Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Diário do Mundial'2022: Dia de pôr a bola a rolar no polémico... Qatar

Ao longo do Mundial'2022, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe um diário de bordo que o deixará a par de todas as novidades. Há resultados, marcadores, declarações, momentos de bastidores e muito mais para acompanhar ao minuto.

Diário do Mundial'2022: Dia de pôr a bola a rolar no polémico... Qatar
Notícias ao Minuto

06:28 - 20/11/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Mundial 2022

A espera finalmente acabou. O Mundial'2022 arranca este domingo no Qatar, uma prova recheada de controvérsia ainda antes do apito inicial. A 22.ª edição do Campeonato do Mundo inicia-se com o duelo entre o anfitrião Qatar e o Equador, para o grupo A, e termina em 18 de dezembro.

Nas últimas semanas, a discussão em torno do não cumprimento dos mais fundamentais direitos humanos nesta nação do Médio Oriente escalou de tom. Exploração dos trabalhadores que construíram as infraestruturas para o Mundial, discriminação das mulheres e pessoas LGBT e falta de liberdade de imprensa são algumas das acusações feitas ao Qatar pelas principais organizações de defesa de direitos humanos.

A mais recente polémica neste país está relacionada com a venda de álcool nos estádios. Depois da FIFA, numa primeira fase, ter dado luz verde a esta situação, o organismo, pressionado pela família real qatari, deu um passo atrás e proibiu a venda de bebidas alcoólicas dentro dos recintos.

Além disso, soube-se também que a organização do Campeonato do Mundo protagonizou mais uma mudança, desta feita relativamente ao tão badalado programa 'Fan Leader Network'. Os adeptos contratados para viajar para o Qatar e falar bem da competição que, afinal, não irão receber qualquer tipo de pagamento.

De Portugal, por exemplo, chegam críticas de muitos dos quadrantes da sociedade. Desde partidos, a membros do Governo e passando até pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, todos apontaram o Qatar como um país onde não se cumprem os direitos humanos. Ainda assim, o chefe de Estado vai mesmo estar presente no Mundial'2022.

Dado este crescente número de opiniões discordantes, Gianni Infantino, presidente da FIFA, esteve presente no sábado numa explosiva conferência de imprensa, na qual rebateu todas as críticas feitas ao Qatar. Por um lado, o dirigente suíço arrasou críticos do Mundial e aconselhou a Europa a aprender com o Qatar, mostrando-se ainda solidário com aquelas que têm vindo a ser apontadas como vítimas da prova. Sobre a proibição de cerveja nos estádios, Infantino sublinhou que qualquer um sobrevive sem cerveja durante 3 horas.

Polémicas à parte, a emoção será, com toda a certeza, o ingrediente principal deste Mundial'2022. Ao longo dos próximos 30 dias, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe o diário de bordo desta competição de seleções e promete deixá-lo a par de todas as novidades: resultados, marcadores, declarações, entrevistas e momentos de bastidores. 

Sendo o primeiro dia de competição, apenas um jogo será disputado - o tal entre Qatar e Equador-, mas nos próximos dias não faltarão jogos que o vão prender a maior competição de futebol entre seleções. 

Natural destaque para a nossa seleção que no dia 24, quinta-feira, vai iniciar a participação frente ao Gana. A quatro dias da estreia, o onze escalado por Fernando Santos ainda é uma incógnita, mas há um dado preocupante. No primeiro treino em solo qatari, seis dos 26 eleitos fizeram trabalho de recuperação. Ainda assim, espera-se que os convocados esteja todos à disposição e na máxima força para o duelo com os ganeses.

Eis a agenda da seleção nacional para este domingo (hora de Portugal Continental)

Entrada no Centro Treinos Al-Shahaniya SC: 06h00
Conferência de imprensa com um jogador a designar: 06h45
Treino: 07h30 (15 minutos abertos aos OCS)
Saída do Centro Treinos Al-Shahaniya SC: 08h30

O jogo deste dia

Qatar-Equador, 16 horas (Al Bayt Stadium, em Al Khor)

Leia Também: FIFA arrasa críticos do Mundial e aconselha Europa a aprender com o Qatar

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório