Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Nova Champions pode obrigar campeonatos a 'cortar' número de equipas

'Revolução' da competição deverá arrancar em 2024.

Nova Champions pode obrigar campeonatos a 'cortar' número de equipas
Notícias ao Minuto

13:08 - 12/02/21 por Notícias ao Minuto

Desporto UEFA

A UEFA continua a estudar a melhor forma de combater a 'ameaça' de uma Superliga Europeia, e, ao que tudo indica, a solução deverá passar por uma autêntica 'revolução' do formato da Liga dos Campeões já a partir de 2024, ano no qual terminam os acordos com as emissoras televisivas.

A maior alteração deverá registar-se na fase de grupos, que deverá 'engordar' consideravelmente, de forma a permitir um maior encaixe financeiro, pese embora o modelo ainda não esteja devidamente delineado.

Ainda assim, as duas mais fortes hipóteses passam pelo chamado 'modelo suíço' (uma só Liga em que cada equipa disputaria dez jogos, passando os primeiros classificados à fase seguinte) ou pelo aumento do tamanho dos grupos (de quatro para seis equipas, o que significaria dez jogos).

Uma nova realidade que, segundo escreve o jornal espanhol Marca, obrigaria os campeonatos nacionais a 'cortar' no número de equipas, até porque, além da Liga dos Campeões, também o Mundial de Clubes será renovado, passando a contar com 24 equipas e três semanas de prova.

A UEFA e a FIFA nunca esconderam que não viam com bons olhos Ligas nacionais com mais de 18 equipas (precisamente o número do campeonato português), e a nova prova milionária poderá ser mais um passo rumo a esse objetivo.

Leia Também: A partir de 2024 este podia ser o novo formato da Champions

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório