Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Federação Portuguesa de Futebol dá a conhecer formato da Liga 3

Nova competição arranca na próxima temporada.

Federação Portuguesa de Futebol dá a conhecer formato da Liga 3
Notícias ao Minuto

11:55 - 08/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Competição

A Federação Portuguesa de Futebol deu a conhecer esta quinta-feira, através das plataformas oficiais, o formato da Liga 3, prova que arranca na próxima temporada.

De acordo com a nota da FPF, a prova contará com a participação de 24 clubes (22 oriundos do Campeonato de Portugal mais dois que descem da II Liga), divididos para disputar a 1.ª Fase - Série Norte e Sul.

Depois de cumprida esta primeira fase, a Liga 3 irá desdobrar-se na Fase Apuramento de Campeão, onde estarão os primeiros quatro classificados de cada série da 1.ª Fase, e pela Fase Manutenção e Descida, integrada pelas restantes 16 equipas (do 5.º ao 12.º classificados das duas séries da 1.ª Fase).

No que diz respeito à Fase de Apuramento de campeão, os vencedores de cada série sobem à II Liga e vão defrontar-se para determinar o campeão da Liga 3. Já os segundos classificados de cada série vão defrontar-se num playoff. O vencedor desse duelo irá defrontar o antepenúltimo classificado da II Liga, para determinar que equipa irá marcar presença no segundo escalão.

Por fim, na Fase Manutenção e Descida, , as equipas serão divididas em quatro séries e terão uma bonificação de pontos. Os 5.ºs classificados da 1.ª Fase transitam com 8 pontos, os 6.ºs iniciam com 7, os 7.ºs com 6 e assim sucessivamente até ao 12.º, que irá arrancar com 1 ponto.

Os últimos classificados de cada uma das séries descem de divisão. Do Campeonato de Portugal irão subir quatro emblemas.

Recorde-se que esta Liga 3 será o novo terceiro escalão do futebol nacional, ficando situada entre a II Liga e o Campeonato de Portugal.

Notícias ao Minuto O formato da nova Liga 3© FPF  

Leia Também: FPF disponibiliza mais de 1,4 ME de auxílio a associações e clubes

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório