Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Queremos estar entre as oito principais equipas da Europa"

Candidato à presidência do Benfica concedeu uma entrevista à BTV.

"Queremos estar entre as oito principais equipas da Europa"
Notícias ao Minuto

22:50 - 05/10/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Francisco Benítez

Antevisão: Francisco Benítez, candidato às eleições do Benfica, concedeu, esta terça-feira, uma entrevista à BTV, na qual explicou as razões que o levam a candidatar-se à presidência do clube da Luz, dando ainda a conhecer algumas medidas que pretende implementar caso seja eleito no próximo sábado.

Primeira lembrança quando vestiu a camisola do Benfica no râguebi: Sempre tive essa vontade de servir o Benfica como atleta. Ser apenas sócio não era suficiente. Daí ter ido para atleta no râguebi. Era miúdo, tinha algum jeito e as coisas correram relativamente bem. O facto de podermos envergar o manto sagrado era uma sensação única.

Significado e importância da possível eleição: Qualquer benfiquista sonha um dia servir o Benfica. Já o servi como atleta. Toda a minha família é benfiquista e há uma cultura de servir o Benfica. Se os sócios me derem essa honra enorme, será uma forma de agradecer por tudo o que o Benfica já me deu. Se assim, farei o melhor que possa.

Saída de João Félix pela cláusula: Exceções vão haver sempre. Quero evoluir as condições do Seixal para benefício do Benfica. A regra vai ser segurar os nossos atletas o mais tempo possível, com garantias de presença na equipa principal. Além disso, vão ter garantias de que a equipa vai estar no top-8 da Europa regularmente.

Saídas de jovens da formação: Algumas foram prematuras. Fico com pena de não termos aproveitado mais esses jogadores. Ficamos com os ovos e as águias voaram para longe. Não queremos deixar sair esses atletas sem estarem dois ou três anos na equipa principal do Benfica, no mínimo. Depois, podem seguir o caminho normal, mas antes devem contribuir para vitórias. Argumentos para convencê-los? O compromisso que vão ter com a vitória. Se houver esse compromisso ninguém que sair de uma equipa vencedora. Temos de deixar a lógica de entreposto de atletas.

Melhorias na Liga para aumentar a competitividade: A Liga devia fazer esse trabalho. Se fosse mais rigorosa nos castigos aplicados, no cumprimento dos regulamentos, em tudo o que melhorasse o futebol, enfim, hoje teríamos uma liga competitiva. Até o quadro competitivo deveria ser revisto para melhorar o produto. A Liga preocupa-se com outras coisas.

Melhorias nas restantes infraestruturas: Sim, mas na justa medida da necessidade e para termos mais equipas e melhor performance. Hotéis e universidades, não acho que seja por aí. A génese Benfica é ganhar, ganhar, ganhar. Será aumentado sempre que se justificar por mais equipas, dar mais e melhores condições aos atletas e para que eles nos possam dar mais vitórias.

Balanço dos 15 anos do Seixal: É claramente uma das grandes obras que Vieira deixou no Benfica. Não há duvidas e não regateio elogios a quem os merece. Temos condições e passámos a ter condições para ombrear com os grandes da Europa em termos da formação. E isso tem-se visto. Pena que depois não consigamos aproveitar esses talentos. Vendemos os ovos e as águias vão voar alto com outros emblemas. Gostaria de passar a usufruir mais desse trabalho e das condições que temos no Seixal.

Naming do estádio: Isso é diferente. Essa decisão não poderá ser tomada por qualquer direção. A direção não tem legitimidade para alterar símbolos do Benfica. Isso tem que passar por uma Assembleia Geral dos sócios, convocada com capacidade de atrair muita gente para decidir sobre algo pesado. Tem que haver um acordo maciço, não pode haver participação só de 100, 200 sócios. E aí os sócios dizerem expressamente, poderem tomar uma decisão pesada como é mudar o naming do Estádio da Luz, que é um símbolo do Benfica. Só com um acordo maciço dos sócios

Modernizar exterior do estádio: O Estádio da Luz está num enclave entre duas vias rápidas. Isso devia ser alterado com a Câmara Municipal. Temos de dar conforto aos sócios, para deixarem os carros do outro lado e atravessarem com calma. Muitas vezes tenho de atravessar o túnel. Criar uma passagem aérea seria fácil. E apostar em outras coisas que tragam mais receitas para o Benfica e, acima de tudo, dar mais conforto aos sócios. Alterar portas para ter nome das grandes glórias é outra ideia, mas isso são pormenores e são fáceis de implementar.

Ligação ao metro: O metro de Lisboa está a expandir a linha amarela, por isso, queremos criar uma galeria subterrânea, que pode ter lojas, restaurantes, entre uma estação de metro nova e o complexo do Benfica, que permitirá gerir melhor o parque de estacionamento do estádio, que muitas vezes não é utilizado. Dará comodidade aos sócios e pode trazer mais receitas.

Alterações à lotação do estádio: Gostaríamos de retirar cadeiras em certas bancadas no estádio, voltar ao velho peão, e aumentar significativamente a lotação desses espaços. Temos que avaliar quantos mais poderemos ter. Temos de substituir os painéis, que são do tempo pré-histórico. E temos de criar um estádio mais virtual. há uma série de ideias que podemos adotar para melhorar no conforto do estádio, criando infraestruturas que sejam rentáveis para o Benfica. Nos pavilhões, queremos renovar os painéis e transformar os espaços interiores. Nos pavilhões, não será necessário aumentar a lotação dos pavilhões. Também queremos melhorar o exterior do estádio.

Ciclismo: É uma missão, faz parte do nosso emblema, vamos ter que o trazer de novo, de uma maneira ou de outra. Aproxima o Benfica dos sócios. Gostam de ver passar a equipa de ciclismo. É uma modalidade cara, mas vamos ter capacidade para negociar com parceiros para encontrar forma de criar equipa.

Regresso do Râguebi: O râguebi pode jogar em sintético. É algo fácil de adaptar. Não é um investimento por aí além. É totalmente diferente jogar na Luz ou noutro local em Lisboa. O râguebi era uma modalidade fortíssima no Benfica. De há 20 anos para cá, é um calvário

Patrocinador global para as modalidades: Fácil nunca é nada. Temos gente com muita experiência ao nível do marketing. Vai ser um grande desafio encontrá-lo mas é possível. Temos de ter a capacidade de oferecer-lhe mais visibilidade do que ser patrocinador de uma única modalidade. Tentar que na BTV passem jogos em canal aberto, para estimular. Passar a encher os pavilhões, que é uma matéria na qual o Benfica não tem trabalhado bem. Eu quando era novo vinha com o meu pai ver jogos. Vínhamos de manhã, víamos uma série de modalidades, almoçávamos, víamos o futebol e depois ainda víamos mais. No estádio diziam ‘não vão embora porque vai haver hóquei ou basquetebol’. Isso hoje não existe e deve ser estimulado. Que os adeptos venham mais vezes apoiar aos pavilhões. E isso vai ajudar patrocinador a ter visibilidade maior. Quando há apoio maciço nota-se a diferença. Ainda recentemente no andebol, no feito histórico da Liga dos Campeões, notou-se isso. Eu estava lá e comprovei isso.

Hegemonia nas modalidades: Nas modalidades tem-se trabalhado muito bem. O vice-presidente Fernando Tavares tem feito um grande trabalho e há que reconhecê-lo. Mas queremos fazer com que o que é bom seja ainda melhor. Vamos estabelecer plano estratégico com o diretor-geral. Alguém com vastos conhecimentos nas modalidades, com objetivo claro de voltar a ter hegemonia. Que crie sinergias entre as modalidades. Depois ter ‘team managers’ para cada modalidade. Mudar os que já existem? Tudo tem de ser feito com planos. Não é tomar decisões vendo para onde o vento vai. Vamos fazer um plano estratégico e o diretor geral está identificado e vai ajudar-nos. Para voltarmos a ter a hegemonia nas modalidades que temos perdido nos últimos anos.

Futebol feminino: O futebol feminino deve ser muito apoiado, com empenho. Está a desenvolver-se rapidamente, há cada vez mais procura, o Benfica tem que responder como líder de mercado. Queremos que o futebol feminino passe também para a SAD, para dar às atletas todo o apoio, todas as condições no Seixal e para que joguem no Estádio da Luz. O futebol feminino não tem tanta atração, vamos ter que conseguir encher o estádio para ver a equipa feminina.

Objetivo desportivo: O meu objetivo desportivo é ter hegemonia em Portugal, no mínimo três campeonatos a cada cinco, e uma presença regular na fase final, como o s oitavos, os quartos, da Champions.

Fim dos intermediários nas transferências: Não quero gente que não aporta valor à transação e que ganha dinheiro só porque estabelece contactos. Quer na compra quer na venda. Não tenho necessidade de ter intermediários a andar pela Europa a bater porta em porta para tentarem vender jogadores do Benfica. Preciso é que me deixem ficar com os meus jogadores, porque quero protegê-los e que me deem vitória.

Portal da transparência: É importante para os sócios porque eles têm de saber o que se passa no clube. Vou bater-me por isso até ao fim. Os órgãos sociais tem que perceber que o Benfica é dos sócios, que devem explicações aos sócios. Eles têm direito a saber tudo. Quando estes dados não aparecem, especula-se, dá a aso a coisas que prejudicam a imagem do Benfica. Os relatórios e contas não é suficiente. Aceder a esses documentos não tem sido fácil.

Treinador do top 8 europeu para assumir este modelo: É o tal compromisso. Não podemos estar a adaptar o nosso plano, é o treinador que tem de se adaptar ao nosso plano. Não podemos ter esta navegação à vista dos últimos anos.

Modelo único dos 15 anos aos sénior: Esse modelo implemente-se através do perfil de jogadores e treinadores. O Seixal tem de ser uma escola de jogadores e treinadores. Tivemos alguns bons exemplos de treinadores que estiveram connosco e fizeram um bom trabalho quando chegaram ao seniores. Depois é seguir esse caminho dos sub-15, onde começam a formar a sua identidade, e começar a entrar num modelo à Benfica. Quando chegam à equipa sénior tem esse perfil de jogo bem interiorizado.

Segurar jovens da formação: Os jogadores vão deixar de ter a necessidade de ir para essas Ligas. A maior parte dos jogadores pretende estar nos grandes palcos. Se o Benfica lá estiver, a necessidade deles é muito menor. Se não reconhecerem capacidade ao Benfica para estar nessas palcos, vão tentar a sair. A justificação mais fácil é o dinheiro. Temos ido a esses palcos de forma consistente. Queremos estar permanentemente entre as oito principais equipas da Europa e isso vai motivar a equipa. Passar a fase de grupos, ‘oitavos’ e com frequência chegar aos ‘quartos'. Se assim fosse jovens iam para a Ásia ou Médio Oriente onde se paga bem, vão para equipas que lhes dão o palco. Dizer que jovens querem só dinheiro cai por terra porque não os vemos emigrar para Ásia e Médio Oriente. Concordo que a liga também tem que melhorar. Se o Benfica for melhor, todas as outras equipas devem ser melhores.

Redução de jogadores ligados à equipa principal: Não conseguimos baixar a massa salarial. Temos uma quantidade de atletas que não estão a jogar, estão emprestados, a quem temos que pagar salários. Isso tem que ser reduzido. Os tempos que aí vêm não serão fáceis. Há que reduzir, controlar custos e isso só se pode fazer com uma equipa à dimensão. Teremos menos jogadores contratados. Se os jogadores não pertencem ao plantel, não temos que os manter. É um custo supérfluo.

Aposta na formação: Vamos apostar em jovens, sim. Tem um peso muito grande. è uma forma de transmitirmos a mística do Benfica. Sempre que a formação pede importância, começamos a dizer que falta mística na equipa principal. A formação é um eixo importante. Não se viu isso em todas as épocas.

Permanência de Jorge Jesus: O Jesus vai terminar o contrato que tem e vou dar-lhe todas as condições que necessitar para cumprir os objetivos desta temporada. Outra das medidas preconizadas nos primeiros 100 dias é criar um plano estratégico do futebol, com gente que realmente percebe da modalidade. Se o treinador não tiver em sintonia com esse plano, não terá lugar no Benfica. O objetivo é colocar o Benfica no top da Europa nos próximos oito anos. Não quero navegações À vista. Um dia aposta-se na formação, no outro dia gastam-se 100 milhões de euros. Esse plano será apresentado ao treinador atual. Se houver compromisso do treinador com esse plano, terá lugar. Se não, então não terá lugar. São esses profissionais que farão o plano e dirão se vamos até lá. Tenho de aceitar o conselho dessas.

Estrutura desportiva: Vamos ter um diretor desportivo, que vai superintender tudo o que se relaciona com o futebol e vai estar em articulação direta com a direção. Teremos um team manager e um diretor de scouting.

Limitação de mandatos: Dois mandatos de quatro anos é o que julgo ser melhor. É mais do que suficiente oito anos no total para se implementar um plano estratégico. Estes oitos anos poderão ser divididos em preparação, execução e sucessão.

Revisão de estatutos: A revisão dos estatutos é um processo longo. Há varias etapas que se tem que ultrapassar. Uma delas é haver a discussão com os sócios sobre o sentido que queremos dar aos estatutos. É urgente fazer esta alteração estatutária.

Direito de preferência sobre ações de Vieira: Acho que não deve ser feito. O Benfica tem o suficiente para continuar a controlar a SAD. O Benfica tem muito onde utilizar o dinheiro.

Conversas com investidores: Um presidente deve estar sempre aberto a falar. Desde os sócios a investidores, mas perceber exatamente o que querem. Se há amor e querem ajudar ou querem especular com o Benfica. Perceber e depois tomar decisões em conformidade.

Manter maioria da SAD: É um ponto de honra. Os sócios do Benfica têm que comandar o clube. A mais pequena hipótese de perder o capital da SAD e o poder de gestão levava a demitir-me.

Teme mais processos: Já houve tantos. Enquanto não se avançar para um auditoria a todas as sociedades do Benfica para perceber a extensão destes problemas, teremos sempre a dúvida, se haverá mais processos judiciais. A única forma que temos é fazer uma auditoria profunda, a todas as sociedades, atos de gestão, o que foi feito, para podermos resolver e acabar com as dúvidas e sentimentos que a qualquer altura vai aparecer outro caso.

Auditoria: Temos uma série de medidas no programa para os 100 dias de mandato. Essa será uma delas. Perceber os atos de gestão e o que aconteceu entre empresas e fornecedores. Tem de ser feito por uma empresa credível sem grandes ligações ao Benfica. Mas vamos mais longe, convocar uma AG e apresentar os resultados aos sócios. O Benfica é dos sócios e eles têm de saber o que se passa e passou. Não podem ser informados pelos jornais e televisões. Isso tem de acabar.

Nomes: Não vou dar nomes. Vou informar no dia 10 depois de ganharmos os nomes das pessoas que estão identificadas, que nos ajudaram e estão connosco desde o início.

Nomeações para os cargos na SAD: São pessoas que já estão comprometidas e são verdadeiros profissionais de futebol. Queremos mudar a composição da SAD. Temos tido gestores financeiros e um administrador que percebe de futebol. Queremos alterar isso. Queremos mais gente a perceber de futebol. O perfil está definido para o que queremos para a SAD. Credível, competente e com provas dadas, alguém que já trouxe clubes da II Divisão até às competições europeias, alguém que terminou carreira e fez curso em economia. Falamos de gente que conhece o futebol, podem dar mais valia à gestão.

Leia Também: "Estou a liderar o maior clube do Mundo, e acima de tudo, o meu clube"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório