Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

O dedo de Amorim não engana: As notas do Sporting-Santa Clara

Estreias e golaços num jogo que marcou a despedida de Sarabia de Alvalade.

O dedo de Amorim não engana: As notas do Sporting-Santa Clara
Notícias ao Minuto

08:02 - 15/05/22 por Miguel Simões

Desporto Análise

O Sporting despediu-se da época 2021/22 com uma goleada diante do Santa Clara (4-0), este sábado, em Alvalade, num jogo que marcou a despedida de, pelo menos, Pablo Sarabia.

Rúben Amorim tinha anunciado o onze para a derradeira jornada do campeonato na conferência de antevisão e, verdade seja dita, não se tratou de 'mind games' porque os onze jogadores anunciados... foram precisamente os onze a ir a jogo de início. O dedo do técnico não engana, nem no que diz, nem no que muda em campo.

Os leões foram para o intervalo a vencer com um golo de Tabata e, num segundo tempo de estreias e de despedida(s), a vantagem foi aumentando gradualmente, através dos pés de Porro, Sarabia e Edwards (e que golo!).

A turma de Alvalade conseguiu, assim, garantir os mesmos 85 pontos da época transata, sem que isso se traduza na conquista do título, dado que não conseguiu ir além do segundo lugar.

Os açorianos terminam na sétima posição e podem orgulhar-se de, além de terem jogado sempre fiéis a um estilo de jogo, terem perdido apenas com os 'grandes' numa segunda volta exemplar.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Pablo Sarabia resume a exibição do Sporting. Audaz, segura e com picos empolgantes. Recebeu o aplauso ao minuto 17 (número da camisola que veste), desenhou jogadas como ninguém, apontou ainda um golo e acabaria por ser substituído pouco depois da hora de jogo... para mais uma tremenda ovação. Os adeptos leoninos têm razões porque vão ter saudades dele.

Surpresa

Rodrigo Ribeiro somou mais minutos neste jogo (27) do que nos restantes quatro jogos que tinha sido opção de Amorim na reta final e, pelo que criou, percebe-se que se trata de mais uma joia da formação capaz de brilhar na equipa principal. Com bons gestos técnicos e movimentações exemplares, o jovem português ainda chegou a assustar fazer o quinto golo leonino.

Desilusão

Rui Costa terá sido a unidade mais apagada dos açorianos. Habituado a protagonizar boas exibições e com momentos de classe, o avançado de 26 anos acabou por passar ao lado do jogo e raras vezes contribuiu para o desenho ofensivo da equipa. Não foi de admirar que tivesse sido o primeiro jogador a receber ordem de substituição, já quando o jogo estava com 3-0 no marcador.

Treinadores

Rúben Amorim não fugiu à palavra e avançou para o jogo com os onze jogadores que tinha previamente anunciado. Impôs o futebol habitual, baralhou o adversário em algumas ocasiões e o toque individual das principais referências faria a diferença. No momento de mexer, o técnico leonino resolveu ainda promover estreias e, de certo modo, contribuir para o resultado final.

Mário Silva colocou a equipa a jogar fiel a si própria, sem se esconder e tentando ferir o adversário na medida do possível, à semelhança do que houvera acontecido noutros jogos com 'grandes' em que sairia derrotado. Com personalidade, esteve também bem a mexer e não se vergou ao resultado final. Prova disso foram as palavras do próprio após o jogo.

Árbitro

Hugo Miguel teve uma arbitragem segura, criteriosa e sem casos polémicos. O experiente árbitro esteve bem no momento de apitar faltas, deixou a admoestação de cartões amarelos mais para o final e acabou por gerir o jogo de forma perfeitamente limpa.

Leia Também: 'Sarabiavisão': Leão despede-se com festival e um adeus emocionado

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório