Benfica e Arsenal defrontam-se esta quinta-feira, no estádio Olímpico de Roma, na 1.ª mão dos 16avos de final da Liga Europa. Em campo neutro, devido à impossibilidade de os ingleses viajarem para Portugal, as águias terão pela frente o 10.º classificado da Premier League.
O Benfica não vem de um bom momento, nem de uma boa série de resultados, onde o último foi um empate em Moreira de Cónegos frente ao Moreirense.
Jorge Jesus fez no Benfica Campus a antevisão da partida. Fique com o essencial das palavras do treinador dos encarnados.
Duelo com o Arsenal: "Sabemos o valor que temos e queremos ser uma equipa que vai surpreender o Arsenal. Quando estivermos a defender, quero que seja uma equipa bem estruturada para anularmos aqueles jogadores que o Arsenal tem, principalmente o Lacazette e o Aubameyang na frente."
Gilberto: "Ele hoje vai treinar e vamos ver as indicações que ele vai dar. Esteve praticamente quatro dias sem treinar."
Três centrais para este jogo?: "Temos vindo a melhorar a nossa organização coletiva. Ainda não decidi e hoje vou fazer o pré-jogo. O que não tenho dúvida é que temos de estar bem organizados para disputar esta eliminatória".
Liga Europa pode ser salvação: "Não há tábuas de salvação. O Benfica entrou para esta Liga Europa e fez uma fase de grupos muito boa, sempre com a intenção de chegar o mais longe possível. Vamos defrontar um adversário que também tem ambições nesta competição. Ainda bem que aqui estamos, não se trata de tábuas de salvação, trata-se de entrar num projeto onde se quer chegar o mais longe possível."
Condição de visitado condiciona estratégia: "É verdade que os golos fora nestas competições têm muita influência, mas não é isso que vai mudar a nossa ideia de jogo. O que pode mudar é em termos defensivos, que podemos não ser uma equipa com tantos avançados como no campeonato português. Sabemos que a equipa do Arsenal tem um ataque muito poderoso e com muita qualidade individual. Temos de fazer um equilíbrio, mas ter uma boa organização defensiva não chega. Temos de saber agredir o adversário quando tivermos bola".
Rafa para fazer todo o corredor direito com sistema de três centrais?: "É uma pergunta interessante se ele tivesse já alguma adaptação a essa posição, mas não o temos trabalho com essa ideia. Quanto ao favoritismo desta Liga Europa, a partir desta eliminatória vai ser cada vez mais uma Champions.
Forma de ataque contra o Arsenal: "Se jogares com o Darwin e com o Sefe, não é a mesma coisa que jogar com o Luca e um dos dois. São jogadores com características diferentes e vamos ver também tendo em conta como o adversário se posiciona taticamente.