Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

"Sporting campeão na Luz? Só os três pontos interessam, seja onde for"

Rúben Amorim garante que o Sporting está "preparado para o jogo" com o Nacional".

"Sporting campeão na Luz? Só os três pontos interessam, seja onde for"
Notícias ao Minuto

13:25 - 30/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

A apenas cinco jornadas de distância do final da temporada, o Sporting segue na liderança isolada da I Liga, com seis pontos de vantagem sobre o FC Porto, mas Rúben Amorim garante não estar preocupado com o título. Em conferência de imprensa, o treinador leonino alertou para a necessidade de bater, desde já, o Nacional.

Luís Maximiano na baliza: A grande preocupação que tive com os guarda-redes foi ir buscar o Vital.

Resposta da equipa à fase menos boa: Tivemos uma má fase, agora tivemos esta vitória, também vencemos em Faro... O que me deixa tranquilo é que, jogando bem ou mal, a atitude está sempre lá, pela forma como correm, como estão concentrados... É uma resposta que me deixa tranquilo. Agora, não sabemos se a fase já passou. Está tudo muito difícil de controlar. Vamos ver. A resposta é sempre boa. Mesmo com os empates e a ansiedade, jogando bem ou mal, a atitude e o compromisso está lá sempre. Podemos perder pontos em qualquer lado, mas também podemos ganhar em todos os campos. A equipa reagiu muito bem a uma fase difícil, vamos ver se acabou.

Pontos perdidos contra equipas do fundo da tabela: São fases. Lembro-me de estar nesta sala a dizer que ganhávamos contra equipas do oitavo para baixo... Agora é o contrário. Acredito que há coisas que não controlamos. Fizemos muitos remates e não conseguimos marcar. Em Braga, fizemos um remate enquadrado e marcámos. Há coisas que não sei explicar. Amanhã, podemos virar isso. Podemos jogar cada vez melhor e marcar mais golos, sabendo o objetivo é sermos muito concentrados. Não podemos facilitar em nada, tem que ser o foco do jogo, e depois vamos fazer golo.

Jogadores indisponíveis: O Tabata e o Tiago Tomás não estão. Estão a fazer recuperação. Vamos ver se os conseguimos recuperar. Não está fácil, mas... Não é para este jogo, é para o resto dos jogos. Vamos fazer o máximo para recuperá-los, especialmente o TT, que queremos ajudá-lo a ir ao Europeu.

Sporting joga depois dos rivais: Se olharmos para os resultados em si, jogar antes tem sido melhor. Poderá ser coincidência. Nos últimos jogos, jogámos depois e perdemos pontos. Penso que tem sido uma coincidência. Não penso muito nisso. Queremos é jogar bem, marcar e, com o desenrolar do jogo, tudo ajuda. É indiferente. O foco está só no nosso jogos, e, se depois os outros puderem ajudar, melhor.

Clima de crispação retira mérito: Não pensamos muito nisso, pensamos no treino e no jogo. As emoções levam-nos a sítios que não queremos. Não estou nada preocupado com o mérito. O que queremos é ganhar jogos, conquistar coisas para o Sporting, ajudar o clube a crescer... O foco está aí, sabendo que temos tido, assim como muitos clubes, temos tido alguns excessos, o que acredito que também esteja ligado à falta de público. Acontece constantemente. Não estou a desculpar nada. Está errado, mas por alguma razão é.

Sporting não ganha por mais do que um golo de diferença: Temos que olhar para o campeonato em si. Não somos só nós que temos marcado menos golos. As outras equipas que lutam pelos mesmos objetivos também têm marcado mais. Num jogo ou outro, a jogar contra dez, outras equipas fizeram mais golos, mas todos têm tido dificuldades. Revela a qualidade das outras equipas. Talvez o momento também crie mais ansiedade, mas reforço que foi nesta altura que fizemos mais remates, que estivemos mais perto do golo. Não entrou, e cria-se alguma ansiedade. Olhamos para o que fazemos e temos tido mais remates. Acredito sempre que podemos melhorar no próximo jogo. O objetivo é jogar bem, melhorar.

Sporting muito elogiado: As pessoas falam na rua, existe essa pressão, existe muita ansiedade nos sportinguistas. Temos que levar isso como carinho deles, mas saber que isto muda consoante os resultados. O que é carinho hoje, amanhã pode ser outra coisa. Está tudo ligado. O principal foco deve ser o que temos que fazer, ganhar ao Nacional e como vamos ganhar. Claro que o apoio dos adeptos é importante, dá força, mas temos que nos abstrair um bocadinho disso e ser frios. Vamos defrontar uma equipa que nos pode ganhar.

Rúben Amorim é o melhor treinador da I Liga: Não, de forma alguma. Tenho um grupo muito forte, muito unido, tenho uma estrutura e uma equipa técnica, que me ajuda muito. Tenho a tal estrelinha, que me ajudou em certos resultados. Mas o passado já não conta. Quero é ser melhor treinador no futuro e ganhar mais jogos no futuro. Sou bastante inexperiente ainda, tenho ainda muita coisa para melhorar. Sinto-me mais um treinador que quer ser melhor todos os dias.

Ser campeão na Luz: Não falamos no título. O que me dá prazer é ganhar jogos e ver os meus jogadores felizes, a crescer. Tem sido o nosso foco. Essa questão não faz sentido. Queremos ganhar os jogos. Só os três pontos interessa, seja onde for. Tem sempre um sabor igual.

Ambiente tenso no futebol português: Cabe-nos melhorar o nosso comportamento. Não tenho sido o melhor dos exemplos. Quando há uma expulsão, penso sempre que é a última, é para isso que trabalho, sabendo que, com a pressão de ser treinador, com a falta de público, existem alguns excessos. O facto de não se falar de futebol mas sim de outras coisas também dá jeito às vezes. Dá jeito não falar dos resultados, dos pontos de avanço, dos pontos que faltam... Também pode ser usado como distração para o essencial. Faz parte do futebol, não é de agora. Cada um tem que olhar para si, eu também olho. Vou tentar melhorar. Não me sinto no direito de dar lições de moral a ninguém. Cabe-me dizer que vou tentar melhorar, faço o meu máximo e vou ser melhor no futuro.

Equipa recuperada após a vitória em Braga: É sempre mais fácil recuperar quando ganhamos. Foi um esforço muito grande, houve jogadores que tiveram que correr mais do que aquilo que estão habituados. Fizemos essa avaliação. Depois de uma vitória num jogo muito difícil, é mais fácil recuperar, e os jogadores estão recuperados.

Nacional: A classificação não quer dizer nada. Já ficou mais do que provado que tudo pode acontecer. Houve uma troca de treinadores e já se notam diferenças. O FC Porto teve dificuldades contra o Nacional, que ganhou ao Vitória SC. Estão a crescer, mas queremos fazer o nosso jogo. Temos que ter muita atenção com a velocidade na frente. O Nacional vai dar-nos a iniciativa e temos que estar muito concentrados, ter atenção às bolas paradas e às transições. Estamos preparados para o jogo.

Antevisão

A apenas cinco jornadas de distância do encerramento da temporada, o Sporting permanece isolado na liderança da I Liga, com seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o FC Porto, e, este sábado, irá regressar à ação.

No entanto, antes disso, Rúben Amorim irá deslocar-se à sala de imprensa da Academia de Alcochete, onde irá fazer a antevisão à receção ao Nacional.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 13h (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador leonino.

Leia Também: Luís Maximiano pode fazer último jogo pelo Sporting diante do Nacional

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório