Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

CD esclarece castigo a Henrique Araújo e fala em "desinformação"

O futebolista do Benfica Henrique Araújo foi punido com um jogo de suspensão por declarações após um jogo, enquanto a multa de quase 65 mil euros foi aplicada ao clube 'encarnado', esclareceu hoje o Conselho de Disciplina (CD) federativo.

CD esclarece castigo a Henrique Araújo e fala em "desinformação"
Notícias ao Minuto

11:21 - 29/09/22 por Notícias ao Minuto c/Lusa

Desporto Comunicado

Em comunicado, o órgão disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) esclareceu que o avançado do Benfica foi castigado com um jogo e 535 euros de multa, por declarações após a derrota do Benfica B no terreno do Rio Ave, por 2-1, para a II Liga, na época passada.

"O jogador foi sancionado com um jogo de suspensão e 535 euros de multa por declarações prestadas a seguir a jogo em que, referindo-se à equipa de arbitragem, afirmou, nomeadamente, que 'não nos deixaram ganhar'", lê-se no comunicado.

Os atos remontam a 17 de abril último, mas o castigo a Henrique Araújo foi comunicado na terça-feira pelo CD, que seguiu a proposta da sanção da Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), tendo em conta o artigo 158.º do Regulamento Disciplinar do organismo que rege as competições profissional.

"Os jogadores que usem expressões, verbalmente ou por escrito, ou façam gestos de caráter injurioso, difamatório ou grosseiro são punidos: a) no caso de expressões dirigidas contra a equipa de arbitragem, com a sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de um e o máximo de quatro jogos e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 15 unidades de conta (UC, 102 euros cada) e o máximo de 75 UC", detalha o referido artigo.

No mesmo processo disciplinar, o diretor do Benfica Rui Pedro Braz foi multado em 1.020 euros, por duas infrações disciplinares, e o clube em 64.770, por quatro infrações.

No comunicado de hoje, o CD ressalvou que "é a prevenção da violência no desporto que impõe quer ao regulador desportivo quer aos aplicadores dos Regulamentos a dissuasão dos comportamentos que podem potenciar as condutas de intolerância e a violência, para proteção dos valores desportivos, dos agentes desportivos e dos adeptos do futebol".

"Todos estamos vinculados pelo dever de prevenir condutas, como as ocorridas num passado recente, de intolerância e violência para com concretos agentes desportivos", rematou o CD.

Na quarta-feira, o Benfica anunciou a contestação deste castigo com um recurso junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).

Com este castigo, Henrique Araújo vai falhar a visita do Benfica, líder da I Liga, ao Vitória de Guimarães, no sábado, da oitava jornada.

O avançado já foi utilizado em três encontros do campeonato pelo treinador dos 'encarnados', o alemão Roger Schmidt.

Leia Também: Benfica repudia castigo a Henrique Araújo: "Uma decisão inaceitável"

Leia Também: Conselho de Disciplina suspende Henrique Araújo por um jogo

Leia Também: Benfica recorre do castigo a Henrique Araújo: "É uma afronta"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório