Powered bySolverde
Disclaimer

"Benfica tem jogadores para jogar bem numa tática com dois centrais"

Álvaro Magalhães analisou o último encontro das águias e falou sobre o sistema utilizado diante do Arsenal.

lucas verissimo

© Getty Images

Ruben Valente
20/02/2021 07:14 ‧ 20/02/2021 por Ruben Valente

Desporto

Álvaro Magalhães

Diante do Sp. Braga, do Sporting e agora do Arsenal, Jorge Jesus quis utilizar um sistema de três centrais. Lucas Veríssimo, Otamendi e Vertonghen foram titulares no Olímpico de Roma, sendo que o central brasileiro fez a sua estreia na equipa encarnada.

Perante mais um encontro com este sistema de 3-5-2 utilizado pelas águias, o Desporto ao Minuto falou com o treinador Álvaro Magalhães, também antigo defesa do Benfica, para perceber que vantagens pode ter para o clube da Luz.

"É um sistema muito defensivo. De vez em quando há desequilíbrios, mas na minha opinião a equipa ainda não está bem afinada nesse sistema. Não há muita pressão sobre o portador da bola e ofensivamente a equipa também ainda não demonstrou a qualidade que os jogadores têm. Respeito muito o critério e a ideia de Jorge Jesus, mas os laterais têm de atacar muito e saber defender. Os adversários com muita qualidade sabem aproveitar os espaços do Benfica. O Jesus está a tentar que a equipa não sofra golos, mas também tem de os marcar. Na quinta-feira marcou, de grande penalidade, mas na 1.ª parte o Benfica quase não foi à baliza do Arsenal… O grande receio agora é não sofrer golos e isto porque o Jorge Jesus não tem o plantel que tinha quando chegou [em 2009] ao Benfica. Era um coletivo muito forte e com grandes jogadores", começou por dizer Álvaro Magalhães. No entanto, o técnico de 60 anos não acredita que esta seja a solução para o Benfica.

"Sou defensor que o sistema tático utilizado tem que ver com o adversário que se enfrenta, mas acho que o Benfica tem jogadores para construir uma boa equipa numa tática com dois centrais, capaz de ganhar muito mais do que perder", frisou.

Notícias ao Minuto © Getty Images

Sobre Lucas Veríssimo, o antigo lateral classificou como "razoável" a exibição do brasileiro.

"Com duas semanas cá em Portugal não se saiu mal. O entrosamento não foi mau, mas houve ali momentos do jogo onde houve espaços e o Arsenal podia ter aproveitado. Em termos globais, não esteve muito mal num sistema de três centrais, que necessita de mais treino. O jogo também não permitiu tirar grandes ilações porque foi muito lento", referiu Magalhães.

Num outro aspeto defensivo, neste caso no que diz respeito ao guarda-redes, Odysseas foi relegado para o banco de suplentes. Algo que deixou o antigo adjunto das águias surpreendido.

"É uma troca do treinador. Para mim, o Odysseas tem estado muito bem e em quantos lances é que ele não salvou a equipa? Foi uma surpresa para mim também ele não jogar. Acho que não foi pelo guarda-redes que o Benfica deixou de ganhar, o Odysseas tem sido dos melhores jogadores da equipa", enalteceu.

2020 vs. 2009

Conforme disse acima, Álvaro Magalhães elogiou a equipa do Benfica em 2009, ano em que Jorge Jesus orientou a formação lisboeta pela primeira vez. Na altura com nomes como Ramires, Aimar, Saviola, Javi García, David Luiz ou Luisão, questionámos o técnico sobre a qualidade de uma e outra equipa. Na resposta... o treinador foi perentório.

"Nem há comparação. Penso que estes jogadores em relação aos de 2009 nem jogavam como titulares. Os jogadores daquela equipa tinham outro nível, uma classe e qualidade, que estes jogadores nem teriam hipótese de jogar. Mas não vamos fazer comparações com outros anos. Nesta altura, com o investimento que houve, se calhar era possível contratar grandes jogadores, até a nível nacional. Basta ver o exemplo dos jogadores que foram contratados pelo Sporting. Como se costuma dizer, para contratar no estrangeiro é preciso ele ser melhor que o jogador português. Esta não é uma crítica ao Benfica, mas em 2009 era uma equipa totalmente diferente", rematou.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Diogo Jota

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas