Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Benfica foi rei e senhor no Castelo. Águias seguem dominadoras na I Liga

Sete jogos, sete vitórias para o Benfica no campeonato. Um bis de Yaremchuk e um golo de João Mário carimbaram o triunfo (3-1) dos encarnados em Guimarães.

Benfica foi rei e senhor no Castelo. Águias seguem dominadoras na I Liga
Notícias ao Minuto

19:53 - 25/09/21 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

São já sete vitórias em sete jogos, e 21 pontos conquistados. O Benfica levou a melhor sobre o Vitória SC, este sábado, por 3-1, em Guimarães, e manteve assim a vantagem para os rivais diretos na luta pelo título.

Os encarnados têm quatro pontos de vantagem sobre FC Porto e Sporting, e para isso muito contribuiram os golos de Yaremchuk (2) e João Mário no D. Afonso Henriques. Bruno Duarte marcou o único tento dos vitorianos, que somam apenas sete pontos e estão no 10.º lugar do campeonato.

Resumo

Jorge Jesus parece estar perto de encontrar o seu melhor onze e foi com ele que entrou em Guimarães. Desde cedo, o Benfica quis tomar conta da partida, apesar das tentativas do Vitória em fechar os caminhos da sua baliza e sair em contra-ataque. À medida que o tempo foi passando, e depois de alguma bola cá, bola lá, a resistência vitoriana foi caindo e Yaremchuk mostrou que não lhe podem dar um metro de espaço.

Lançado por Jan Vertonghen, o avançado ucraniano foi letal na primeira grande oportunidade que teve frente a Trmal. ‘Vens por baixo, então pico-te a bola’, terá pensado Roman Yaremchuk, que assim inaugurou o marcador, com muita classe, aos 30 minutos de jogo.

Empurrados pelo grande ambiente no D. Afonso Henriques, o Vitória tentou reagir. Tiago Silva e Quaresma tentaram a sua sorte, mas sem grande brilho. A equipa de Pepa parecia estar a crescer, mas de um momento para o outro, eis que chega a desorientação. A defesa vitoriana começou a dar espaços a mais e Yaremchuk aproveitou novamente. Borevkovic meteu água até dizer chega e Rafa agradeceu. O 27 das águias apanhou a equipa adversária em contra-pé e serviu o avançado ucraniano, que atirou novamente para o golo. O quarto em nove jogos disputados pelo Benfica.

O Vitória SC precisava (e de que maneira) de uma pausa no encontro. O terceiro golo até podia ter chegado antes do apito para o intervalo, mas Darwin não conseguiu fazer o chapéu perfeito ao guarda-redes da equipa de Guimarães.

No segundo tempo, a formação vitoriana entrou com tudo e com vontade de mudar o rumo dos acontecimentos. Edwards foi um dos mais inconformados e até podia ter marcado em diversas ocasiões, mas os níveis de eficácia do extremo inglês não estavam apurados. Com o conjunto orientado por Pepa balanceado para o ataque, o Benfica aproveitou, apesar de estar a ser dominado. Um contra-ataque rapidíssimo terminou com João Mário a receber, temporizar e a tirar as medidas suficientes à baliza de Trmal para chegar ao terceiro golo.

O Benfica tinha feito o 3-0 aos 73 minutos, mas Lucas Veríssimo ainda deu uma réstia de esperança aos vitorianos, cinco minutos depois. O brasileiro derrubou Rochinha na grande área encarnada e Luís Godinho não teve dúvidas em assinalar grande penalidade. Da marca dos 11 metros, Bruno Duarte, acabado de entrar, fez aquele que viria a ser o golo de honra do Vitória.

Empurrado pelo seu público, a formação de Guimarães nunca desistiu, mas o Benfica foi controlando as investidas do adversário. É certo que houve uma grande desaceleração por parte das águias no segundo tempo, mas uma primeira parte de alta voltagem chegou para carimbar uma vantagem confortável, cimentada depois com muita frieza nos segundos 45 minutos.

Acompanhamento

90+5'- Final do jogo!! O Benfica vence o Vitória SC, por 3-1, com golos de Yaremchuk (2) e João Mário. Bruno Duarte marcou o único tento dos vimaranenses.

90'- Vão jogar-se mais cinco minutos na partida.

88'- Novas mexidas no Benfica: Entram Everton e Gil Dias, saem Grimaldo e Rafa.

83'- Cartão amarelo para Otamendi.

82'- Estão 14.222 adeptos no D. Afonso Henriques.

80'- André Almeida! Grande remate do médio do Vitória SC, que fica perto do golo... Canto para a equipa da casa.

78'- GOLOOOOOOO DO VITÓRIA SC! Bruno Duarte não desperdiça da marca dos 11 metros.

77'- PENÁLTI PARA O VITÓRIA SC! Lucas Veríssimo faz falta sobre Rochinha.

76'- Substituições no Benfica. Saem João Mário e Weigl, entram Gedson e Meité.

73'- GOLOOOOOOOOO DO BENFICA!!! MARCA JOÃO MÁRIO! Totalmente contra a corrente do jogo, Rafa conduz o contra-ataque, coloca em João Mário e é o médio do Benfica que temporiza, tira as medidas à baliza de Trmal e remata para o terceiro das águias.

73'- O Vitória SC vai colocando o Benfica colado à sua área. Procura o golo a equipa de Guimarães.

70'- Pepa também mexe. Quaresma e André André saem, entram Rochinha e André Almeida.

66'- Afinal, não é Darwin a sair... Sai Yaremchuk, que dá o lugar a Pizzi. Jorge Jesus fala novamente com Darwin e dá uma pequena palmada no uruguaio, como a dizer que 'está tudo bem'.

65'- Darwin! Remate do avançado do Benfica acaba prensado num defesa do Vitória SC.

64'- Darwin conduz um contra-ataque promissor e acaba por decidir mal... Jorge Jesus critica e o avançado uruguaio responde! O treinador do Benfica manda de imediato chamar alguém para realizar uma substituição.

59'- Jorge Jesus pede aos jogadores para aquecer mais rapidamente. Prepara-se para mexer em breve o treinador do Benfica.

57'- Novamente o Vitória SC! Estupiñán aparece em boa posição e cabeceia frouxo... mas estava em fora de jogo.

52'- Mais um remate de Tiago Silva, desta feita por cima. Grande recomeço de jogo por parte do Vitória SC. Entrou com tudo a equipa de Guimarães.

49'- NOVAMENTE O VITÓRIA! Edwards apareceu frente a frente a Odysseas, consegue contornar o guarda-redes do Benfica, mas depois é desarmado por Vertonghen. Grande corte do belga!

48'- Edwards! Que perdida!! Rafa Soares subiu bem pelo flanco esquerdo e serviu Edwards no centro da grande área. O jovem inglês rematou de primeira, muito enrolado e por cima da baliza de Odysseas.

46'- Recomeça a partida.

45+1'- Intervalo em Guimarães.

45'- Os centrais do Vitória SC estão muito desorientados. Intervalo, precisa-se!

44'- Outra vez Yaremchuk! O ucraniano perto do hat-trick, mas Trmal faz bem a mancha e evita males maiores.

41'- GOLOOOOOOO DO BENFICA!!! BISA YAREMCHUK! Borevkovic perde a bola, Rafa dá início ao contra-ataque e apanha a defesa vitoriana em contra-pé. O 27 das águias serve Yaremchuk, que contorna Trmal e remata numa espécie de carambola, que acaba mesmo por cruzar a linha de golo. Está feito o segundo golo da equipa de Jorge Jesus. É o quarto golo de Yaremchuk ao serviço do Benfica.

37'- É a vez de Quaresma tentar o golo. Remate muito torto do 7 do Vitória SC, mas a equipa de Pepa parece ter reagido bem ao golo sofrido.

33'- Tiago Silva tenta o remate de longe, mas sem dificuldades para Odysseas.

30'- GOLOOOOOO DO BENFICA!!!! MARCA YAREMCHUK! Passe de Vertonghen à procura da profundidade do ucraniano, que pica a bola com muita classe sobre Trmal. Está feito o 1-0 para o Benfica.

28'- Excelente contra-ataque conduzido por Darwin, mas Borevkovic conseguiu manter a pressão e fazer o uruguaio perder o esférico. Do outro lado estava Yaremchuk sozinho...

23'- Rafa com um bom remate! A bola sai perto da baliza do Vitória SC.

21'- O jogo está vivo, mas segue ainda sem oportunidades claríssimas. O Benfica está ligeiramente melhor, mas o encontro está bom e com ataques de parte a parte.

18'- Yaremchuk remata muito por cima! Darwin  fica a reclamar com o colega, uma vez que estava em boa posição para tentar o golo, caso o ucraniano tivesse feito o passe.

16'- Estupiñán! Grande trabalho de Quaresma à direita, que serve o avançado do Vitória SC, que atira ligeiramente por cima.

15'- Bela sequência de passes no desenho ofensivo das águias, mas Grimaldo falhou o último quando queria servir Darwin. Trmal agarrou sem problemas.

11'- Mais uma tentativa de ataque do Benfica. Weigl tenta servir Lázaro, mas passe sai muito largo e ultrapassa a linha de fundo.

9'- Olha o Vitória! Arranque de Edwards, que deixa em Rafa Soares na lateral esquerda. O português cruza à procura de Estupiñan, mas o avançado não consegue o desvio para a baliza de Odysseas.

5'- Mais Benfica nestes primeiros minutos...

2'- Primeiro remate do jogo, Darwin atira por cima da baliza de Trmal.

1'- COMEÇA A PARTIDA EM GUIMARÃES!

0'- Entram as três equipas em campo!

0'- Grande ambiente no D. Afonso Henriques.

0'- Recorde-se que o Benfica só tem vitórias nos seis jogos disputados. Por outro lado, o Vitória SC soma apenas um triunfo à entrada para esta 7.ª jornada.

0'- Aquecimento feito por ambas as equipas em Guimarães. Jogadores regressam aos balneários e faltam poucos minutos para o apito inicial.

Onzes

Onze do Vitória SC: Trmal, Sacko, Mumim, Borevkovic e Rafa Soares; André André, Alfa Semedo e Tiago Silva; Quaresma, Estupiñan e Edwards.

Suplentes: Bruno Varela, Lameiras, Bruno Duarte, Amaro, Rochinha, Sílvio, André Almeida, Handel e Janvier.

Onze do Benfica: Odysseas, Otamendi, Lucas Veríssimo, Vertonghen, Valentino, Grimaldo, Weigl, João Mário, Rafa, Darwin e Yaremchuk.

Suplentes: Helton Leite, Everton, Meite, Rodrigo Pinho, Pizzi, Gil Dias, André Almeida, Gedson e Morato.

Antevisão

Vitória SC e Benfica defrontam-se este sábado em jogo da 7.ª jornada da I Liga. No D. Afonso Henriques, o pontapé de saída é dado às 18h00, com a certeza de que estarão duas equipas a lutar pelos três pontos.

A equipa da casa joga diante dos seus adeptos em Guimarães e vai querer levar de vencida um dos candidatos ao título para conquistar um resultado animador, capaz de apagar o início de época algo intermitente.

Já o Benfica quer manter distâncias para os rivais e continuar na senda de vitórias, antes de um duelo decisivo para a Liga dos Campeões, frente ao Barcelona. Para Jorge Jesus, o foco principal está no campeonato, por isso não haverá lugar a poupanças.

Luís Godinho será o árbitro deste encontro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório