Sporting-Famalicão: Alvalade em alerta para um freguês 'traiçoeiro'

Campeões nacionais em título têm pela frente um adversário que só derrotaram em um dos últimos seis jogos.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
06/02/2022 07:14 ‧ 06/02/2022 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Antevisão

O Sporting recebe, este domingo, o Famalicão, no estádio de Alvalade, numa partida a contar para a 21.ª jornada da I Liga, em que os homens de Rúben Amorim estarão em alerta máximo, dado o recente historial diante deste adversário.

Os leões até já bateram os famalicenses, esta temporada (por 2-1, na fase de grupos da Taça da Liga). No entanto, essa foi a única vitória que alcançaram nos últimos seis encontros, já que perderam por duas vezes, em 2019/20, e empataram outras três, entre 2020 e 2021.

Os campeões nacionais em título apresentam-se como claros favoritos para este embate, não só porque chegam de um ciclo de dez triunfos em 12 jogos, como também pela fase (muito) delicada que o conjunto orientado por Rui Pedro Silva.

A equipa registou apenas uma vitória nos últimos dez jogos, o que lhe custou a eliminação da Taça de Portugal, assim como o 'tombo' para a 16.ª posição do campeonato nacional, que, recorde-se, obriga à disputa de um playoff de manutenção.

Os verde e brancos, por sua vez, são, atualmente, segundos classificados, com menos seis pontos do que o FC Porto. Uma distância que, até ao apito inicial, se poderá alargar... ou não, uma vez que, horas antes, os líderes têm deslocação agendada a Arouca.

O Sporting-Famalicão será ajuizado por André Narciso, árbitro da Associação de Futebol de Setúbal, e tem apito inicial agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental) deste domingo.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

Sporting ainda não bateu o Famalicão para a I Liga: É o jogo mais importante. Ainda não ganhámos ao Famalicão, sabemos das qualidades dos seus jogadores. Tem um novo treinador, e agora sofrem muitos menos golos. Jogam com uma linha de cinco, mas quem faz essa linha é o Ivo, e, por vezes, passa a uma linha de quatro. A melhor forma de ir ao Dragão é ganhando ao Famalicão.

Ciclo duro de jogos pela frente: Levamos isto muito no dia a dia. Só pensamos no próximo jogo. Estamos muito focados no Famalicão e não pensamos no FC Porto, muito menos no Manchester City. É uma fase decisiva, mas, se lhes perguntar, não há qualquer stress em relação a isso.

Paulinho picado desde a chegada de Slimani: O Paulinho sempre trabalhou no máximo. Empenho é coisa que não lhe falta. O Slimani é o jogador mais parecido. Não joga da mesma maneira, porque as caraterísticas são diferentes, mas, desde que estou no Sporting, é o mais parecido ao Paulinho. O Paulinho sabia que se não trabalhasse, não ia jogar. Sempre trabalhou ao máximo e agora tem concorrência mais direta.

Rui Pedro Silva

Forma de encarar o Sporting: Perspetivamos este jogo da mesma forma que perspetivámos todos os outros. Queremos entrar para competir e temos o objetivo de conquistar os três pontos, sabemos que vamos defrontar uma excelente equipa. Olhamos para o que o Sporting tem feito e vemos um jogo padronizado e mais simples de identificar, no entanto, isso torna o Sporting mais forte.

Crise de resultados: Sinto que o Famalicão está em crescendo. O nosso primeiro objetivo foi estabilizar a equipa e isso é visível, hoje estamos mais sólidos e compactos. Senti que tinha de estabilizar a equipa e torná-la robusta, queríamos uma equipa que não sofresse um golo em qualquer ocasião. Vejo a equipa a crescer a partir do momento em que não sofre golos, embora saiba que, em duas ou três semanas, não consigo fazer com que a equipa produza dois ou três golos por jogos.

Contestação dos adeptos: Somos os primeiros a não ficar satisfeitos por determinados momentos do jogo não correrem como queremos. Percebi a insatisfação dos adeptos, mas olhamos para dentro e temos de perceber o que de bem foi feito. Nunca me dei mal com os adeptos, queremos dar-lhes alegrias e colocar o Famalicão no lugar em que merecer estar.

Últimos jogos

Sporting: V-D-V-V-V

Famalicão: E-V-E-D-E

Últimos onzes

Sporting: Adán; Pedro Porro, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Feddal, Nuno Santos; Ugarte, Matheus Nunes; Sarabia, Pedro Gonçalves e Paulinho.

Famalicão: Luiz Júnior; Ivo Rodrigues, Alexandre Penetra, Riccieli, Alex Nascimento, Marin; Pickel, Gustavo Assunção; Bruno Rodrigues, Iván Jaime e Banza.

Ausências

Sporting: /

Famalicão: Diogo Figueiras, Rúben Lima, Heriberto Tavares (lesionados) e Ivan Dolcek (infetado com Covid-19).

Leia Também: Valor de mercado, golos e jogos. Nuno Santos chegou ao 'cume da montanha'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Treinador de escola do Benfica desaparecido. Há apelo nas redes sociais

SC Sanjoanense

Treinador de escola do Benfica desaparecido. Há apelo nas redes sociais

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há um novo Toyota RAV4 a caminho e estas são as primeiras imagens

Toyota

Há um novo Toyota RAV4 a caminho e estas são as primeiras imagens

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas