A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) emitiu esta terça-feira, através das suas plataformas oficiais, um comunicado através do qual confirmou a morte de Adriano Baganha. O antigo selecionador nacional desta modalidade morreu aos 83 amos.
Antigo basquetebolista da Académica de Coimbra, Sporting e Académica de Moçambique, Baganha foi basquetebolista ao longo de 17 anos. Chegou a ser internacional por Portugal 12 vezes, entra as quais contra o México, em 1968, e ainda frente a França, Espanha e Marrocos. O seu sucesso levou a que fosse galardoado no ano de 2017 com o Prémio Prestígio e Consagração da FPB.
"Morreu esta terça-feira, dia 8 de julho, Adriano Baganha, antigo Basquetebolista e selecionador nacional da modalidade. Durante vários anos foi o timoneiro do coletivo das Quinas, tendo sido agraciado em 2017 com o Prémio Prestígio e Consagração", pode ler-se na nota emitida pela Federação Portuguesa de Basquetebol.
Baganha destacou-se fortemente ao serviço do Sporting. No clube de Alvalade, onde chegou a atuar ao lado do irmão Augusto, que também chegou a treinar, levou os leões à conquista do Campeonato Nacional da I Divisão em 1981/82.
"Antigo atleta do Sporting (onde jogou com o irmão Augusto, que também chegou a treinar), foi também treinador dos leões, tendo conquistado o Campeonato Nacional da I Divisão em 1981/82. Ambos acabariam por marcar uma era no clube de Alvalade como treinador e jogador", prosseguiu o organismo federativo.
"À sua família, amigos e à comunidade do basquetebol português, a Federação Portuguesa de Basquetebol endereça as mais sentidas condolências", terminou a nota.
Sporting também deixou uma nota de pesar
A turma de Alvalade, onde Augusto Baganha se destacou como treinador e jogador, não deixou passar em claro esta morte. Através do site oficial, o Sporting também deixou uma nota de pesar pelo antigo selecionador nacional de basquetebol.
"O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pela morte de Adriano Baganha, uma figura marcante do basquetebol Leonino, que faleceu esta terça-feira, aos 83 anos", começaram por escrever os verde e brancos.
"Adriano Baganha representou o Sporting CP e outros clubes ao longo da sua carreira como jogador, tendo igualmente integrado a Selecção Nacional. No entanto, foi como treinador que deixou uma marca indelével na história do Clube, ao conduzir a equipa principal de basquetebol à conquista do título nacional na época de 1980/1981. Mais tarde, viria também a orientar a Selecção Nacional", prossegue a nota do emblema sediado em Alvalade.
"Aos seus familiares e amigos, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, expressando igualmente o seu reconhecimento pelos muitos anos de dedicação, esforço e devoção à causa Leonina", termina o comunicado do Sporting.
Leia Também: 'Debandada' no Sporting. Eis as nove saídas de rajada no basquetebol
Leia Também: Portugal despede-se com vitória histórica no Eurobasket feminino