Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Idade que pesa. Plantel do FC Porto é dos mais velhos da Liga (e não só)

Saídas de Fábio Vieira e Vitinha neste mercado de verão fizeram aumentar a média de idades do conjunto às ordens de Sérgio Conceição.

Idade que pesa. Plantel do FC Porto é dos mais velhos da Liga (e não só)
Notícias ao Minuto

08:00 - 27/09/22 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O Observatório de Futebol (CIES) lançou, esta segunda-feira, um relatório onde demonstra a média de idades dos jogadores de 60 ligas mundiais, entre esta época e a passada, e que traz dados algo preocupantes para o FC Porto.

De acordo com o referido estudo, os azuis e brancos ocupam o top 3 entre os 18 clubes da I Liga, sendo apenas suplantados pelo Casa Pia e Desportivo de Chaves, dois dos clubes promovidos ao principal escalão do futebol nacional no final da época passada.

O FC Porto tem uma média de idades de 27,12 anos, contra os casapianos, que têm o plantel mais velho da I Liga, que contam com uma média de 28,63 anos e os flavienses, cuja média de idades está nos 27,55 anos.

Equipa com 'selo' sénior e pouco fulgor jovem

Um outro dado que este estudo do Observatório do Futebol nos mostra é que o FC Porto é o segundo plantel da I Liga que mais atletas acima dos 30 anos utilizou até agora na I Liga com uma percentagem de 27,8%. O Casa Pia é o único clube que tem uma percentagem pior do que os azuis e brancos, já que Filipe Martins conta com uma percentagem de 41,1 dos jogadores utilizados que já atingiram ou ultrapassaram a marca das três décadas de idade.

Por outro lado os gansos são mesmo a única equipa que não utilizou qualquer atleta com 21 anos ou menos. Mas o FC Porto também anda perto desde dado, já que apenas 4,2 por cento dos jogadores utilizados têm esta idade ou menos.

Saídas de Vitinha e Fábio Vieira agravaram dados

Se olharmos de modo mais geral para estes dados da média de idades no FC Porto, e não apenas aos relativos a estas duas temporadas, percebemos que o plantel da temporada 2022/23 é mesmo um dos mais velhos desde que se iniciou este milénio.

Desde o arranque do ano 2000, os azuis e brancos têm registado, em média, valores entre os 25 e 26 anos de idade entre todos os jogadores do plantel, valores que dispararam com a entrada da presente temporada desportiva.

E um dado que pode ter ajudado a este aumento foram as saída neste mercado de verão de Vitinha, Fábio Vieira e Francisco Conceição. Produtos da formação portista, os três jogadores tinham todos 22 anos ou menos enquanto vestiam a camisola portista.

Apesar de terem chegado ao Dragão jovens jogadores como David Carmo e Gabriel Verón, a verdade é que a presença nos eleitos de Sérgio Conceição de jogadores como Pepe, com 39 anos, Marcano, de 35 anos, e Uribe, que conta com 31 anos, pesa sempre nesta média de idades.

Leia Também: Sérgio Conceição contou com 'reforço' no regresso do FC Porto aos treinos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório