Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

FC Porto cai na armadilha espanhola e está fora da Liga dos Campeões

Dragões foram superiores até ao momento em que os colconheros marcaram o primeiro golo do encontro. Confusão com duas expulsões também explica queda do FC Porto. Segue-se a Liga Europa para a equipa portuguesa. Atlético garante vaga nos oitavos.

FC Porto cai na armadilha espanhola e está fora da Liga dos Campeões

O FC Porto foi, esta terça-feira, derrotado pelo Atlético de Madrid (1-3) e acabou eliminado da Liga dos Campeões. Na derradeira jornada da fase de grupos, os dragões deixaram-se levar pela estratégia colconhera e seguem, agora, para o playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, uma vez que terminaram no terceiro lugar do grupo B.

O FC Porto até dominou grande parte do jogo, mas o golo de Griezmann e a dupla confusão que resultou nas expulsões de Carrasco e Wendell deixaram a equipa portuguesa à deriva. 

Filme do jogo

O Atlético de Madrid entrou no Dragão com uma postura defensiva e com Diego Simeone a apostar num 5x3x2 que permita a equipa colconhera juntar linhas e defender melhor pelos corredores, evitando, por consequência as investidas de Luis Díaz. 

No entanto, a primeira grande oportunidade de golo até aconteceu do lado do Atlético. Marcos Llorente apareceu na cara do golo, mas Diogo Costa, com os pés, evitou o tento do internacional espanhol. 

Na resposta, também o FC Porto causou perigo junto da baliza da Oblak. Primeiro, por Luis Díaz, após cruzamento de Diogo Costa, e minutos mais tarde, através de um remate rasteiro, mas pouco colocado, de Marko Grujic. 

Ao intervalo, o nulo mantinha-se, mas com o FC Porto confortável no jogo perante um Atlético de Madrid mais preocupado em defender do que em atacar. Nota, ainda, para a lesão de Suárez logo aos 12 minutos, que obrigou Diego Simeone a mexer na equipa e a lançar Matheus Cunha. 

O FC Porto manteve o domínio e a toada de jogo e só não entrou a ganhar no segundo tempo porque Mehdi Taremi ainda não fez as pazes com o golo. O avançado iraniano dispôs de duas grandes ocasiões (47' e 52'), mas falhou ambas de forma incrível. 

Os dragões estavam melhores, pareciam mais perto da vantagem, mas a falta de pontaria paga-se cara na Liga dos Campeões. O Atlético de Madrid dispôs de um canto e Antoine Griezmann abriu o marcador, aos 56 minutos, com muita sorte à mistura.  

Aos 67 minutos originou-se um lance de muita confusão que acabou em expulsão para Carrasco. O internacional belga belga perdeu a cabeça, acertou na cabeça de Otávio e viu o cartão vermelho direto. 

No entanto, a vantagem numérica do FC Porto pouco durou. Menos de cinco minutos depois foi a vez de Wendell, que havia entrado minutos antes, também foi expulso por empurrado Matheus Cunha e as duas equipas ficaram com 10 jogadores cada. 

O Atlético aproveitou o lado demasiado emotivo dos dragões e soube 'matar' o jogo no momento certo. Após um lance de ataque mal calculado, Griezmann entregou a bola a Correa (90') que assinou o segundo golo da equipa visitante no Dragão. 

O segundo golo acabou com as dúvidas no desfecho deste grupo B, mas ainda houve tempo para mais dois golos. Rodrigo De Paul (90'+2) apontou o terceiro dos colconheros e Sérgio Oliveira (90'+6), de grande penalidade, reduziu para o FC Porto. 

Feitas as contas, o Atlético de Madrid soma sete pontos, 'rouba' o segundo lugar ao FC Porto e segue em frente na Liga dos Campeões. Os dragões descem para o terceiro posto e 'descem' para a Liga Europa, onde vão disputar o playoff de acesso aos oitavos de final da segunda prova da UEFA. 

Momento do jogo: O golo de Griezmann surge após duas perdidas de Taremi. A falta de eficácia paga-se caro. E ainda mais quando se está em plena Liga dos Campeões. 

Classificação final grupo B

  1. Liverpool, 18 pontos
  2. Atlético Madrid, 7 pontos
  3. FC Porto, 5 pontos
  4. AC Milan, 4 pontos

Equipas iniciais 

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba, Zaidu; Grujic, Vitinha, Otávio; Luis Díaz, Taremi e Evanílson

Atlético de Madrid: Oblak; Llorente, Hermoso, Kondogbia, Vrsaljko; Koke, De Paul, Lemar; Carrasco, Griezmann e Suárez. 

Pré-jogo 

18h56: Do lado do Atlético de Madrid nota para a adaptação de Kondogbia a central e para o facto de João Félix ser... suplente: Oblak; Llorente, Hermoso, Kondogbia, Vrsaljko; Koke, De Paul, Lemar; Carrasco, Griezmann e Suárez. 

No banco estão: Lecomte, Christian, João Félix, Correa, Renan Lodi, Herrera, Matheus Cunha, Fran González e Camara.

18h53: Conceição volta, assim, a dar a titularidade a Vitinha e deixa Sérgio Oliveira no banco. 

18h52: Já há onze do FC Porto e Conceição surpreende: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba, Zaidu; Grujic, Vitinha, Otávio; Luis Díaz, Taremi e Evanílson. 

No banco estão: Marchesín, Meixedo, Fábio Cardoso, Tecatito, Manafá, Wendell, Nanu, Sérgio Oliveira, Bruno Costa, Toni Martínez, Fábio Vieira e Gonçalo Borges. 

18h13: As portas do Estádio do Dragão já estão abertas e os adeptos começam a entrar. Recorde-se que a apresentação de teste negativo à Covid-19 é obrigatória. 

17h25: O FC Porto já deu o pontapé de saída nas redes sociais ao mostrar o palco do jogo. 

Antevisão

O FC Porto recebe, esta terça-feira, o FC Porto em jogo da 6.ª e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. As contas do grupo B estão em aberto e só o Liverpool já garantiu um acesso na fase a eliminar da prova milionária.

Vamos aos cálculos:

  • FC Porto 'carimba' a qualificação se vencer os colconheros.
  • Em caso de empate terá que aguardar pelo resultado do AC Milan-Liverpool.
  • No cenário mais negativo, a vitória do Atlético de Madrid atira os dragões para fora da Champions. 

O pontapé de saída está agendado para as 20 horas, no Estádio do Dragão. Siga no Desporto ao Minuto, em direto e ao pormenor, o relato da partida entre FC Porto e Atlético de Madrid.  

Leia Também: FC Porto-Atlético de Madrid: Só a vitória interessa aos dragões

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório