Powered bySolverde
Disclaimer

Liga reúne-se com clubes para debater "ajustes ao protocolo" da Covid-19

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) convocou hoje os clubes e os seus departamentos médicos para uma reunião, com o objetivo de debater "ajustes ao protocolo existente" de combate à pandemia de covid-19, informou o organismo.

Liga Portuguesa de Futebol Profissional LPFP

© Global Imagens

Lusa
01/12/2021 14:13 ‧ 01/12/2021 por Lusa

Desporto

Comunicado

"A Liga Portugal convocou os clubes e respetivos departamentos médicos para uma reunião a realizar-se estar tarde e que servirá para debater e discutirem-se ajustes ao protocolo existente no combate à covid-19, após a orientação divulgada esta manhã pela Direção-Geral de Saúde [DGS]", informou a LPFP, no sítio oficial na Internet.

Segundo o organismo representativo dos clubes, a reunião, que decorrerá por videoconferência, "permitirá o ajuste de medidas para os jogos da jornada 13" da I Liga e da II Liga, entre quinta-feira e a segunda-feira seguinte, "tendo em conta o atual contexto pandémico".

O organismo informou também sobre as novas condições de acesso aos estádios das equipas dos escalões profissionais, de acordo com a atualização da norma da DGS, assinalando que, nos "recintos cuja lotação seja inferior a 5.000 lugares, apenas é exigido certificado de vacinação à covid-19 para a entrada de público nos respetivos jogos, com efeito imediato".

"Nos casos em que a lotação seja superior aos já referidos 5.000 lugares, será pedido o certificado de teste, certificado de recuperação ou teste negativo", precisa a LPFP, depois de a 12.ª ronda ter ficado marcada pela suspensão do jogo Belenenses SAD-Benfica.

Devido a um surto do coronavírus SARS-CoV-2 que atingiu jogadores, treinadores e elementos da estrutura do clube - 13 dos quais infetados pela nova estirpe Ómicron -, o Belenenses SAD apresentou-se com nove jogadores no jogo de sábado com o Benfica.

O encontro foi suspenso no início da segunda parte, aos 48 minutos, depois de os 'azuis' terem ficado sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido para o desenrolar de um jogo (sete), numa altura em que o Benfica vencia por 7-0.

A Liga de clubes sustentou a realização do jogo com a ausência de um pedido formal de adiamento, tendo avançado com uma participação para o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que já instaurou um processo com "natureza urgente", para apurar responsabilidades, enquanto o Belenenses SAD pediu a repetição do encontro.

A covid-19 provocou pelo menos 5.206.370 mortes em todo o mundo, entre mais de 261,49 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.441 pessoas e foram contabilizados 1.147.249 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Leia Também: Teste exigido em eventos desportivos ao ar livre acima de 5 000 pessoas

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas