Powered bySolverde
Disclaimer

Mirpuri Foundation Racing Team "está a fazer um bom trabalho"

Em vésperas dos VO65 e os IMOCA saírem para a água em Lorient, França, onde arrancará a primeira edição da Ocean Race Europe, o diretor de prova, Richard Brisius, elogia o "bom trabalho" da Mirpuri Foundation Racing Team.

Mirpuri Foundation Racing Team "está a fazer um bom trabalho"

© Lusa

Lusa
23/04/2021 09:12 ‧ 23/04/2021 por Lusa

Desporto

Ciclismo

A tripulação portuguesa da Fundação Mirpuri foi a primeira a garantir uma vaga na inaugural regata oceânica, na classe VO65, que terá em Cascais o primeiro dos quatro 'stopovers' da competição, com previsão de início em 29 de maio e encerramento na terceira semana de junho.

"A Mirpuri Foundation Racing Team é uma equipa fantástica. Assistimos à determinação e 'mindset' na última edição da Ocean Race e, agora, estão a criar a sua própria equipa", começa por afirmar, em entrevista à agência Lusa, o sueco Richard Brisius, referindo-se à participação da equipa nacional na regata à volta do mundo, entre 2017/2018, como parceiro principal para a sustentabilidade ambiental, sob o lema 'Turn the Tide on Plastic'.

O diretor da prova, que partirá do porto de Lorient e passará pela baía de Cascais e Alicante (Espanha), antes de cortar a meta em Génova (Itália), acredita que a adesão da embarcação da Fundação Mirpuri "é um voto de confiança neste novo formato da histórica competição [The Ocean Race]".

"A Mirpuri Foundation Racing Team tem contribuído imenso para a sustentabilidade ambiental. E só o facto de o barco correr com o nome 'Racing for the Planet' mostra a intenção de contribuir para um planeta melhor e fazer todos os possíveis para alcançar os melhores resultados na água", frisa.

Na inédita Ocean Race Europe, o VO65 português, que terá a bordo o 'skipper' francês Yoann Richomme, os velejadores olímpicos Mariana Lobato, Bernardo Freitas e Frederico Melo, o australiano Jack Bouttell, vencedor da última edição da Ocean Race, o compatriota Nicolas Lunven, a inglesa Emily Nagel e o espanhol Willy Altadill, vai competir com mais seis embarcações e, apesar de Brisius recusar prognósticos, confessa acreditar na recompensa pelo "bom trabalho."

"Não sou português e não quero fazer previsões, mas, pelo que tenho acompanhado, estão a fazer um bom trabalho. Começaram cedo a preparação, o que tradicionalmente traz bons resultados, em qualquer desporto. A equipa tem pessoas com qualidade e espero sinceramente que façam uma boa corrida", justifica o sueco.

Quanto às expectativas para a estreia de Cascais nas provas sob a chancela da Ocean Race, Richard Brisius reconhece que são "entusiasmantes", atendendo à previsível "tensão para saber como acaba a primeira etapa, o que será muito interessante para os fãs."

"Haverá algum tempo de descanso, mas não muito, porque irá realizar-se ainda o Mirpuri Foundation Sailing Trophy [05 de junho] junto à costa, permitindo a todos ter uma visão próxima dos barcos. Só depois, daremos início à segunda etapa da Ocean Race Europe [06 de junho]", acrescenta.

Além de explicar que a "Ocean Race Europe é um evento nascido com o propósito de unir a Europa e colocar na agenda europeia as questões ambientais", Richard Brisius lembra que "Cascais e Portugal têm uma cultura e uma história muito forte à volta do mar, da vela e da Ocean Race."

"Temos muitos amigos em Portugal e quando surgiu a oportunidade de a regata passar em Cascais foi um prazer, não só pela história que acabei de mencionar, como pela questão geográfica e filosófica. Portugal é um ponto extremamente importante na Europa e estamos muito orgulhosos de levar a Ocean Race Europe até lá", sublinha o antigo velejador.

Depois do adiamento da The Ocean Race para 2022/2023, segundo Brisius, o "maior impacto nas regatas, até ao momento, causado pela pandemia da covid-19", o lançamento da Ocean Europe, que estava previsto para 2023, foi antecipado e servirá como uma espécie de antecâmara para a grande volta ao mundo.

As etapas desta nova competição terão a duração de três a quatro dias, dependendo da distância e condições meteorológicas, a as frotas dos VO65 de design único e os inovadores IMOCA vão competir em provas separadas, cada uma com o seu próprio troféu.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas