Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Ganhar a Taça de Portugal será a cereja no topo do bolo"

Treinador do FC Porto faz o lançamento da final da Taça de Portugal ante o Tondela.

"Ganhar a Taça de Portugal será a cereja no topo do bolo"
Notícias ao Minuto

18:07 - 21/05/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Sérgio Conceição e Pepe estiveram, este sábado, em conferência de imprensa para fazer o lançamento da final da Taça de Portugal frente ao Tondela. 

Sérgio Conceição 

Duas semanas em festa: "Aquilo que eu vi foi que após as folgas, acabaram-se os festejos. Alguns atletas até foram ao Olival na folga, para fazer recuperação, como é o caso do Pepe. A semana foi normal e muito tranquila e dedicada. O que passou, passou. Podemos é lembrar que a Académica já ganhou aqui ao Sporting e o Aves também. Temos que estar alertas. Confiantes mas desconfiados." 

Pode ser o primeiro treinador português a conquistar a dobradinha: "Não ando atrás de recordes pessoais. O importante é trazer mais um título para o museu. Para isso é preciso entrar em campo, jogar e ganhar. E vai ser difícil. Temos de ser a equipa que fomos ao longo da época. Ninguém se cortou em nada. Trabalhámos um pouco mais os penáltis... Eu sei que o Tondela em nove penáltis marcou os nove. Eu não gosto muito de estatísticas, mas estes são pormenores importantes."

Jogadores disponíveis: "Estão todos bem, tirando o Manafá e o Marcano. E o Uribe, que está em dúvida. Mbemba? Aquilo que fui dizendo ao longo destes cinco anos, é que o contrato para mim passa-me ao lado. Não sou dirigente. Se tem contrato, pode jogar. Depende do que fizer nos treinos e da estratégia para o jogo."

Uribe: "Até ao último momento vai ser avaliado e vemos se está em condições para ir a jogo. Só se estiver a 100% é que é titular ou vai para o banco. Há esperanças nesse sentido. O último treino que fez deixou algumas notas positivas. Não é certo que possa ir a jogo, mas há esperança." 

O peso de campeão na Taça: "Peso? Nenhum. A partir do momento em que o árbitro apita é a nossa competência que vai ditar se temos este peso. Se não estivermos no nosso máximo, o Tondela vai aproveitar." 

Relvado: "A relva parece-me em bom estado, apenas falei com os responsáveis porque pareceu-me um pouco alta. Disseram-me que amanhã vai ter dois cortes para ter a medida normal, portanto não será um problema. Está em muito melhor estado do que apanhei aqui há uns meses atrás."

O que falta conquistar?: "Falta-me conquistar o próximo título, porque é sempre o mais importante."

Futuro como treinador do FC Porto: "Olho com confiança, mas desconfiado. Um treinador tem sempre a mala pronta. Ou porque faz as coisas muito bem ou porque tem resultados negativos. O presidente já falou e o meu foco é o jogo de amanhã. Depois vemos o que acontece, mas tenho dois anos de contrato." 

Final no Jamor é mais especial: "Os títulos são sempre especiais. Conquistámos o principal e agora o próximo é sempre o mais importante. Amanhã temos mais uma possibilidade, respeitando a equipa do Tondela, cujo trajeto no campeonato nada interessa. É uma equipa que se sente confortável nos jogos a eliminar. Temos que estar confiantes, mas desconfiados. Eliminámos o Sporting e o Benfica, portanto merecemos estar aqui. Ganhar a Taça será a cereja no topo do bolo." 

Pepe

Melhor temporada da carreira?: "É difícil dizer que é a melhor temporada... Sinto-me feliz por ter esta capacidade de ajudar o meu clube e os meus companheiros. Estou num clube que me proporciona isto. Estar na final da Taça é sempre especial. A minha felicidade é acordar e poder ir treinar para o Olival."

FC Porto mais favorito?: "Não, não... São competições diferentes. A Taça de Portugal tem jogos a eliminar e o Tondela provou o seu valor por aqui chegar. Respeitamos muito o Tondela. Vamos competir contra uma grande equipa que chegou a esta final com mérito." 

Já pensa no final de carreira?: "(risos) Não! O ano passado fiz muitos jogos... Esta época levo 32 ou 33 jogos. Agradeço muito ao treinador, porque exige muito de nós no treino. Sinto-me muito bem por poder competir aos 39 anos. Ele exige muito de mim e dos meus colegas." 

Mbemba vai dizer adeus?: "Nem eu sei se vou jogar (risos) Somos 26 ou 27 jogadores no plantel. Penso que o Manafá está lesionado. Só amanhã sabemos quem vai jogar. O foco foi trabalhar ao máximo. O forte deste grupo é o coletivo."

Terceira final da Taça: "Todas são importantes e todas têm o seu significado. Trabalhámos com muito empenho e no final do jogo queremos poder festejar junto dos adeptos. "

Mais um título a caminho?: "Há que disputar a final, primeiro do que tudo. Respeito muito o Tondela, porque tiveram mérito para chegar aqui. Fico feliz se puder ganhar, porque é o nosso objetivo. Estou aqui para isto. A equipa trabalhou muito durante a semana para conseguir esse objetivo."

Leia Também: Mbemba está a "tratar da transferência para outro clube", revela RD Congo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório