Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Nacional-Benfica: Luta pelo "sonho" e pela manutenção

Insulares estão a fazer de tudo para evitar a despromoção, enquanto as águias ainda sonham com o 2.º lugar.

Nacional-Benfica: Luta pelo "sonho" e pela manutenção
Notícias ao Minuto

07:14 - 11/05/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

De um lado um "sonho" de chegar ao segundo lugar, sendo que o terceiro está praticamente garantido. Do outro a luta pela manutenção, que está "difícil, mas não impossível". 

Esta terça-feira, o Nacional recebe o Benfica na 32.ª e antepenúltima jornada da I Liga. Sem Rafa, que não irá viajar para a Madeira, Jorge Jesus falou ainda no "sonho" de poder chegar ao 2.º lugar do campeonato. E, para isso, é preciso vencer o Nacional na Choupana.

No entanto, os insulares têm obrigatoriamente de vencer este jogo se querem continuar com hipóteses de se manterem no principal escalão. Neste momento, o Nacional é o último classificado com 25 pontos e está a seis do Rio Ave, que está acima da linha de água.

O pontapé de saída no Nacional-Benfica é dado às 18h00 e o árbitro do encontro é Rui Costa.

Treinadores em discurso direto

Manuel Machado

Jogo difícil: "O Nacional tem-se batido bem com as equipas grandes, mas também com as outras médias e mais pequenas. Depois de termos perdido com o FC Porto de forma tangencial – em que até falhámos um penálti – de termos cedido para o Sporting nos últimos 10 minutos e em inferioridade numérica, porque não acreditar que é possível ganhar ao Benfica? Se o jogo decorrer com maior normalidade ao nível destes factores – igualdade numérica e maior competência no plano defensivo e ofensivo – acreditamos que é possível ganhar".

Manutenção: "Se existisse justiça no futebol estaríamos numa posição mais confortável do que aquela em que nos encontramos, mas nem sempre quem tem o melhor desempenho e cria mais oportunidades acaba por ficar com os pontos. Vamos acreditar até ao fim para sair desta posição. Sabemos que os nove pontos chegam, estes são os primeiros três e vamos atrás deles. A tarefa é difícil, mas não é impossível".

Jorge Jesus

Motivação: "Claro que a motivação dos atletas, muitas vezes, é feita pelos objetivos a alcançar. Mas o Benfica ainda tem um objetivo muito importante, que é o segundo título mais importante de Portugal. Sendo no último jogo e tendo ainda um jogo contra o rival, há vários indicadores para que estes jogadores estejam sempre motivador para trabalhar. Uma das coisas que não posso apontar a este grupo é que foi difícil de trabalhar. Foi sempre apaixonado, quando esteve bem e teve saúde para o fazer. Se fizessem a classificação da segunda volta até ao jogo com o FC Porto, viam quem estava em primeiro. Estes jogadores tiveram um comportamento que nunca vou esquecer."

Rafa ausente: "Já vinha, há pelo menos três jogos, a dar sinais de um problema no pé, que lhe tirou alguma capacidade de rendimento dentro daquilo que vinha a fazer. Chegou ao momento de ter que parar. Não vai para a Madeira, não recuperou. Quanto às outras possibilidades de jogadores que não foram tantas vezes titulares, é a mesma. Estes três jogos não fazem mudar as minhas ideias quanto aos objetivos do Benfica."

Segundo lugar: Segundo lugar: "É um sonho. Tinha essa possibilidade muito mais realista se dependesse de mim. Como não dependo de mim, é um sonho. Por muito que ganhe, os outros têm que ganhar ao nosso rival. Se dependesse de nós, já não falava da mesma maneira. Quando estás dependente de outros, podes sonhar, mas passa pelos outros".

Últimos onzes

Nacional: António Filipe, Rúben Freitas, Lucas Kal, Pedrão, Júlio César, João Vigário, Azouni, Danilovic, Éber Bessa, Pedro Mendes e Riascos.

Benfica: Helton Leite, Diogo Gonçalves, Otamendi, Vertonghen, Lucas, Grimaldo, Weigl, Pizzi, Rafa, Everton e Seferovic. 

Últimos resultados

Nacional: D-D-V-D-E

Benfica: D-V-V-V-E

Ausências

Nacional: Daniel Guimarães, Witi e Thill.

Benfica: André Almeida, Samaris e Jardel.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório