Powered bySolverde
Disclaimer

'Revolução' de Barcelos à Luz: Como Jorge Jesus meteu o Benfica nos eixos

Águias estão em bom plano e surgem com equipa quase renovada na totalidade em comparação com o onze que se apresentou em Barcelos no passado mês de dezembro.

Gil Vicente FC v SL Benfica - Liga NOS

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
16/04/2021 07:14 ‧ 16/04/2021 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Benfica

O Benfica prepara-se para receber o Gil Vicente no próximo sábado em jogo da 27.ª jornada da I Liga. As águias atravessam o melhor momento da temporada, com sete vitórias consecutivas no campeonato e com oito jogos seguidos sem sofrer qualquer golo na mesma competição, mas terão pela frente um Gil Vicente de orgulho ferido por conta da derrota na última jornada, ante o Moreirense (1-2), e que foi um osso duro de roer para as águias na primeira volta. 

No entanto, muita coisa mudou desde 20 de dezembro de 2020. O Benfica saiu de Barcelos com uma vitória (2-0) sobre os gilistas, mas o triunfo foi tudo menos fácil. Naquela altura, já se evidenciavam alguns dos problemas mais recorrentes na equipa de Jorge Jesus, mas ao fim de quase cinco meses, eis que os maiores desafios parecem ter sido solucionados.

A maior prova reside na comparação do onze que foi titular em Barcelos e o onze que se deverá apresentar amanhã, no Estádio da Luz. Ponto prévio: apenas quatro jogadores devem repetir a condição de titular frente ao Gil Vicente.

A mudança começa, desde logo, na baliza. Helton Leite já deixou para trás Odysseas e está mesmo à beira de alcançar o maior registo de minutos sem sofrer golos que pertence a Silvino. O guardião brasileiro precisa apenas de aguentar os primeiros 31 minutos para igualar e até superar a marca, cifrada em 710 minutos, do antigo guarda-redes das águias. 

Na defesa, mais mudanças evidentes: Gilberto é agora opção de recurso, Jardel também anda longe do onze e até Vertonghen perdeu espaço com a chegada de Lucas Veríssimo. Nota para o facto de o belga poder ser titular caso JJ aposte novamente num onze com três defesas centrais. Da defesa, só Grimaldo continua de pedra e cal no onze

Passando para o meio-campo, o único resistente é Julian Weigl. O médio alemão tem sido das unidades que mais têm subido de rendimento e é, por esta altura, figura basilar no esquema tático de Jorge Jesus. De resto, Pizzi, Pedrinho e Everton alinharam de início em Barcelos, mas a regularidade dos três tem sido inexistente. O primeiro alterna entre o banco e a titularidade, ao passo que os dois brasileiros vão aparecendo a espaços. Ainda assim, nota de maior relevância para Everton. O internacional brasileiro foi pedido expresso de Jorge Jesus aquando o regresso à Luz, os encarnados pagaram 20 milhões de euros ao Grémio pela sua contratação, chegou a entusiasmar os adeptos na pré-temporada, mas, a partir daí, foi caindo de rendimento. Ainda assim, esteve, curiosamente, nos dois golos apontados pelas águias em Barcelos. 

Sobram, por último, os avançados Darwin Núñez e Haris Seferovic. Nesta altura, estaríamos longe de imaginar que, à entrada para a 27.ª jornada, o avançado suíço estivesse a lutar pelo título de artilheiro do campeonato e que o avançado uruguaio, que custou 24 milhões de euros no verão, seria figura recorrente no banco de suplentes. Mas, sim, é assim que tem acontecido em 2021. 

Em sentido oposto, Helton Leite, Otamendi Diogo Gonçalves, Lucas Veríssimo, Taarabt, Waldschmidt e Rafa Silva conquistaram um lugar cativo no onze inicial e devem continuar a ser aposta no sábado. 

Onze que alinhou em Barcelos: Odysseas; Gilberto, Jardel, Vertonghen, Grimaldo; Weigl, Pizzi, Everton, Pedrinho; Darwin e Seferovic

Onze que deverá alinhar na Luz: Helton Leite; Vertonghen, Otamendi, Lucas Veríssimo; Diogo Gonçalves, Weigl, Taarabt, Grimaldo; Waldschmidt e Seferovic

Leia Também: Seferovic eleito avançado do mês da I Liga

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Texto arrepiante de Rúben Neves no adeus a Diogo Jota: "Sei que vais ler"

Portugal

Texto arrepiante de Rúben Neves no adeus a Diogo Jota: "Sei que vais ler"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Diogo Jota

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas