Powered bySolverde
Disclaimer

Pepa deseja Vitória mais "consistente" na nova época

O treinador do Vitória de Guimarães, Pepa, afirmou hoje que o principal objetivo da equipa da I Liga portuguesa de futebol é ser "mais consistente" face a 2021/22, apesar de se preparar a temporada 2022/23 em "contrarrelógio".

Vitoria Guimaraes SC v Sporting CP - Liga Portugal Bwin

© Getty Images

Lusa
02/07/2022 14:04 ‧ 02/07/2022 por Lusa

Desporto

I Liga

Apurado para a segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, que começa a disputar em 21 de julho, após o sexto lugar do campeonato anterior, o clube minhoto precisa de resolver "situações um bocado inexplicáveis", como as 20 jornadas consecutivas a sofrer golos no ano transato, para melhorar o patamar competitivo em que se encontra, disse o técnico.

"Em termos de intensidade e de atitude competitiva, temos de andar sempre no limite. No ano passado, andámos num 'sobe e desce', mas, mesmo assim, conseguimos o objetivo das competições europeias. Imagine-se se fôssemos muito mais consistentes. É isso que vamos tentar", realçou, após um treino aberto ao público, que recebeu cerca de 500 espetadores na academia vitoriana.

Convencido de que o grupo de 33 atletas a seu cargo, "muito jovem", precisa de "paciência", de "tranquilidade" e de se "agarrar" àquilo que controla, Pepa reconheceu que o Vitória tem de "crescer de forma rápida", a tempo da primeira mão da eliminatória com a Puskas Académia (Hungria), no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

"Temos de dar tempo ao tempo, mas de ter a noção de que esta é uma luta em contrarrelógio. Não queremos queimar etapas, não queremos que hoje as coisas estejam no limiar da perfeição, porque isso não existe, mas é isso que procuramos. No dia 21, queremos entrar fortíssimos", vincou.

Apesar de "nem toda a gente a conhecer", essa equipa sediada em Felcsút, comunidade situada 50 quilómetros a oeste da capital Budapeste, foi, em 2021/22, terceira classificada na I Liga húngara, e tem vindo a "crescer muito", com "qualidade", avisou Pepa.

"O clube não é muito conhecido em termos internacionais, mas, na Hungria, está a crescer há muito tempo, revelando-se muito competitivo. Tem internacionais húngaros [como o defesa Zsolt Nagy]. Calhou-nos uma equipa forte e temos de entrar no dia 21 muito fortes. Temos de ter o melhor Vitória nesse dia", sublinhou.

Ciente de que pode haver mais saídas do plantel até ao encerramento do mercado de transferências, em 31 de agosto, o 'timoneiro' vitoriano assegurou que o grupo precisa de mais reforços para "acrescentarem qualidade e experiência" e para "ajudarem os miúdos a crescer".

A propósito das cinco contratações já garantidas, Pepa vincou que os elementos com mais "maturidade" estão a facilitar a adaptação dos "jogadores jovens provenientes das ligas secundárias" - Matheus Índio, ex-Trofense, e Jota Silva, ex-Casa Pia, ambos da II Liga em 2021/22 -, bem como a de Anderson, avançado "parado há mais de seis meses", e a do lateral-esquerdo Ryoya Ogawa, emprestado pelos japoneses do FC Tokyo.

"Os jogadores japoneses são, por norma, muito disciplinados e trabalhadores. Está ainda com 'jet lag'. O clube tem um tradutor para nos ajudar nas ideias e naquilo que queremos passar para o Ogawa, para o integrar o mais rapidamente possível", esclareceu.

Sem contar no treino de hoje com Rochinha, Bruno Duarte e Gonçalo Nogueira, em gestão de esforço, Tomás Händel, lesionado, e Herculano, integrado na seleção portuguesa sub-18, o técnico revelou ainda que o grupo vai ser reduzido para o estágio de Melgaço, com início marcado para domingo, o que não quer dizer que os atletas dispensados não venham a ter espaço na formação principal.

"[Em 2021/22], o Maguinha acabou a época a titular, mas já tinha feito a pré-época connosco e descido à equipa B. Voltou muito mais preparado, mas não deixou de ser acompanhado e treinar connosco. Não me admira que alguns jogadores que comecem agora com a equipa B não possam daqui a dois ou três meses serem titulares na equipa principal", disse.

Um dos reforços vitorianos para 2022/23, Matheus Índio, disse, após o treino, que se "está a soltar aos poucos, devagar", num contexto "mais exigente" do que o da II Liga, com colegas "muito bons de bola", e mostrou-se convencido de que o Vitória vai apresentar um "grupo muito forte" ao longo da época, a começar pelo primeiro jogo oficial.

"Há uma expetativa muito boa. Desde o primeiro dia de treino, estamos no caminho certo e a gente vai fazer tudo para que corra bem no dia 21 [frente à Puskas Académia]", vincou o médio contratado ao Trofense, precisamente o adversário que se segue na pré-época vitoriana, em 06 de julho.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Daniela Melchior,Mbappé

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas