugal saia por cima. Desejo sorte também sorte a todos os jogadores do campeonato português que estão no Mundial, principalmente do FC Porto."

Competição oficial a decorrer no meio do Mundial

Rodrigo Querido | há 4 dias

Sérgio Conceição:

"Em relação ao que é o planeamento e esta competição, eu já falei muito sobre isso. Dar os parabéns à Liga porque consegue meter a disputa de um troféu neste período. É preciso coragem porque toda a gente está a olhar para as seleções e o Mundial. Quero os jogadores todos focados no jogo de amanhã. Peço que os sócios e adeptos possam aparecer amanhã. Sei que a hora não é convidativa, mas penso que o tempo vai mudar amanhã. Há também uma ação que o FC Porto se associou à ONU na campanha 'Fome Zero'. Peço que tragam um ou mais bens alimentares para contribuir. Queremos sempre os jogadores motivados e na 'red line' e é importante que o público esteja assim também para que se sinta que este jogo é importante. Queremos muito chegar à final e ser mais competentes do que fomos num passado recente."

O que a equipa vai apresentar de diferente em relação ao jogo em Mafra?

Rodrigo Querido | há 4 dias

Sérgio Conceição:

"É importante iniciar bem a competição, olhando também para o resultado do jogo que aconteceu entre o Vizela e o Chaves. Temos noção de que é um título que podemos conquistar num futuro breve. Vamos dar tudo para que isso aconteça e para sermos um pouco mais felizes. Depende do nosso trabalho e daquele que é o nosso foco na competição."

Tempo de descanso nos últimos dias

Rodrigo Querido | há 4 dias

Sérgio Conceição:

"Não foi nenhuma semana de férias ou de pausa. Houve três dias de descanso e a partir do terceiro dia houve trabalho dos jogadores em permanente contacto com a equipa técnica."

Aí está Sérgio Conceição

Rodrigo Querido | há 4 dias

Treinador do FC Porto começa a fazer a antevisão ao jogo da Taça da Liga diante do Mafra.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório