Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Alemanha sagrou-se campeã da Europa e até o nosso 'kaiser' derrubou

Nmecha marcou o golo do triunfo alemão na final do Europeu de sub-21.

Alemanha sagrou-se campeã da Europa e até o nosso 'kaiser' derrubou
Notícias ao Minuto

21:56 - 06/06/21 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Sub-21

O triste fado português tocou mais alto em solo esloveno e ainda não foi desta que a seleção nacional se sagrou campeã da Europa de sub-21. Pela terceira vez o triunfo fugiu às cores lusas no jogo decisivo.

Depois de 1994 e 2015, também 2021 não foi o ano da coroação. Uma 'coroa' que baila até à Alemanha, que derrubou Portugal com um golo solitário de Nmecha, apontado no início da etapa complementar.

Numa primeira parte, que terminou sem golos, a Alemanha venceu-nos durante largos instantes, na linha intermédia, em que Vitinha e Daniel Bragança sentiram tremendas dificuldades em triunfar nos duelos físicos.

Maior corpulência da Mannschaft que, nos primeiros 45 minutos, recolheu as melhores ocasiões. À margem da bola que foi à barra da baliza de Diogo Costa, logo aos 15’, por intermédio de Florian Witz, também aos 20’ os pupilos de Stefan Kuntz estiveram perto de aniquilar o nulo, mas o guardião luso, com uma palmada, a negar a felicidade a Nmecha. Aos 29’, nova palmada, e nova defesa estrondosa de Diogo Costa, desta feita a remate picado de Maier.

Portugal até começou melhor a etapa inicial, com avisos perigosos de Dalot e Tiago Tomás, mas rapidamente a Alemanha tomou as rédeas de um encontro cada vez mais ‘musculado’ e, concomitantemente, de maior dificuldade para as cores nacionais.

Porém, a bonança até nos podia ter batido à porta, se o remate de Fábio Vieira, aos 39’, tivesse tido um pouco mais de calibre, para nos descontos Vitinha deixar um país à beira de um ataque de nervos. O médio vestiu o fato de cerimónia e desperdiçou, de forma escandalosa, na cara de Dahmen.

Na etapa complementar, o balde de água fria cairia mesmo no ‘retângulo’ nacional, após um passe de rutura de Baku e Nmecha, a contornar Diogo Costa, e a atirar para o primeiro da Mannschaft. Portugal reagiu ao golo, porém, com o passar do tempo, o jogo ficou cada vez mais partido e teve de ser, uma vez mais, Diogo Costa a exibir-se a grande nível: primeiro a negar o golo a Adeyemi, aos 73’, para dois minutos volvidos fechar o ‘cofre’ a Nmecha. E, aos 81’, foi mais uma vez o Diogo dos ‘milagres’ a conter os foguetes da Alemanha e, novamente, a remate de Adeyemi.

O nosso ‘kaiser’ (imperador em alemão) não merecia, mas a verdade é que o caneco fugiu-nos (mais uma vez)...

Acompanhamento:

90+4' - ACABOU! ALEMANHA CAMPEÃ DA EUROPA DE SUB-21! Valeu o golo de Nmecha!

90+2' - Amarelo para Ozcan!

90+1' - Alteração na Alemanha: sai Ozcan, entra Stach.

90' - Quatro minutos de compensação!

86' - Abdu Conté dá o lugar a Gonçalo Ramos.

84' - Saem Dorsch e Nmecha, entram Jakobs e Janelt.

83' - Sai Florentino, entra Gedson!

81' - ENORME DIOGO COSTA! SÃO DIOGO DOS MILAGRES A NEGAR O GOLO A ADEYEMI!

75' - MAIS UMA DEFESA DE DIOGO COSTA! Grande remate de Nmecha, de fora da área, e o guardião português estava lá, com uma palmada, para evitar males maiores!

73' - ENORME DIOGO COSTA! Adeyemi 'come' Dalot e na cara de Diogo Costa não é feliz, por força da fabulástica intervenção do guardião português!

Estão 4.883 espetadores no estádio Stozice, em Ljubljana.

67' - Rafael Leão lança em  Francisco Conceição, que deixa para Fábio Vieira, mas este não consegue finalizar!

67' - Dupla alteração na Alemanha: saem Berisha e Witz, entram Adeyemi e Burkardt.

60' - DAHMEN OUTRA VEZ! Cruzamento de Jota para o segundo poste e Diogo Queirós a desviar com a coxa!

60' - Fábio Vieira tentava o chapéu do meio-campo, mas Dahmen recuperou posição e desviou para canto!

59' - Duas alterações na seleção nacional: saem Vitinha e Tiago Tomás, entram Jota e Francisco Conceição!

58' - Amarelo para Daniel Bragança por falta sobre Baku!

53' - Diogo Queirós a cabecear ao segundo poste.... mas ao lado!

52' - Grande passe de Vitinha para Fábio Vieira e Schlotterbeck a cortar na hora H!

49 - GOLO DA ALEMANHA! MARCA NMECHA! Passe de ruptura de Baku e o avançado do City a contornar o guardião luso e a atirar para o primeiro da Mannschaft!

46' - Começa a segunda parte, com uma alteração na seleção nacional: sai Dany Mota e entra Rafael Leão.

45+2' - Intervalo em Ljubljana! (0-0)

45+1' - Vitinha na cara de Dahmen a desperdiçar o primeiro de Portugal! Mas o que é isto, Vitinha??? A vestir o fato de cerimónia e a destruir a melhor ocasião de golo de Portugal na primeira parte!

45' - Dois minutos de comunicação!

43' - Amarelo para Nmecha, após travar o contra-ataque de Fábio Vieira!

39' - QUE PERIGO!!! Tiraço de Fábio Vieira, de fora da área, e a bola a passar perto, perto, perto da baliza de Dahmen!

35' - Berisha a cabecear dentro da área, mas estava em posição irregular!

33' - Grande corte de Diogo Leite! A Alemanha carrega no acelerador e Portugal começa a ficar encostado ao seu reduto defensivo.

29' - QUE MOMENTO! QUE INTERVENÇÃO! DIOGO COSTA VOOU PARA NEGAR O GOLO A MAIER! Remate de fora da área do médio de 22 anos, para depois aparecer um gigante português, com uma palmada, a negar a felicidade aos alemães!

27' - QUE PERIGO!!! Baku, à entrada da área, e descaído para o lado direito, a rematar e a redondinha a passar perto do poste direito da baliza germânica!

20' - GRANDE DEFESA DE DIOGO COSTA! Guardião português a negar a felicidade a Nmecha com uma palmada na hora H!

18' - Berisha a testar a meia distância, mas o disparo saiu muito por cima da baliza de Diogo Costa!

15' - À BARRA!! FLORIAN WITZ ACERTA NO FERRO! A bola ainda desvia no corpo de Diogo Leite, mas tudo começou numa perda de bola de Florentino!

14' - Cruzamento de Abdu Conté, desvio de cabeça de Tiago Tomás e Dahmen, bem colocado, a amarrar o esférico!

13' - DALOT PERTO DO GOLO! Tirou Raum do caminho, rematou de pé esquerdo e foi Schlotterbeck depois a salvar a Alemanha!

12' - Amarelo para Florian Witz, após puxar Daniel Bragança.

11' - Belo trabalho de Dany Mota, com o avançado a ganhar a linha de fundo e a cruzar atrasado, mas um defesa alemão a evitar males maiores!
 

8' - QUE OPORTUNIDADE! Portugal perto de inaugurar o marcador, após Tiago Tomás girar sobre si próprio e chutar ao lado da baliza germânica! Belo trabalho de Dany Mota a servir o avançado do Sporting.

3' - Primeiro ataque de Portugal a resultar num remate de Dalot à malha lateral!

1' - Rola a bolaaaa em Ljubljana!

-  Escolhe-se campo e bola em Ljubljana! Vai sair a formação da Alemanha!

- E agora o hino alemão!

- Já se ouve A Portuguesa!!

- Equipas já estão no terreno de jogo, no Estádio Stozice, em Ljubljana.

Onze da Alemanha - Dahmen; Baku, Pieper, Schlotterbeck e Raum; Maier, Dorsch; Wirtz, Ozcan e Berisha; Nmecha.

Onze de Portugal - Diogo Costa; Diogo Dalot, Diogo Leite, Diogo Queirós, Abdu Conté; Vitinha, Daniel Bragança, Fábio Vieira, Florentino; Dany Mota, Tiago Tomás.

Suplentes da Alemanha: Schubert, Grill, Vagnoman, Jaeckel, Jakobs, Mai, Appelkamp, Stach, Janelt, Klimowicz, Burkardt, Adeyemi.
 

Suplentes Portugal: Maximiano, João Virgínia, Tomás Tavares, Pedro Pereira, Tiago Djaló, Gedson, Romário Baró, Filipe Soares, Rafael Leão, Gonçalo Ramos, Jota, Francisco Conceição.

Antevisão: A seleção de sub-21 procura, neste domingo, erguer o esplendor de Portugal, depois de, em 1994 (diante de Itália, no prolongamento) e em 2015 (contra a Suécia, nas grandes penalidades) perder as respetivas finais.

Os pupilos de Rui Jorge procuram coroar-se reis de uma competição que estiveram perto de ser felizes, mas a bonança acabou por não aparecer. Neste domingo, Portugal quer matar o borrego diante da congénere alemã, em Ljubljana, na Eslovénia, num encontro que tem início agendado para as 20 horas.

E se o conjunto germânico é considerado um dos bichos papões para a seleção AA, para os sub-21 é um rival de boas memórias. Aliás, nos três confrontos anteriores - 2015 (meia-final), 2006 (fase de grupos) e 2004 (fase de grupos) - o triunfo sorriu sempre a Portugal.

A Alemanha que chegou a este Europeu na categoria de vice-campeã, após perder a final de 2019 para a Espanha. Já antes, os germânicos tinham levantado o ceptro nas edições de 2009 e 2017.

Leia Também: Alemanha-Portugal: O 'ADN' alemão visto por quem treina em solo 'inimigo'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório