Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mundial'2022: Teste negativo à covid-19 exigido a adeptos

Os adeptos que se deslocarem ao Qatar para assistir aos jogos do Mundial2022 de futebol terão que a apresentar um teste negativo à covid-19, à chegada, mas a vacinação não é obrigatória, anunciaram hoje os organizadores.

Mundial'2022: Teste negativo à covid-19 exigido a adeptos
Notícias ao Minuto

12:59 - 29/09/22 por Lusa

Desporto Mundial 2022

Todos os visitantes com 18 ou mais anos também devem descarregar uma aplicação de telemóvel administrada pelo governo do emirado, denominado Ehteraz, que rastreia os movimentos e o estado de saúde das pessoas.

"Um Ehteraz verde (mostrando que o usuário não tem um caso confirmado de covid-19) é necessário para entrar em qualquer espaço público fechado", adianta a organização.

Os visitantes devem poder apresentar um resultado negativo de um teste PCR realizado nas 48 horas anteriores à chegada ou de um teste rápido oficial realizado nas 24 horas anteriores.

A realização dos testes à covid-19 para visitantes com seis ou mais anos é obrigatória "independentemente do status de vacinação do indivíduo", acrescentam os organizadores.

A vacinação não é obrigatória para os cerca de 1,2 milhões de visitantes esperados para o período do Mundial do Qatar.

As máscaras devem ser usadas nos transportes públicos, incluindo o sistema de metro, que muitos adeptos usarão para chegar aos oito estádios em Doha e arredores, que irão receber a prova.

O Qatar, com uma população estimada em pelo menos 2,5 milhões, embora apenas cerca de 350 mil sejam cidadãos do emirado, registou quase 450 mil casos confirmados de covid-19 e 682 mortes pela doença.

Mais de 97% da população no Qatar tomou pelo menos uma dose de uma vacina contra a covid-19, afirmam os dados mais recentes.

"Qualquer pessoa que teste positivo à covid-19 enquanto estiver no Qatar será obrigada a um período de isolamento, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde Pública", disseram ainda os organizadores.

O Mundial de futebol do Qatar vai decorrer entre 20 de novembro e 18 de dezembro, com a seleção portuguesa inserida no Grupo H, com Uruguai, Gana e Coreia do Sul.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório