Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

A saúde da águia tremeu, mas Benfica deu os 'Paços' certos rumo ao trono

Paços de Ferreira ameaçou ir para o intervalo a vencer na Luz, mas rapidamente se deparou com a (imediata) reação encarnada. No segundo tempo, os castores assustaram na reta final e ameaçaram o empate.

A saúde da águia tremeu, mas Benfica deu os 'Paços' certos rumo ao trono
Notícias ao Minuto

22:16 - 30/08/22 por Miguel Simões

Desporto I Liga

O Benfica precisou de uma reviravolta, esta terça-feira, para derrotar o Paços de Ferreira (3-2), em jogo em atraso relativo à 3.ª jornada da I Liga, respirando agora na liderança isolada do campeonato português.

As águias ameaçaram ser as primeiras a festejar, mas o golo anulado a Otamendi à meia hora de jogo permitiu que fossem os castores a sorrir, com o cabeceamento certeito de Koffi aos 39 minutos. O Benfica não tardou em reagir e, em apenas quatro minutos, deu a cambalhota no marcador: primeiro por Neres, depois num penálti exemplarmente convertido por João Mário.

O emblema encarnado chegou ao terceiro pouco depois do regresso dos balneários, por intermédio de Gonçalo Ramos, mas não se livrou do susto pregado novamente por Koffi, ao relançar a partida na Luz nos últimos minutos. Apesar disso, certo é que o Benfica acabou por somar novo triunfo na I Liga.

Emoção não faltou na ida para os balneários

Num jogo a valer a liderança do campeonato, Roger Schmidt surpreendeu ao colocar Alexander Bah no lugar de Gilberto, perante um adversário com 12 baixas (entre lesionados, castigados e os jogadores não inscritos à data oficial do jogo), algo que obrigou César Peixoto a mudar algumas peças no onze por comparação ao jogo anterior.

O Benfica tentou, desde cedo, impor o seu ritmo no jogo, mas nem sempre o conseguiu fazer, principalmente face ao modelo compacto apresentado pelos pacenses, que até criaram a primeira grande ocasião de golo, aos 13 minutos, com um remate de Koffi a ser travado por Grimaldo quase em cima da linha de golo.

Na resposta, as águias também quiseram mostrar que sabiam como 'molhar o bico' e Gonçalo Ramos foi quem esteve mais perto de marcar, mas não conseguiu fazer o desvio que faltou à beira da pequena área. Pouco depois, à meia hora de jogo, Otamendi ainda festejou na Luz, mas o golo acabaria por ser anulado por fora de jogo de Rafa no lance.

Já dentro dos últimos minutos do primeiro tempo, eis que surgiu um autêntico festival de golos na Luz, com destaque para o facto de ter sido o Paços de Ferreira a incentivá-lo, naquele que foi o primeiro golo marcado esta temporada e, simultaneamente, o primeiro tento sofrido pelo Benfica no campeonato.

Aos 39 minutos, na sequência de uma bola parada, Antunes surpreendeu com um remate de fora da área e contou com o subtil desvio de Koffi no interior da grande área para fazer a festa dos castores na Luz. Contudo, foi uma festa que durou pouco tempo.

Na resposta praticamente imediata por parte das águias, David Neres aproveitou o toque de Rafa para empatar a partida (42'), num lance em que o guardião José Oliveira acabou por ficar mal na fotografia. E pior ficaria em cima do minuto 45, quando cometeu falta sobre Bah na grande área ao sacudir a bola e, na cobrança do castigo máximo, João Mário não tremeu na hora de assinar o tento da reviravolta (45+1').

Ramos tranquilizou, Koffi assustou

No regresso dos balneários, o Benfica rapidamente demonstrou que queria fazer o terceiro golo e, pouco depois do golo anulado a Bah por fora de jogo, Gonçalo Ramos apareceu no sítio certo para assinar o 3-1, aproveitando o passe de João Mário a partir do corredor esquerdo.

Roger Schmidt e César Peixoto (este último nas bancadas da Luz) foram promovendo alterações com o intuito de mexer com o marcador e a verdade é que, apesar de Enzo e Musa terem tentado o 4-1, seria Koffi, na outra baliza, a reduzir a desvantagem em cima do minuto 80 e a causar algum desconforto ao Benfica.

Até ao final, o recém-entrado Henrique Araújo ainda ameaçou fazer o 4-2, mas também o Paços de Ferreira incomodou o emblema encarnado até ao último suspiro.

Com este resultado, o Benfica soma quatro vitórias em quatro jogos, com 12 pontos na liderança isolada da I Liga, enquanto o Paços de Ferreira continua sem somar qualquer ponto esta temporada, mas sai da Luz com uma imagem muito diferente do que tinha apresentado em jogos anteriores.

Momento do jogo: A resposta praticamente imediata do Benfica ao golo inaugural do Paços de Ferreira. Três minutos depois do golo de Koffi, Neres apareceu no interior da área para fazer o empate e, assim, 'catapultar' o Benfica para dar a cambalhota no marcador, apesar das dificuldades na reta final.

Leia Também: Golo anulado ao Benfica. Rafa apanhado em posição ilegal por 34 cm

Leia Também: Koffi desviou surpreendente remate de Antunes e silenciou a Luz

Leia Também: Neres empatou com 'capão' monumental do guarda-redes pacense

Leia Também: Soares Dias assinalou penálti e João Mário completou reviravolta

Leia Também: Depois do golo, a assistência. João Mário serve Ramos para o terceiro

Equipas iniciais:

Benfica: Odysseas Vlachodimos; Alexander Bah, Otamendi, Morato, Grimaldo; Florentino Luís, Enzo Fernández, David Neres, João Mário; Rafa Silva e Gonçalo Ramos.

Suplentes: Helton Leite, Gilberto, Jan Vertonghen, Diogo Gonçalves, Chiquinho, Ristic, Musa, Henrique Araújo e António Silva.

Paços de Ferreira: Zé Oliveira; Delgado, Nuno Lima, Flávio Ramos, Antunes; Holsgrove, Rui Pires; Thomas, Kayky, Bastos; Koffi.

Suplentes: Jeimes, Fernando Fonseca, Vasco Sousa, Ibrahim e Arthur Sales.

Antevisão

O Benfica entra em campo, esta terça-feira, para defrontar o Paços de Ferreira, em jogo em atraso relativo à 3.ª jornada da I Liga, que poderá dar a liderança isolada às águias, em função dos deslizes dos rivais.

Pela frente, a equipa de Schmidt terá um adversário que, além de não saber o que é pontuar na presente temporada, ainda não conseguiu festejar um único golo ao fim de três jogos realizados.

A formação de César Peixoto tem sido assombrada por lesões e expulsões, de tal forma que chega à Luz com inúmeras ausências, algo que complicará (ainda mais) a tarefa dos castores em somar os primeiros pontos da época.

Já o conjunto encarnado soma por vitórias todas as partidas realizadas até ao momento, em todas as competições, sendo que no campeonato é mesmo a única que ainda não sofreu golos, com o registo de oito golos marcados em três jogos.

Depois de ter visto o rival Sporting ser novamente derrotado no campeonato, diante do Desportivo de Chaves (0-2), o Benfica viu ainda o FC Porto tropeçar em Vila do Conde, frente ao Rio Ave (3-1), tendo a liderança passado para as mãos do Sporting de Braga, que goleou em Arouca (0-6).

Dessa forma, a missão do emblema da Luz passa por somar novo triunfo no campeonato e, assim, subir à liderança isolada da I Liga, aproveitando os deslizes dos principais concorrentes diretos.

O jogo da Luz está agendado para as 20h15 desta terça-feira, será ajuizado por Artur Soares Dias e pode acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Benfica-P. Ferreira: Tocam-se dois extremos opostos à luz das emoções

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório