O Sporting recebe, este domingo, o Famalicão, no estádio de Alvalade, numa partida a contar para a 21.ª jornada da I Liga, em que os homens de Rúben Amorim estarão em alerta máximo, dado o recente historial diante deste adversário.
Os leões até já bateram os famalicenses, esta temporada (por 2-1, na fase de grupos da Taça da Liga). No entanto, essa foi a única vitória que alcançaram nos últimos seis encontros, já que perderam por duas vezes, em 2019/20, e empataram outras três, entre 2020 e 2021.
Os campeões nacionais em título apresentam-se como claros favoritos para este embate, não só porque chegam de um ciclo de dez triunfos em 12 jogos, como também pela fase (muito) delicada que o conjunto orientado por Rui Pedro Silva.
A equipa registou apenas uma vitória nos últimos dez jogos, o que lhe custou a eliminação da Taça de Portugal, assim como o 'tombo' para a 16.ª posição do campeonato nacional, que, recorde-se, obriga à disputa de um playoff de manutenção.
Os verde e brancos, por sua vez, são, atualmente, segundos classificados, com menos seis pontos do que o FC Porto. Uma distância que, até ao apito inicial, se poderá alargar... ou não, uma vez que, horas antes, os líderes têm deslocação agendada a Arouca.
O Sporting-Famalicão será ajuizado por André Narciso, árbitro da Associação de Futebol de Setúbal, e tem apito inicial agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental) deste domingo.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim
Sporting ainda não bateu o Famalicão para a I Liga: É o jogo mais importante. Ainda não ganhámos ao Famalicão, sabemos das qualidades dos seus jogadores. Tem um novo treinador, e agora sofrem muitos menos golos. Jogam com uma linha de cinco, mas quem faz essa linha é o Ivo, e, por vezes, passa a uma linha de quatro. A melhor forma de ir ao Dragão é ganhando ao Famalicão.
Ciclo duro de jogos pela frente: Levamos isto muito no dia a dia. Só pensamos no próximo jogo. Estamos muito focados no Famalicão e não pensamos no FC Porto, muito menos no Manchester City. É uma fase decisiva, mas, se lhes perguntar, não há qualquer stress em relação a isso.
Paulinho picado desde a chegada de Slimani: O Paulinho sempre trabalhou no máximo. Empenho é coisa que não lhe falta. O Slimani é o jogador mais parecido. Não joga da mesma maneira, porque as caraterísticas são diferentes, mas, desde que estou no Sporting, é o mais parecido ao Paulinho. O Paulinho sabia que se não trabalhasse, não ia jogar. Sempre trabalhou ao máximo e agora tem concorrência mais direta.
Rui Pedro Silva
Forma de encarar o Sporting: Perspetivamos este jogo da mesma forma que perspetivámos todos os outros. Queremos entrar para competir e temos o objetivo de conquistar os três pontos, sabemos que vamos defrontar uma excelente equipa. Olhamos para o que o Sporting tem feito e vemos um jogo padronizado e mais simples de identificar, no entanto, isso torna o Sporting mais forte.
Crise de resultados: Sinto que o Famalicão está em crescendo. O nosso primeiro objetivo foi estabilizar a equipa e isso é visível, hoje estamos mais sólidos e compactos. Senti que tinha de estabilizar a equipa e torná-la robusta, queríamos uma equipa que não sofresse um golo em qualquer ocasião. Vejo a equipa a crescer a partir do momento em que não sofre golos, embora saiba que, em duas ou três semanas, não consigo fazer com que a equipa produza dois ou três golos por jogos.
Contestação dos adeptos: Somos os primeiros a não ficar satisfeitos por determinados momentos do jogo não correrem como queremos. Percebi a insatisfação dos adeptos, mas olhamos para dentro e temos de perceber o que de bem foi feito. Nunca me dei mal com os adeptos, queremos dar-lhes alegrias e colocar o Famalicão no lugar em que merecer estar.
Últimos jogos
Sporting: V-D-V-V-V
Famalicão: E-V-E-D-E
Últimos onzes
Sporting: Adán; Pedro Porro, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Feddal, Nuno Santos; Ugarte, Matheus Nunes; Sarabia, Pedro Gonçalves e Paulinho.
Famalicão: Luiz Júnior; Ivo Rodrigues, Alexandre Penetra, Riccieli, Alex Nascimento, Marin; Pickel, Gustavo Assunção; Bruno Rodrigues, Iván Jaime e Banza.
Ausências
Sporting: /
Famalicão: Diogo Figueiras, Rúben Lima, Heriberto Tavares (lesionados) e Ivan Dolcek (infetado com Covid-19).
Leia Também: Valor de mercado, golos e jogos. Nuno Santos chegou ao 'cume da montanha'