Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Tondela-FC Porto: Dragão faz escala na 'outra Champions'

A meio de uma eliminatória europeia, a equipa de Sérgio Conceição vai à Beira Alta em busca de se manter 'vivo' na luta pelo título de campeão nacional.

Tondela-FC Porto: Dragão faz escala na 'outra Champions'

O FC Porto entrou a perder nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, e, dentro de poucos dias, terá oportunidade de se vingar do Chelsea, uma vez mais, em Sevilha. Mas, pelo meio, há um outro jogo de importância vital, desta feita diante do Tondela.

Sérgio Conceição deixou bem claro, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo da 26.ª jornada da I Liga, que é essencial vencer no estádio João Cardoso, de forma a manter 'vivas' as esperanças de poder lutar pelo título de campeão nacional, o "verdadeiro objetivo" da equipa.

Até porque, com apenas mais nove jogos pela frente, o conjunto azul e branco, segundo classificado do campeonato português, corre contra o tempo para 'corrigir' a desvantagem de oito pontos para o líder isolado, o Sporting.

O historial dos dragões diante dos auriverdes é, de resto, francamente positivo. Somaram por vitórias os oito últimos encontros. O mais recente dos quais teve lugar em dezembro do passado ano de 2020, e valeu a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Do outro lado estará um Tondela que continua em busca de garantir uma 'almofada' mais confortável no objetivo da manutenção no principal escalão do futebol português, uma vez que, apesar de ocupar o nono lugar, está apenas seis pontos acima da 'linha de água'.

O Tondela-FC Porto será ajuizado por Fábio Veríssimo, árbitro da Associação de Futebol de Leiria, e tem apito inicial agendado para as 18h (hora de Portugal Continental) deste sábado.

Treinadores em discurso direto

Pako Ayestarán

FC Porto: Creio que vai ter o mesmo nível de intensidade como se jogasse contra o Chelsea e nós sabemos que temos de estar na perfeição se quisermos ter algo neste jogo. (...) É a equipa com melhor ataque, nos últimos jogos fez sempre mais de dois golos, sabemos das dificuldades que vamos ter.

Vitória motivadora contra Vitória SC: Sabemos que a vitória fora foi muito importante, não só pelos três pontos, mas porque permitiu desbloquear mentalmente o que estava a acontecer fora de casa, que não era normal.

Expetativas: Sabemos que é um jogo e todos os jogos são uma oportunidade e nós faremos tudo, na medida do possível, para aproveitar a oportunidade que existir.

Sérgio Conceição

Luta pelo título: É preciso que os jogadores estejam no máximo, tenham uma mentalidade muito forte e de verdadeiros campeões. Só assim vamos dar uma boa resposta em Tondela e é para isso que lutamos. Esta é a nossa Champions, o nosso verdadeiro objetivo. Não podemos apagar o que vem a seguir, nem o que vem antes. É no meio disto que vamos preparar o jogo e tentá-lo ganhar. No final fazem-se as contas, e a equipa que perdeu menos pontos será o campeão.

Tondela: Em casa, tem feito um campeonato muito bom, até acima da média. Dos 28 pontos que têm, 23 foram conquistados em casa. É uma equipa que sofreu poucos golos em casa. Tem consistência e força no seu estádio. Olhamos para essas estatísticas e percebemos que o Tondela é muito bom em casa, excetuando este último jogo em que esteve muito bem fora frente ao Vitória SC.

Pouco tempo de descanso: Podíamos acabar o campeonato três ou quatro dias depois de 19 de maio. Alguns jogadores chegaram às 04h00 a casa e agora vamos de viagem para Tondela. É uma dificuldade que já sabíamos. É o velho discurso que temos tido quase todas as semanas: a calendarização apertada e pouco tempo de recuperação.

Últimos resultados

Tondela: V-D-D-E-V

FC Porto: D-V-V-V-D

Últimos 'onzes'

Tondela: Pedro Trigueira; Bebeto, Yohan Tavares, Ricardo Alves, Filipe Ferreira; Jaume Grau, João Pedro, Rafael Barbosa; Murillo, Olabe e Mario González.

FC Porto: Marchesín; Manafá, Pepe, Mbemba, Zaidu; Grujic, Uribe, Otávio, Corona; Luis Díaz e Marega.

Ausências

Tondela: Todos disponíveis

FC Porto: Mbaye e Sérgio Oliveira (lesionados).

Leia Também: "Chelsea? O Tondela é a nossa Champions, o nosso verdadeiro objetivo"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório