Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Vitória SC volta ao VAR do jogo com o Benfica: "Erro humano não pode ser"

Clube vimaranense vai solicitar uma audiência com FPF e FIFA.

Vitória SC volta ao VAR do jogo com o Benfica: "Erro humano não pode ser"
Notícias ao Minuto

18:15 - 03/10/22 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

O Vitória SC emitiu, esta segunda-feira, um comunicado oficial no qual dá conta do seu "descontentamento relativamente às atuações do VAR, Luís Ferreira, e do AVAR [assistente], Sérgio Jesus", na partida do passado sábado com o Benfica, que terminou com um empate sem golos.

"O silêncio não é solução para um problema que, neste fim de semana, afetou o Vitória SC, mas que no futuro pode afetar qualquer uma das equipas que competem neste campeonato, e que voltou a colocar a nu as fragilidades do funcionamento da ferramenta da videoarbitragem. A forma como houve uma disparidade de tratamento nas análises dos lances envolvendo os nossos jogadores André André e Safira, é algo que merece reflexão, e, acima de tudo, um esclarecimento", pode ler-se na nota do emblema vitoriano.

"Por que razão o árbitro principal Rui Costa não foi chamado a ver as imagens, no monitor, no lance do André André, em que nada assinalou no jogo corrido e foi induzido em erro pelo VAR da partida ao não ser chamado para rever o lance, mas foi instruído pelo VAR para o fazer no lance do Safira, em que o árbitro principal apitou para grande penalidade?", questiona o clube minhoto.

O Vitória SC anuncia ainda que "solicitou uma audiência ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, para a exposição de lances que ocorreram não só neste jogo, mas também nas partidas frente ao Braga e ao Arouca", prometendo levar esta solicitação às mais altas instâncias do futebol, como a FPF e FIFA.

"Com este objetivo, o Vitória Sport Clube vai solicitar à FPF e FIFA uma audiência com caráter de urgência, com vista a tornar possível a exposição dos referidos áudios, e com o intuito de voltar a levar para cima da mesa de voto da Assembleia Geral da Liga Portugal, e demais instâncias que necessitem da aprovação, a proposta que o Sporting apresentou e foi chumbada pelos clubes, incluindo-se o Vitória SC, tendo em conta o parecer negativo fornecido pelo Conselho de Arbitragem, à data, de que a proposta não estava em conformidade com a lei da proteção de dados e com as indicações IFAB e FIFA", termina a nota do clube vimaranense.

Recorde-se quem, após a partida frente ao Benfica, quer Moreno Teixeira, técnico principal dos minhotos, quer o adjunto João Aroso disseram que ficou por marcar uma grande penalidade por falta sobre André André.

Leia Também: O lance em que o Vitória SC ficou a pedir penálti frente ao Benfica

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório