Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AJM/FC Porto vence Leixões e conquista Supertaça feminina de voleibol

A AJM/FC Porto conquistou hoje a sua quarta Supertaça feminina de voleibol, após bater o Leixões por 3-2, num jogo muito equilibrado que foi disputado no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

AJM/FC Porto vence Leixões e conquista Supertaça feminina de voleibol
Notícias ao Minuto

19:27 - 05/10/22 por Lusa

Desporto Voleibol feminino

Depois de se ter imposto no 'set' inaugural, as campeãs nacionais foram derrotadas nos dois seguintes por um Leixões motivado e determinado e resolveram a contenda a seu favor numa 'negra' em que a posto norte-americana Kyra Holt foi decisiva com o remate poderoso.

O primeiro 'set' foi equilibrado até aos 8-8, mas a partir deste momento a AJM/FC Porto conseguiu um parcial de 3-0 e saltou para a frente do marcador, tendo triunfado por 25-21 com um remate mais colocado do que em força de Kyra Holt.

O Leixões começou a perder o parcial seguinte, mas empatou, passou para a frente do marcador e deixou o seu opositor cinco pontos atrás (2-7). Maria Lopes e uma consistência maior a vários níveis permitiram à equipa de Matosinhos manter-se na frente e fechar este parcial por 24-26.

Embalado, o Leixões continuou a ser mais forte do que o adversário no terceiro parcial e de pouco valeram ao adversário as duas pausas que o seu técnico, Rui Moreira, pediu num curto de espaço de tempo, quando o resultado registava 3-7 e 8-12.

Maria Lopes e a veterana Juliana Antunes (37 anos) mostraram-se inspiradas e guiaram o Leixões para um triunfo seguro neste terceiro 'set', enquanto a AJM/FC Porto evidenciava intranquilidade e fragilidade nas suas ações.

O quarto parcial foi o mais equilibrado, emotivo e intenso e pendeu para o lado da AJM/FC Porto, sendo que as leixonenses tiveram quatro ocasiões para fechar o 'set' - e o jogo - a seu favor (25-26, 26-27, 27-28 e 28-29) e levar o troféu.

Juliana Antunes esteve em foco neste parcial, mas do outro lado brilhou também Kyra Holt, com os seus remates fortes. Depois de muita luta e incerteza, Kyra Holt fez o 31-30 e a seguir serviu, tendo a líbero Beatriz Basto enviado a bola para fora e entregado assim a vitória ao rival por 32-30.

Num jogo em que houve 'video challenge', o Leixões beneficiou desta tecnologia, que permite esclarecer lances mais duvidosos, para fazer o 0-2 no quinto e derradeiro parcial e depois conseguiu mesmo um 2-4 a seu favor, mas tudo mudou daí para a frente.

A AJM/FC Porto empatou, ganhou depois uma pequena vantagem (5-4, 6-5 e 7-6), foi-se distanciando no marcador e vencia por dois pontos quando as equipas trocaram de campo (8-6).

O Leixões tentou resistir, mas o adversário tomou conta do jogo e Kyra Holt colocou a equipa a vencer por 13-9 e a dois pontos do triunfo no 'set' e no encontro.

Apesar da sua garra e resistência, o Leixões já não teve forças para travar a AJM/FC Porto, que ganhou o parcial por 15-12 e o jogo por 3-2, conquistando, deste modo, a Supertaça de voleibol feminino 2022, num jogo a que assistiu o presidente portista, Pinto da Costa, e no qual as duas equipas tiveram um forte apoio dos seus adeptos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório