Rúben Amorim assume pela primeira vez: "Somos candidatos ao título"

Sporting e Boavista defrontam-se, nesta terça-feira, a partir das 20h30, num duelo relativo à 32.ª jornada da I Liga.

Rúben Amorim

© Sporting

Notícias ao Minuto
10/05/2021 18:55 ‧ 10/05/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

Rúben Amorim

Sporting e Boavista defrontam-se, nesta terça-feira, a partir das 20h30, num duelo relativo à 32.ª jornada da I Liga.

Um jogo que pode consagrar o clube de Alvalade como o novo campeão nacional, em caso de triunfo diante dos axadrezados, e partindo do princípio que o FC Porto vence, nesta segunda-feira, o Farense. Se não o fizer, então o leão volta a rugir 19 anos depois já hoje.

Rúben Amorim fez, nesta segunda-feira, a antevisão à partida. Confira abaixo as declarações do técnico leonino. 

Sporting é candidato ao título? É... estamos a três pontos de o conquistar. E somos candidatos a vencer todos os jogos e a somar três pontos, por isso somos candidatos ao título. Vamos jogar um jogo diante do Boavista, em que a pressão também vai estar do outro lado. Eles também querem a todo o custo garantir a manutenção. Eles têm um treinador muito experiente, talvez o mais experiente que vai estar no estádio amanhã. Vão ser duas horas de muito sofrimento. 

Prefere ser campeão já hoje, no sofá, ou amanhã? Eu sinto-me da mesma maneira. A responsabilidade no Sporting é sempre igual. Estamos a três pontos de conseguir algo que não fazemos há muito tempo, estou bastante confiante. Em relação a ser campeão no sofá ou fora dele? Só quero é ser campeão. Quanto mais cedo, melhor. 

É o jogo mais importante da sua carreira? Tenho de lhe responder a isso no final do jogo frente ao Boavista. Pode ser este, como o próximo ou então o outro. É mais um jogo e que tem um peso enorme, mas a preparação foi a mesma que nos outros jogos. Pode ter um significado especial. Já ganhei campeonatos como jogador, mas como treinador é diferente. 

Esperava estar neste lugar quando começou a época: Nós quando começámos o ano partimos muito atrás da concorrência, até pelo ano que fizémos antes, pelas dúvidas que existiam e pelas fortes remodelações que fizémos no plantel. Muita gente da formação, quase sempre tivemos um junior em campo. Partimos muito atrás dos nossos concorrentes diretos. Nós partíamos com 3% de hipóteses de ganhar este campeonato e o Sp.Braga com 4%. A minha preocupação é ganhar os jogos todos. E só seremos candidatos aos três pontos seguintes. Há muita gente que não concorda, mas estas são as minhas ideias. No final veremos quem tem razão. 

Como foi preparar a equipa nesta última semana? Com a maior naturalidade possível. A equipa treinou muito bem. Sentimos muita tranquilidade na Academia. Estivémos muito afastados destas manifestações de apoio, mas claro que os jogadores estão a par, até porque existem as redes sociais. Para este jogo não alterámos nada. Agora, os jogadores estarão um pouco mais ansiosos. Cada um lidará com isto à sua maneira. Tentei nesta semana não fazer nada de especial.

Vai haver festa hoje se o Porto não ganhar e o Sporting for campeão? Não faço a mínima ideia do programa das festas. Obviamente que se ganharmos o campeonato hoje não sou eu que os vou mandar para a cama. Eles podem fazer o que quiserem, desde que apareçam amanhã para jogar. É impossível controlar estas situações. A nossa ideia é ganhar ao Boavista e não estamos à espera do que façam os nossos rivais.

Se for campeão assume a candidatura do próximo campeonato? (risos) Assumi agora um, não vou assumir mais um. É jogo a jogo, dia a dia.

Coates, o melhor jogador do campeonato? Não sei se ele é a principal figura deste campeonato, até porque sou treinador. Mas posso dizer que fez uma grande época e merece a sorte que tem tido. Ele é fantástico dentro do relvado e pelo que tem feito dentro do grupo.

Leia Também: A ansiedade de celebrar aos 19 anos o primeiro campeonato do Sporting

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ataque aéreo de Israel mata o "Pelé da Palestina". Tinha 41 anos

Palestina

Ataque aéreo de Israel mata o "Pelé da Palestina". Tinha 41 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alpine vai continuar na F1? Novo CEO da Renault desfaz as dúvidas

Fórmula 1

Alpine vai continuar na F1? Novo CEO da Renault desfaz as dúvidas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas